O chá preto é feito das folhas de um arbusto chamado Camellia sinensis. Um processo chamado oxidação transforma as folhas de verde para uma cor marrom-escura. O meio usado para fazer a oxidação é expor as folhas ao ar úmido, rico em oxigênio.
Fabricantes de chá podem controlar a quantidade de oxidação. O chá preto é um chá totalmente oxidado. O chá verde é proveniente da mesma planta, mas não está oxidado.
Quais são os benefícios do chá preto?
Muitas pessoas bebem chá preto para ficarem em estado de alerta e aumentar a energia. Há uma boa evidência científica para mostrar que isso funciona. O chá preto tem grande quantidade de cafeína. Ele também contém um pouco de uma substância estimulante chamada teofilina. Ambos podem acelerar o seu ritmo cardíaco deixando-o mais alerta.
O chá preto também é rico em substâncias saudáveis chamados polifenóis. Os polifenóis são antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos no DNA.
Alguns cientistas acreditam que os antioxidantes específicos no chá, incluindo polifenóis e catequinas, podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Por exemplo, algumas pesquisas mostram que as mulheres que bebem regularmente chá preto têm menor risco de obter câncer de ovário do que as mulheres que não o tomam.
Mas é necessária mais pesquisas. Até agora pesquisas mostraram que o chá preto não diminui o risco de câncer de mama, estômago ou câncer colorretal.
Aumentam as evidências de que os antioxidantes no chá preto podem reduzir aterosclerose (artérias obstruídas), especialmente em mulheres. Ele também pode ajudar a diminuir o risco de ataque cardíaco.
O uso regular de chá pode também reduzir o risco para estas doenças:
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Pedras nos rins;
- Mal de Parkinson.
As primeiras evidências sugerem que o uso em longo prazo do chá pode também ajudar a proteger contra:
- Osteoporose.
- Câncer de pulmão.
Extrato de chá preto é vendido como um suplemento. Às vezes, o suplemento inclui outros tipos de ervas, vitaminas ou minerais.
Beba quantidade moderada (1 a 4 xícaras por dia) pode aumentar a pressão arterial um pouco, mas o efeito não dura muito tempo. E beber esta quantidade não quer dizer que vá ter problemas como aumentar a pressão arterial.
Estudos preliminares em pessoas mostram que um suplemento de chá preto pode acelerar o metabolismo e aumentar a pressão arterial. As alterações na pressão arterial pode ser uma preocupação. No entanto, um pequeno aumento pode ser útil para pessoas que sofrem de tontura, devido à pressão arterial baixa quando se levantam.
As doses ideais do chá não foram estabelecidas. Suplemento, ingredientes e a qualidade podem variar amplamente. Isso torna difícil para definir uma dose padrão.
É possível encontrar chá preto naturalmente nos alimentos?
Não. O mesmo pode ser encontrado na maioria das lojas de produtos naturais. Você pode bebê-lo quente ou frio para obter seus benefícios.
Quais são os riscos de tomar chá preto?
Beber o chá em quantidades moderadas geralmente é seguro para a maioria das pessoas. Beber grandes quantidades, mais de quatro ou cinco xícaras por dia, podem causar problemas de saúde. Isso é principalmente por causa de efeitos secundários relacionados com a cafeína.
Os efeitos colaterais do chá preto podem incluir:
- Ansiedade e dificuldade em dormir;
- Respiração rápida;
- Dor de cabeça;
- Aumento da frequência urinária;
- Arritmia cardíaca;
- Náusea e vômito;
- Nervosismo e inquietação;
- Zumbido nos ouvidos;
- Tremores.
Combinando chá preto com outros tipos de cafeína ou um produto chamado efedrina pode ser muito perigoso. Alguns dos problemas que pode causar incluem nervosismo, aumento da pressão arterial, alterações do ritmo cardíaco, convulsões e desmaios.
O chá ou suplementos de à base do mesmo pode interferir com outros medicamentos e suplementos que esteja tomando. Alguns medicamentos podem fazer com que a cafeína permaneça em seu corpo por mais tempo do que o habitual. Fale com o seu médico se estiver tomando algum medicamento antes de tomar chá preto, evite efeitos colaterais desagradáveis.
Informe sempre o seu médico sobre quaisquer suplementos que esteja tomando, incluindo os naturais e os comprados sem receita médica. Dessa forma, o seu médico pode verificar quaisquer potenciais efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos e suas condições de saúde. A cafeína no chá preto pode também interferir com alguns exames de sangue. Informe o seu médico se você toma o regularmente.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!