Deficiência de Vitamina D
Se você não se expõe ao sol, sofre de alergias ao leite ou aderiu a uma dieta vegetariana, você pode estar em risco de deficiência de vitamina D. Conhecida como a vitamina do sol, ela é produzida pelo corpo ao expor a pele à luz solar. E também se obtém naturalmente em alguns alimentos – incluindo alguns peixes, óleos de fígado de peixe, e gemas de ovos – e em produtos lácteos e cereais fortificados.
A vitamina D é essencial para ter ossos fortes, porque ajuda o corpo a usar o cálcio consumido. Tradicionalmente, a deficiência dessa vitamina tem sido associada com raquitismo, uma doença em que o tecido ósseo não mineraliza adequadamente, resultando em ossos moles e deformidades esqueléticas. Mas cada vez mais, pesquisas estão revelando sua importância na proteção contra uma série de problemas de saúde.
Sintomas e riscos para a saúde por deficiência de vitamina D
Os sintomas de dor óssea e fraqueza muscular pode significar que você tenha deficiência dela. No entanto, para muitas pessoas, os sintomas são sutis. Mesmo sem sintomas, pouca vitamina do sol podem representar riscos para a saúde.
Os baixos níveis de vitamina D no sangue estão associados a:
- Aumento do risco de morte por doença cardiovascular.
- Prejuízo mental em adultos mais velhos.
- Asma grave em crianças.
- Câncer.
Pesquisas sugerem que esta vitamina pode desempenhar um papel importante na prevenção e tratamento de um número de diferentes doenças, incluindo a diabetes tipo 1 e tipo 2, hipertensão, intolerância à glicose e esclerose múltipla.
Causas de Deficiência de vitamina D
A deficiência pode ocorrer por uma série de razões:
Não consumir os níveis recomendados diariamente. Provavelmente se você seguir uma dieta vegetariana estrita, pois a maioria das fontes naturais é de origem animal, incluindo peixe e óleos de peixe, gema de ovo, queijo, leite fortificado e fígado bovino.
Sua exposição à luz solar é limitada? O corpo produz vitamina D quando a pele é exposta à luz do sol, você pode estar em risco de deficiência se você não sai de casa, vive em latitudes setentrionais, usa vestes longas ou coberturas de cabeça por motivos religiosos ou tem um trabalho que evita a exposição ao sol.
Se você tem pele escura. O pigmento melanina reduz a capacidade da pele de produzir esta vitamina, em resposta à exposição à luz solar. Alguns estudos mostram que idosos com pele mais escura tem alto risco de deficiência dela.
Conforme as pessoas envelhecem, seus rins diminuem a capacidade de converter a vitamina D em sua forma ativa, aumentando assim o risco de deficiência.
Alguns problemas médicos, incluindo a doença de Crohn, fibrose cística e doença celíaca, pode afetar a capacidade do seu intestino de absorvê-la a partir dos alimentos que você come.
Ela é extraída a partir do sangue pelas células de gordura, que altera a sua liberação para a circulação. As pessoas com IMC (índice de massa corporal) 30 ou mais, muitas vezes têm baixos níveis de vitamina D no sangue.
Como saber se está com deficiência de vitamina D
A forma mais precisa de medir o quanto de vitamina D tem em seu corpo é o exame de sangue 25-hidroxi vitamina D. Um nível de 20 ng / ml para 50 ng / ml é considerado adequado para pessoas saudáveis. Um nível inferior a 12 ng / mL indica deficiência de vitamina D.
Tratamento para a deficiência de vitamina D
O tratamento envolve a obtenção de mais vitamina D, através de dieta e suplementos. Embora não haja consenso sobre níveis necessários para uma boa saúde – e ele provavelmente difere dependendo das condições de idade e de saúde – uma concentração de menos de 20 ng / ml é geralmente considerada inadequada, necessitando de tratamento.
Orientações do Instituto de Medicina aumentou a ingestão diária recomendada (RDA) de vitamina D de 600 unidades internacionais (UI) para todas as idades 1-70, e levou-a aos 800 UI para adultos com mais de 70 anos de idade para aperfeiçoar a saúde dos ossos. O limite superior de segurança também foi aumentado para 4.000 IUs.
Se você se expõe pouco ao sol ou sempre têm o cuidado de cobrir a sua pele (protetor solar inibe a produção de vitamina D), você deve falar com seu médico antes de tomar um suplemento de vitamina D, particularmente se você tem fatores de risco para deficiência desta vitamina.