Cientistas desenvolveram um colírio que pode dissolver catarata
A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.
Pesquisadores dos EUA desenvolveram uma nova droga que pode ser usada diretamente no olho através de um conta-gotas para dissolver cataratas – a principal causa de cegueira nos seres humanos.
Embora a droga ainda não tenha sido testada em seres humanos, a equipe da Universidade da Califórnia, San Diego espera replicar os resultados em ensaios clínicos e oferecer uma alternativa para o único tratamento que existe atualmente disponível para pacientes com catarata – cirurgia dolorosa e muitas vezes cara.
Afetando dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, a catarata faz com que a lente do olho se torne progressivamente nebulosa, e quando não tratada, pode levar à cegueira total. Isto ocorre quando a estrutura das proteínas cristalinas que formam a lente em nossos olhos se deteriora, fazendo com que as proteínas danificadas ou desorganizadas a aglomerar-se e formar uma camada azul ou castanho leitosa. Embora a catarata não possa passar de um olho para o outro, podem ocorrer independentemente em ambos os olhos.
Os cientistas não têm certeza do que causa a catarata, mas a maioria dos casos está relacionada com a idade. O National Eye Institute dos Estados Unidos relata que com a idade de 80 anos, mais da metade de todos os americanos tem catarata ou já foram submetidos a uma cirurgia de catarata.
Embora desagradável, o procedimento cirúrgico para remover uma catarata é muito simples e seguro, mas muitas comunidades nos países em desenvolvimento e áreas regionais não têm acesso devido à falta de recursos financeiros ou instalações para realizá-la, o que significa que a cegueira é inevitável para a grande maioria dos pacientes.
De acordo com a Fundação Fred Hollows, estima-se que 32,4 milhões de pessoas em todo o mundo de hoje são cegos, e 90 % deles vivem em países subdesenvolvidos. Mais da metade destes casos foram causados por catarata, o que significa que uma gota ocular substituir uma cirurgia iria fazer uma diferença incrível.
A nova droga é baseada em um esteroide chamado Lanosterol.
O trabalho começou com uma investigação genética de uma única família cujos pais não tinham catarata, porém, tiveram 3 filhos afetados e um filho normal. Pelo sequenciamento do genoma da família, foi possível descobrir que cada um dos filhos afetados havia herdado uma mutação genética no gene LSS (lanosterol synthase), envolvido na produção do Lanosterol.
Para provar que a falta do Lanosterol era a causa das cataratas, o grupo de Kang testou se o Lanosterol era eficaz em remover proteínas alteradas do cristalino em células humanas em cultura no laboratório e funcionou.
Lanosterol foi testado em três tipos de experiências. Eles trabalharam com lente humana no laboratório e ocorreu uma diminuição significativa no tamanho da catarata. Em seguida, testaram os efeitos sobre coelhos, e de acordo com Hanae Armitage em Ciência Mag, depois de seis dias, todos menos dois dos 13 pacientes que tinham cataratas graves passaram à cataratas leves ou totalmente curado.
Finalmente, eles testaram os colírios em cães com catarata que ocorrem naturalmente. Assim como a lente humana no laboratório e os coelhos, os cães responderam positivamente à droga, com cataratas graves regredindo totalmente ou a quase nada.
O próximo passo é descobrir exatamente como os colírios à base de Lanosterol provoca essa reação das proteínas de catarata, e progredir suas pesquisas em testes em humanos.
Os ensaios clínicos em humanos já estão sendo preparados. Acredita-se que os efeitos colaterais serão mínimos, pois o Lanosterol é produzido naturalmente pelo organismo.
Estima-se que o colírio poderá estar disponível nas farmácias em um prazo de 5 anos.
>>>>Links Úteis<<<<