Alzheimer e os 7 Estágios da Doença
Os estágios e os sintomas podem variar, mas eles podem ser um guia para te ajudar a planejar como cuidar de uma pessoa com mal de Alzheimer, seja ele um parente ou amigo.
Fase 1: Comportamento normal de início
Quando a pessoa está nesta fase inicial, não terá quaisquer sintomas que você possa estranhar. Apenas um exame de imagem mostrará como o cérebro está funcionando e pode revelar se ele tem Alzheimer.
Fase 2: Alterações muito suaves
Você ainda pode não notar nada de errado na pessoa, no comportamento, mas pode observar pequenas diferenças, coisas que até um médico não nota. Isto pode incluir esquecer uma palavra ou perder objetos.
Nesta fase, sutis sintomas da doença de Alzheimer não interferem com sua capacidade de trabalhar ou viver de forma independente.
Tenha em mente que estes sintomas podem não ser a doença de Alzheimer em todos, mas normais alterações do envelhecimento.
Fase 3: Leve declínio
É neste momento que você começa a notar mudanças na pessoa, em seus pensamentos e raciocínio, tais como:
Se esquecer de uma coisa que ele leu.
Faz a mesma pergunta várias vezes.
Tem mais e mais problemas fazendo planos ou tentando se organizar.
Não se lembra de nomes, quando conhece novas pessoas.
Você pode ajudar a pessoa sendo a “memória” para ele, certificando-se que ele paga as contas e cumpre seus compromissos a tempo. Você também pode sugerir que ele alivie o estresse se aposentando do trabalho e colocando seus assuntos legais e financeiros em ordem.
Fase 4: Declínio moderado
Durante este período, os problemas no pensamento e raciocínio que você notou no estágio 3 são mais óbvios, e novos problemas aparecem. Seu amigo ou membro da família pode:
Esquece detalhes sobre si mesmo.
Ter problemas para colocar data certa em um cheque.
Esquecer o mês ou a data atual.
Ter problemas para cozinhar as refeições habituais.
Você pode ajudar com as tarefas diárias e sua segurança. Certifique-se que ele não está dirigindo mais, e se alguém não está tentando tirar proveito dele financeiramente.
Fase 5: Moderadamente grave declínio
A pessoa pode começar a perder a noção de onde ele está e que horas são. Ele pode ter dificuldade em lembrar seu endereço, número de telefone, ou onde ele estudou. Ele pode ficar confuso sobre que tipo de roupa vestir na estação atual.
Você pode ajudar separando suas roupas pela manhã ou ajudar-lhe a se vestir. Se ele repete a mesma pergunta, responde com uma voz reconfortante. Ele pode fazer a pergunta não para obter uma resposta e sim para saber que você está lá.
Mesmo se a pessoa não conseguir lembrar fatos e detalhes, ele ainda pode ser capaz de contar uma história.
Fase 6: Grave declínio
Como progride a doença de Alzheimer, a pessoa pode reconhecer rostos, mas esquecer de nomes. E também confundirá uma pessoa com outra, por exemplo, pensando que a mulher é a mãe dele. Ilusões pode ser um conjunto, como o pensamento que ele precisa ir para o trabalho, mesmo que ele não tem mais um trabalho. Precisa ajudá-lo a ir ao banheiro.
É difícil falar, mas você ainda pode se conectar com ele através dos sentidos. Muitas pessoas com a doença de Alzheimer amam ouvir música, ler ou olhar fotos antigas.
Fase 7: Gravíssimo, declínio total
Muitas habilidades básicas em uma pessoa com Alzheimer, como comer, andar e sentar. Você pode e deve dar a pessoa neste período alimentação mais liquida fácil de engolir, ajude-o a usar uma colher, e certificando-se de que ele engole corretamente. É importante, pois muitas pessoas nesta fase já não podem dizer quando estão com sede, dê-lhes água de tempo em tempo.