Vitiligo e Perda Da Cor Da Pele
Vitiligo é uma condição em que se desenvolvem manchas brancas na pele. Qualquer local do corpo pode ser afetado e a maioria das pessoas com ele têm manchas brancas em muitas áreas do corpo.
Causas
A melanina é o pigmento que dá à pele a sua cor característica. Vitiligo é causado por uma perda de pigmento da pele, devido à destruição do pigmento formando células conhecidas como melanócitos. Não se sabe a causa exata da destruição destas células. Uma possível explicação seria que o sistema imunológico do corpo destrói as células, como em outras doenças autoimunes. Embora afete igualmente a todas as raças, é mais perceptível em pessoas de pele escura.
Fatores de risco
Vitiligo afeta até 2% da população, e estima-se que dois de 5 milhões de americanos têm a condição. Na maioria dos casos, desenvolve-se cedo na vida, entre as idades de 10 e 30 anos. 95% das pessoas afetadas irá desenvolver o distúrbio antes de 40 anos de idade.
Tanto homens como mulheres são igualmente propensas a desenvolvê-lo. Vitiligo pode funcionar nas famílias; aqueles com história familiar de vitiligo ou cabelos grisalhos prematuro tem risco aumentado para o desenvolvimento. Outros fatores de risco que aumentam a chances de desenvolver incluem ter doenças autoimunes, tais como doença autoimune da tireoide (tireoidite de Hashimoto).
Sintomas
Os sintomas incluem uma perda de pigmento, muitas vezes rápida em várias áreas da pele. A aparência inicial das manchas brancas pode ser seguida por um período estável sem qualquer progressão da doença. Adiante, mais ciclos de perda de pigmento e estabilidade podem ser observados.
Vitiligo comumente afeta áreas da pele expostas ao sol, dobras do corpo (como axilas), locais anteriores de lesões ou áreas moles. É raro o pigmento retornar uma vez que se desenvolveram as manchas brancas. Pode também afetar as pálpebras e o cabelo.
Diagnóstico e tratamento
Seu médico geralmente pode fazer o diagnóstico durante um exame físico. Não há nenhuma maneira conhecida de prevenir ou curar o vitiligo. No entanto, vários métodos, incluindo cosméticos, repigmentação usando a terapia da luz UV, cremes de corticosteroides, despigmentação de áreas da pele afetada e enxerto de pele, podem ser usados para melhorar a aparência da pele severamente afetada por ele.