Entre os tipos de sal que existem – dentre os quais o marinho é o mais usado – outra espécie tem chamado a atenção devido a sua pureza química: o sal rosa do Himalaia.
A origem
A cordilheira do Himalaia se estende por toda a Ásia passando pela China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia. A maioria das pessoas associa os Himalaias com o Monte Everest, o pico mais alto do planeta. Cerca de 200 milhões de anos atrás, havia camadas cristalizadas de sal que foram cobertas com lavas vulcânicas.
Sendo mantidas nesse ambiente intocado e imaculado que foi coberto por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal foi protegido da poluição moderna. Muitas pessoas acreditam que este sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.
Livre de toxinas e poluentes, esse alimento, recolhido em depósito seculares do Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de mineral em sua composição – ele carrega mais de 80 tipos de minerais.
O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Ele tem até 60% menos sódio do que o sal convencional, e uma alta concentração de magnésio.
Por possuir menos quantidade de sódio, ele diminui a retenção de líquidos no corpo e consequentemente, o risco de ter doenças como diabetes, hipertensão e problemas circulatórios.
Atenção: 75% das pessoas em todo o mundo consomem quase 2 vezes mais sódio do que o recomendado.
Ele é também fonte natural de cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, entre outros, e ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento, a prevenir cãibras, auxilia na regulação do sono e na saúde vascular.
Além disso, o uso não é apenas para a culinária. O banho com sal rosa desintoxica e relaxa o corpo. Terapias alternativas como cosmoterapia, feng shui e aromoterapia são algumas das que aproveitam os benefícios do sal rosa para promover saúde e bem-estar.
Uso no banho
Como banho de sal, o produto é ideal para quem quer relaxar e tonificar a pele. Isso porque, junto à água morna, ele ativa a transpiração e, consequentemente, a eliminação de toxinas. Para utilizar, basta acrescentar sal à vontade na banheira e imergir o corpo por cerca de 30 minutos. Esse banho é especialmente eficaz antes de dormir e irá proporcionar um sono mais relaxante.
Uso na culinária
Adicione os cristais – inteiros ou moídos – durante o cozimento dos alimentos. O teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, por isso, é muito importante consumir com moderação.
O consumo correto desse sal ajuda também a fortalecer a saúde do sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre, além de agir como anti-histamínico natural, melhorar o humor e regular a pressão arterial.
Benefícios do sal rosa do Himalaia
Reforçando alguns dos benefícios que você pode obter por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:
- Auxilia na saúde vascular;
- Deixa os pulmões mais saudáveis e melhora a função respiratória;
- Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;
- Reduz os sinais de envelhecimento;
- Promove padrões de sono saudável;
- Aumenta a libido;
- Previne cãibras musculares;
- Aumenta a hidratação;
- Fortalece os ossos;
- Reduz a pressão arterial;
- Melhora a circulação;
- Desintoxica o corpo de metais pesados.
>>>> Sites Úteis <<<<