O Que Acontece em Seu Corpo ao Tomar Uma Coca-Cola?
A Coca-Cola é uma das bebidas mais comercializadas em todo mundo. É saborosa, refrescante e tem um grande número de variedades e tamanhos. É consumida em casa, na rua, com a família ou sozinho. Qualquer hora é um bom momento para tomar uma Coca-Cola, certo?
Bem, na verdade, não. Veja o que acontece no seu corpo quando você toma uma Coca-Cola e, em seguida, não ficara muito ansioso para tomar mais uma.
Efeito da Coca Cola em curto prazo
Nos primeiros 10 minutos seu corpo recebe 100% de sua ingestão diária recomendada de açúcar, o que é aproximadamente equivalente a dez colheres de chá. O ácido fosfórico neutraliza o sabor doce para você não vomitar.
Dentro de 20 minutos há um pico de açúcar no corpo que aumenta a insulina e seu fígado converte todo o açúcar deixado em gordura. Aos 40 minutos, o corpo absorve toda a cafeína disponível, as pupilas dilatam, sua pressão arterial sobe e seu fígado envia grandes quantidades de glicose para o sistema circulatório.
5 minutos mais tarde o seu cérebro começa a produzir dopamina. Este hormônio é um neurotransmissor que provoca aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Passado este efeito o prejuízo no organismo é semelhante ao da heroína.
Uma hora depois de consumir a bebida o metabolismo aumenta para queimar gordura produzida abruptamente. Além disso, neste momento, as propriedades diuréticas da cafeína começam a desempenhar o seu papel, e isso deve permitem que você perca todo o consumo de magnésio, cálcio, zinco, sódio, eletrólitos e água do seu corpo.
Estamos na última etapa, mas ainda precisa de um pouco mais. O açúcar aumentou com a Coca Cola agora necessário tomar mais um gole. O corpo tinha começado a trabalhar com a concentração de glicose, mas agora não tem.
Você se torna um pouco irritado e um pouco chato. Além disso, fisiologicamente tanta água que você tenha removido na ação diurética da cafeína, isso faz com que aconteça uma desidratação.
O que é pior ter retirado do organismo o máximo de líquido e escapado os nutrientes que seu corpo poderia ter usado para reidratar e deve queimar recursos armazenados.
Assim, ao avaliar, a Coca Cola incentiva a produção de lipídios (gordura), aumenta a pressão arterial, libera quantidades excessivas de dopamina, deixa você irritado e desidratado.
Imagino que você nunca mais vai querer uma Coca Cola. Porém, a Coca Cola é uma das melhores invenções da humanidade, você não acha? É claro que devemos ser cautelosos, mas, um copo de Coca-Cola de vez em quando não machuca ninguém. Concorda?