O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo.
A maioria das pessoas com autismo sempre terão alguma dificuldade para se relacionar com os outros. Mas o diagnóstico e tratamento precoce têm ajudado mais e mais pessoas com autismo para alcançar todo o seu potencial.
Os sintomas evidentes começam gradualmente após a idade de seis meses, estabelecem-se por dois ou três anos e tendem a continuar até a idade adulta, embora muitas vezes de forma mais moderada.
Normalmente, os pais notam que seu filho não fala bem e não age como as outras crianças da mesma idade. Mas é comum a criança com autismo começar a falar normalmente igual a outras crianças da mesma idade, e depois perderem suas habilidades linguísticas.
Os sintomas característicos do autista incluem:
- Brincar de faz de conta.
- Interações sociais.
- Comunicação verbal e não verbal.
Algumas crianças com autismo parecem normais antes de um ou dois anos, mas de repente “regridem” e perdem as habilidades linguísticas ou sociais que adquiriram anteriormente. Esse tipo de autismo é chamado de autismo regressivo.
Uma pessoa com autismo pode:
- Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensível (por exemplo, eles podem se recusar a usar algum tipo de roupa e ficam angustiados se são forçados a usar).
- Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina.
- Fazer movimentos corporais repetitivos.
- Demonstrar apego anormal aos objetos.
Os sintomas do autismo podem variar de moderados a graves.
Os problemas de comunicação no autismo podem incluir:
- Não poder iniciar ou manter uma conversa social.
- Comunicar-se com gestos em vez de palavras.
- Desenvolver a linguagem lentamente ou não desenvolvê-la.
- Não ajustar a visão para olhar para os objetos que as outras pessoas estão olhando.
- Não se referir a si mesmo de forma correta (por exemplo, dizer “você quer água” quando a criança quer dizer “eu quero água”).
- Não apontar para chamar a atenção das pessoas para objetos (acontece nos primeiros 14 meses de vida).
- Repetir palavras ou trechos memorizados, como comerciais.
- Usar rimas sem sentido.
Existem diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles.
Entre os grupos de sintomas que podem afetar uma pessoa com autismo estão:
- Interação social.
- Não faz amigos.
- Não participa de jogos interativos.
- É retraído.
- Pode não responder a contato visual e sorrisos ou evitar o contato visual.
- Pode tratar as pessoas como se fossem objetos.
- Prefere ficar sozinho, em vez de acompanhado.
- Mostra falta de empatia.
- Resposta a informações sensoriais.
- Se assustar com sons altos.
- Tem a visão, audição, tato, olfato ou paladar ampliado ou diminuído.
- Pode achar ruídos normais dolorosos e cobrir os ouvidos com as mãos.
- Pode evitar contato físico por ser muito estimulante ou opressivo.
- Esfrega as superfícies, põe a boca nos objetos ou os lambe.
- Parece ter um aumento ou diminuição na resposta à dor.
Como são as brincadeiras das crianças autistas?
- Não imita as ações dos outros.
- Prefere brincadeiras solitárias ou ritualistas.
- Brincadeiras de faz de conta ou imaginação.
Comportamentos
- Acessos de raiva intensos.
- Fica preso em um único assunto ou tarefa (perseverança).
- Baixa capacidade de atenção.
- Poucos interesses.
- É hiperativo ou muito passivo.
- Comportamento agressivo com outras pessoas ou consigo.
- Necessidade intensa de repetição.
- Faz movimentos corporais repetitivos.
Diagnóstico
É possível notar os primeiros sinais de autismo no primeiro ano de vida da criança. Se você notar algum sinal do transtorno em seu filho, converse com um médico. Ele poderá recomendar exames específicos.
Alguns comportamentos da criança que você precisa observar são:
- Não expressar felicidade com sorrisos aos seis meses.
- Não imitar sons ou expressões faciais aos nove meses.
- Não balbuciar com 1 ano.
- Não gesticular com 1 ano.
- Não dizer nenhuma palavra com 1 ano e 1/2.
- Não dizer frases compostas de pelo menos duas palavras aos 2 anos.
- Perder habilidades sociais e de comunicação em qualquer idade.
Tratamento de Autismo
Não existe cura para autismo, mas um programa de tratamento precoce, intensivo e apropriado melhora muito a perspectiva de crianças com o transtorno. A maioria dos programas aumentará os interesses da criança com uma programação altamente estruturada de atividades construtivas. Os recursos visuais geralmente são úteis.
O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado.
Mas a forma de tratamento que tem mais êxito é o que é direcionado às necessidades específicas da criança. Um especialista ou uma equipe experiente deve desenvolver o programa para cada criança.
Há várias terapias para autismo disponíveis, incluindo:
- Terapias de comunicação e comportamento.
- Medicamentos.
- Terapia ocupacional.
- Fisioterapia.
- Terapia de linguagem.
Existem diversos programas para tratar problemas sociais, de comunicação e de comportamento que estejam relacionados ao autismo. Alguns desses programas focam na redução de problemas comportamentais e na aprendizagem de novas habilidades.
Outros procuram ensinar crianças a como agir em determinadas situações sociais e a como se comunicar propriamente. O objetivo é que a criança se aproxime do funcionamento normal do desenvolvimento.
Prevenção
Não há como prevenir o autismo, mas estudos recentes mostram que há uma herança genética no desenvolvimento do transtorno, mas muito pequena.
O autismo é altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. Em casos raros, o autismo é fortemente associado a agentes que causam defeitos congênitos.
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