Dicas naturais que vão te ajudar a resolver problemas de intestino preso
Se você comer muitas castanhas de caju ou beber demasiados coquetéis, seu cólon pode estar dizendo “basta!” Um indivíduo saudável deve evacuar, pelo menos, duas a três vezes por dia. Sim, é isso mesmo!
Muitas pessoas passam dias sem ter uma evacuação. Se você está no mesmo barco, leia as dicas seguintes para começar ter evacuações saudáveis e verá como o inchaço abdominal desaparecerá rapidamente.
– Ameixas
Apenas 4-5 ameixas secas por dia pode mudar o seu sistema digestivo e aumentar seus níveis de antioxidantes. Um dos principais alimentos associados ao bom funcionamento do intestino é ameixa. Isso porque essa fruta de origem asiática conta com um alto teor de fibras e nutrientes que facilitam a atividade intestinal. Essa propriedade laxativa vem principalmente da casca e da polpa, solta as fezes e também desincha a barriga.
– Aloe vera natural
Suco de Aloe Vera este produto totalmente natural e sem nenhum tipo de contra-indicação. O puro extrato de Aloe Vera 100% estabilizada tem as funções antioxidantes e adstringentes. Com isso, faz uma limpeza no intestino eliminando todas as toxinas ou impurezas que estiverem presas nas paredes do intestino.
– Suco de maçã
O suco de maçã é um excelente remédio caseiro para melhorar o funcionamento do intestino, pois a maçã contém uma fibra solúvel chamada pectina que, ao entrar em contato com a água dos alimentos, forma um gel viscoso capaz de aumentar o volume das fezes e promover o funcionamento intestinal.
Além disso, ao facilitar o movimento do trânsito intestinal, a maçã é capaz de eliminar as toxinas e fibras insolúveis presentes no intestino, sendo um ótimo complemento para tratar diverticulite, diarreia e prisão de ventre, por exemplo.
– Tome água
Aumente seu consumo diário de água. Ainda que nem todo mundo necessite de 2 litros do líquido por dia, quem sofre com prisão de ventre não pode correr o risco de beber pouca água ao longo do dia.
Beba cerca de 5-6 copos de água todos os dias, e se possível levemente morna. Segundo a tradicional medicina chinesa, a água quando morna estimula ainda mais o funcionamento do sistema digestivo.
Então experimente a partir de agora tomar todos os dias 2 litros de água levemente aquecida para melhorar a digestão e facilitar a eliminação dos resíduos alimentares. E lembre-se de que são 2 litros de água – e não refrigerantes, chás gelado, sucos, café, etc.
– Enzimas digestivas
As enzimas digestivas são catalisadores biológicos liberados no interior dos órgãos do sistema digestório e que promovem reações químicas que reduzem a moléculas menores os compostos orgânicos presentes nos alimentos, permitindo que eles sejam absorvidos e utilizados pelo organismo.
As principais enzimas que agem no processo de digestão humana são:
- Amilase salivar ou ptialina, produzida pelas glândulas salivares; eliminada na boca (saliva), age sobre moléculas de amido, reduzindo-as a açúcares menores.
- Pepsina, produzida por células da parede do estômago, faz parte do suco gástrico que é liberado no estômago; age sobre as proteínas, transformando-as em oligopeptídios.
- Tripsina, produzida pelo pâncreas, faz parte do suco pancreático; liberada no duodeno age sobre os oligopeptídios, transformando-os em aminoácidos (termina a digestão das proteínas).
- Amilase pancreática, produzida pelo pâncreas, faz parte do suco pancreático; liberada no duodeno age sobre as moléculas de amido, reduzindo-as a moléculas de glicose.
- Lípases, produzidas pelo pâncreas, fazem parte do suco pancreático; liberadas no duodeno agem sobre as moléculas de gordura, reduzindo-as a ácidos graxos.
– Probióticos
Iogurtes com lactobacilos melhoram a prisão de ventre? E os leites fermentados podem fortalecer nosso sistema imunológico? Chamados de probióticos, as bifidobactérias e os lactobacilos encontrados nestes alimentos são micro-organismos presentes naturalmente no intestino, mas que vão se perdendo ao longo da vida.
Além de manter o perfeito funcionamento do intestino, os probióticos e as bifidobactérias têm importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, evitando gripes, infecções bacterianas, infestações por cândida, entre outras doenças, o consumo diário de probióticos também é capaz de emagrecer.
– Pimenta Caiena
A pimenta caiena (Capsicum annuum) estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em vitaminas A e C. Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda no processo de purificação e eliminação de toxinas do organismo.
De todos os benefícios que promove no corpo humano, o maior destaque sem dúvida, é o efeito que produz nos sistemas circulatório e cardíaco, e é bem conhecida em ajudar na ação digestiva.
Ela estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos. Também é muito útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!