Óleo de Linhaça – Ômega-3 e Ácidos Graxos – Informações Gerais
O óleo de linhaça vem das sementes da planta do linho. Contém ômega-3 e ômega-6, que são necessários para a saúde, o ácido alfa linolênico de ácidos gordos essenciais (ALA), que o corpo converte em ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA), que é os ácidos gordos ômega-3 também encontrados no óleo de peixe.
Alguns pesquisadores acreditam que o óleo de linhaça pode ter alguns dos mesmos benefícios que o óleo de peixe. Mas, o corpo não é muito eficaz na conversão de ALA em EPA e DHA. Os benefícios de ALA, EPA, DHA e não são necessariamente os mesmos.
Os ácidos gordos ômega-3, obtido a partir de óleo de peixe, têm sido úteis para reduzir a inflamação e ajudar a prevenir certas doenças crônicas, tais como doença cardíaca e artrite. Estudos mostram que o óleo de linhaça é útil para as mesmas condições.
Conseguir um bom equilíbrio de ômega-3 e ômega-6 ácidos graxos na dieta é importante. Estas gorduras essenciais são exemplos de ácidos graxos poli-insaturados. Os ácidos graxos ômegas-3 ajudam a reduzir a inflamação, enquanto muitos ácidos graxos ômegas-6 tende a contribuir para a inflamação.
Uma dieta saudável deve consistir de ácidos graxos cerca de 2 a 4 vezes menos do que ômega-6 e ômega-3. No entanto, a dieta típica americana tende a conter 14 a 25 vezes mais ácidos graxos ômega-6 e ômega-3.
Óleo de linhaça para que serve?
Estudos clínicos sugerem que o óleo de linhaça e outros ácidos gordos ômega-3 podem ser úteis no tratamento de uma variedade de condições.
Óleo de linhaça é bom pra que?
Pessoas que seguem uma dieta mediterrânea tendem a ter um aumento da HDL, ou “bom” nível de colesterol. A dieta mediterrânica enfatiza peixe e gorduras saudáveis, como azeite de oliva, e tem um equilíbrio saudável entre ômega-6 e ômega-3. Grãos integrais, raízes e vegetais verdes, porções diárias de frutas, peixes e aves, óleos de oliva e canola, e ALA (a partir de óleo de linhaça, semente de linhaça e nozes) também fazem parte da dieta mediterrânica. A carne vermelha e gorduras saturadas não fazem parte da dieta.
Fazer uma dieta rica em frutas, legumes, cereais integrais, nozes ou legumes, e ALA – ricos alimentos que podem reduzir substancialmente a recorrência de doença cardíaca.
Uma das melhores maneiras de ajudar a prevenir e tratar a doença cardíaca é comer uma dieta baixa em gordura saturada e trans e rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (incluindo ômega-3 os ácidos gordos de linhaça e peixes).
Evidências sugerem que as pessoas que comem uma dieta rica em ALA são menos propensos a sofrer um ataque cardíaco fatal. ALA pode reduzir o risco de doenças cardíacas através de uma variedade de maneiras, inclusive a realização de plaquetas menos “pegajosa”, reduzindo a inflamações, promover a saúde dos vasos sanguíneos e reduzir o risco de arritmia (batimentos cardíacos irregulares).
Vários estudos humanos também sugerem que dietas ricas em ácidos graxos ômega-3, incluindo ALA, pode reduzir a pressão arterial.
No entanto, não está claro se a ingestão de óleo de linhaça como suplemento teria o mesmo efeito sobre a saúde do coração.
Óleo de linhaça benefícios para os olhos
Síndrome de Sjogren.
A evidência preliminar sugere que tomar 1 a 2 g de linhaça por dia pode melhorar os sintomas de olho seco em pessoas com síndrome de Sjogren. Síndrome de Sjogren é uma condição autoimune, onde o sistema imunológico ataca as glândulas do corpo que produzem umidade, como salivares e glândulas lacrimais.
Estudos sugerem que o óleo de linhaça pode ajudar a prevenir o crescimento de tumores da mama. Em um estudo canadense, os pesquisadores descobriram que o óleo de linhaça impediu o crescimento do tumor de mama, provavelmente por meio de conteúdo ALA. Pacientes com câncer de mama não devem tomar qualquer suplemento nutricional sem a aprovação do seu médico.
O óleo de linhaça vem da semente da planta do linho. Ela contém de 50 a 60% de ácidos gordos ômega-3 na forma de ácido alfa linolênico (ALA). Isto é mais do que está contido no óleo de peixe. Mas o corpo não é muito eficiente na conversão de ALA em ômega-3 os ácidos graxos encontrados nos óleos de peixe. Então ALA de linhaça pode não ter os mesmos benefícios que o ácido eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA) de óleo de peixe.
Óleo de linhaça prensado a frio
O óleo de linhaça está disponível em formas cápsula líquida e gel. Como qualquer óleo, óleo de linhaça pode ficar rançoso se não for refrigerado. O óleo de linhaça requer embalagens especiais, pois é facilmente destruído pelo calor, luz e oxigênio. Produtos da mais alta qualidade feitos utilizando sementes de linhaça frescas prensadas, engarrafado em recipientes escuros, e processados a baixas temperaturas na ausência de luz, calor extremo, ou oxigênio.
Óleo de linhaça como tomar?
A dose depende da quantidade de ácidos graxos que você precisa em sua dieta e para que finalidade pretenda tomar óleo de linhaça.
Pediátrico.
Converse com seu médico ou pediatra antes de dar óleo de linhaça para uma criança menor de 18 anos.
Adulto.
Não há nenhuma dose recomendada para óleo de linhaça. A melhor dose para si depende de uma série de fatores e deve ser determinada em consulta com o seu médico.
Adultos saudáveis podem tomar de 1 a 2 colheres de sopa de óleo de linhaça por dia, ou 1 a 2 cápsulas por dia.
O óleo de linhaça é frequentemente utilizado em forma líquida, que contém cerca de 7 gramas de ALA por 15 mL (1 colher de sopa), e contém cerca de 130 calorias.
Óleo linhaça efeitos colaterais
Devido ao potencial de efeitos colaterais e interações com medicamentos, você deve tomar suplementos dietéticos apenas sob a supervisão de um profissional de saúde experiente.
Linhaça pode abrandar a absorção de medicamentos orais ou outros nutrientes, se tomados ao mesmo tempo. Evite tomar linhaça ao mesmo tempo com outros medicamentos e outros suplementos.
As pessoas com diabetes ou esquizofrenia podem não ser capazes de converter ALA em EPA e DHA, as formas mais facilmente utilizadas no corpo. Pessoas com qualquer condição devem obter ácidos graxos ômega-3 a partir de fontes alimentares ricas em EPA e DHA, como peixes.
Possíveis Interações
Se estiver se tratando com algum dos seguintes medicamentos, você não deve usar óleo de linhaça (ácido alfa-linolênico ou ALA) ou outros ácidos graxos ômegas-3, sem falar com seu médico primeiro.
Medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes) – ômega-3 os ácidos gordos podem reforçar os efeitos de medicamentos para afinar o sangue. Enquanto a combinação de aspirina e ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a tratar doenças do coração, eles não devem ser tomados em conjunto, sem a supervisão de um médico.
Tomando ômega-3 suplementos de ácidos graxos em jejum, podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que pode aumentar a sua necessidade de medicamentos. Use ômega-3 suplementos de ácidos graxos com cuidado se você tomar medicamentos para baixar o açúcar no sangue.
Mais pesquisas são necessárias para verificar se os ácidos graxos ômegas-3 teriam os mesmos efeitos para todas as pessoas.