Você pode estar se perguntando, o que é cândida? Cândida é um fungo em forma de levedura e uma pequena quantidade dele vive em sua boca e nos intestinos.
Seu trabalho é ajudar a digestão e absorção de nutrientes, mas, quando em excesso, a cândida quebra a parede do intestino e penetra na corrente sanguínea, liberando subprodutos tóxicos em seu corpo e causando intestino solto. Isto pode conduzir a vários diferentes problemas de saúde, que vão desde a depressão a problemas digestivos.
Como você percebe que a está cândida em super-crescimento?
As bactérias saudáveis no seu intestino tipicamente mantêm seus níveis de cândida em cheque. No entanto, vários fatores podem fazer com que a população de cândida possa sair do controle.
– Fazer uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar (que alimentam a levedura).
– Consumir uma grande quantidade de álcool.
– Ter uma dieta rica em alimentos fermentados benéficos como Kombucha, chucrute e picles (enquanto alimentos fermentados são ótimos para suas “boas” bactérias, infelizmente, as bactérias “ruins” também se alimentam destes alimentos).
– Viver uma vida de alto estresse.
– Tomar antibióticos que matam muitas dessas bactérias amigas.
Aqui estão alguns sintomas comuns de cândida:
– Pele e unhas com infecções (como pé ou unha com fungo de atleta).
– Sentir-se cansado e desgastado ou sofrer de fadiga crônica ou fibromialgia.
– Problemas digestivos, como inchaço, constipação, ou diarreia.
– Doença autoimune, tais como tireoidite de Hashimoto, a artrite reumatoide, colite ulcerativa, lúpus, psoríase, esclerodermia ou esclerose múltipla.
– Dificuldade de concentração, memória fraca, falta de foco, ADD, ADHD e névoa do cérebro.
– Problemas de pele como eczema, psoríase, urticária e erupções cutâneas.
– Irritabilidade, alterações de humor, ansiedade ou depressão.
– Infecções vaginais, infecções do trato urinário, prurido retal ou prurido vaginal.
– Alergias sazonais graves ou coceira nos ouvidos.
– Forte compulsão por doces e carboidratos refinados.
Como você descobre se a cândida está em super-crescimento?
Exame sanguíneo: Você vai verificar os seus níveis de IgG, IgA e IgM anticorpos para cândida. Estes podem ser verificados em qualquer laboratório. Níveis elevados indicam um crescimento excessivo de cândida. Às vezes esses exames podem apresentar negativo, mesmo quando o exame de fezes ou urina é positivo.
Exame de fezes: Acho que este é o teste mais preciso disponível. Isso irá buscar por cândida em seu cólon ou intestino grosso. O laboratório normalmente pode determinar as espécies de leveduras, bem como o tratamento que será afetivo. (Nota: certifique-se de que seu médico pede um exame de fezes abrangente, em vez de o exame de fezes padrão).
Exame de urina (cultura e antibiograma): Este exame detecta resíduos de levedura cândida em super crescimento conhecido como D-arabinitol. Este exame vai determinar se há cândida em seu intestino superior ou intestino delgado.
Como você trata cândida em super-crescimento?
Tratar eficazmente cândida envolve parar o crescimento da levedura, restaurando as bactérias amigáveis e mantê-las sob controle, curando seu intestino para que a cândida não entre na corrente sanguínea.
Para evitar o super crescimento da cândida requer principalmente uma mudança na dieta para uma dieta baixa em carboidratos. O açúcar é o que alimenta o fermento, então eliminar o açúcar em todas as suas formas, como doces, sobremesas, bebidas alcoólicas e farinhas.
Reduzir para apenas uma xícara por dia dos carboidratos mais complexos, como grãos, feijões, frutas, pão, massas, batatas irá impedir a cândida de crescer e, eventualmente, causar-lhe a morte. Eu recomendaria eliminar todos os alimentos fermentados também.
São de conhecimento comum que os alimentos fermentados ajudam a alimentar as boas bactérias, no entanto a maioria não percebe que as bactérias ruins se alimentam também destes alimentos fermentados.