Cártamo é uma planta. A flor e o óleo das sementes são utilizados como medicamento. Óleo de semente de cártamo é usado para prevenir doenças do coração, incluindo “endurecimento das artérias” (arteriosclerose) e acidente vascular cerebral.
É também utilizado para tratar a febre, tumores, tosse, problemas respiratórios, condições de coagulação, dor, doenças cardíaca, dor no peito e lesões traumáticas. Algumas pessoas usam o mesmo para induzir a transpiração, como laxante, estimulante, antitranspirante e expectorante para ajudar a soltar o catarro.
As mulheres às vezes usam óleo de cártamo para atrasos de períodos menstruais ou cólicas. Nos alimentos, óleo de semente de cártamo é utilizado como óleo de cozinha. Na fabricação de cosméticos, flor de cártamo é utilizada para colorir produtos e tecidos.
Como óleo de semente de cártamo funciona?
Os ácidos linoléicos existentes no óleo de semente de cártamo podem ajudar a prevenir o “endurecimento das artérias”, diminuírem o colesterol e reduzir o risco de doenças do coração. Cártamo contém produtos químicos que podem diluir o sangue para prevenir a formação de coágulos, alargarem os vasos sanguíneos, baixa pressão arterial e estimular o coração.
Eficaz para:
Colesterol alto. Algumas pesquisas sugerem que tomar óleo de cártamo como um suplemento dietético ou substituindo-a por outros óleos na dieta ajuda a diminuir lipoproteína total e de baixa densidade (LDL ou “mau” colesterol). No entanto, ele não parece diminuir outras gorduras no sangue chamadas triglicérides ou lipoproteína de alta densidade (HDL ou “bom colesterol”).
Ineficaz para:
Baixo peso de nascimento. Pesquisas sugerem que a adição de óleo de cártamo específico em fórmulas infantis ou leite materno não melhora o ganho de peso ou espessura da pele em recém-nascidos de baixo peso.
Provas suficientes para:
A fibrose cística. As primeiras pesquisas mostra que tomar óleo de cártamo por via oral durante um ano não apresenta melhora significativa nos testes ou gravidade da fibrose cística em crianças.
Diabetes. As pesquisas mostra que tomar óleo de cártamo por via oral durante 3 semanas pode aumentar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 . Óleo de cártamo não parece afetar os níveis de insulina ou sensibilidade à insulina.
O colesterol alto, hereditário (hipercolesterolemia familiar). Evidências sobre os efeitos do óleo de cártamo em tratar o colesterol elevado são conflitantes. Algumas pesquisas iniciais sugerem que a substituição de manteiga da dieta por óleo de cártamo diminui a lipoproteína (LDL) “ruim” em pessoas com essa condição. Outra pesquisa não mostra efeitos benéficos.
Hepatite C. Pesquisas sugerem que tomar um produto específico contendo cártamo, sementes de abóbora e madressilva japonesa por via oral durante 3 meses reduz o desconforto geral, distensão abdominal, náusea e vômito em pessoas com hepatite C. No entanto, a quantidade de vírus da hepatite C presente no corpo parece não ser afetada.
Pressão arterial elevada. Evidências sobre os efeitos do óleo de cártamo sobre a pressão arterial é conflitante. Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar óleo de cártamo por via oral por 6-8 semanas reduz a pressão arterial. No entanto, outras evidências sugerem que tomar óleo de cártamo não é eficaz para reduzir a pressão arterial.
Frinodermia (doença da pele escamosa). As primeiras pesquisas sugerem que tomar óleo de cártamo contém vitamina E e ácido linoléico por via oral por mais de 8 semanas pode melhorar a secura da pele e rugosidade em pessoas com frinodermia.
Auxilia também no combate de:
Febre.
Tumores.
Tosse.
Problemas respiratórios (condições que afetam os tubos de respiração chamados brônquios).
Transtornos da circulação sanguínea.
Dor.
Distúrbios menstruais.
Dor no peito.
As lesões traumáticas.
Prisão de ventre.
Segurança
Óleo de semente de cártamo é seguro para a maioria das pessoas, quando tomados por via oral. É possível ser seguro usar ou injetar uma emulsão de óleo de cártamo específico (Liposyn) por via intravenosa (por IV), desde que seja administrado por um profissional de saúde.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!