Como Aumentar a Produção de Melanina no Corpo
A melanina é uma substância natural do corpo que determina a cor da pele, cabelos e inclusive dos olhos. Além disso, protege a pele dos raios UV e quando os seus níveis aumentam, a nossa pele escurece, é o que chamamos de bronzeado, e graças a ela o tom bronzeado dura por muito mais tempo.
Se desejar estimular a produção de melanina para conseguir um tom mais bonito e bronzeado no verão ou tratar alguma condição que esteja afetando os seus níveis de melanina, aqui estão algumas dicas de como produzir melanina no seu corpo.
A melanina é muito mais que uma substância que determina a pigmentação da pele, mantém o bronzeado por mais tempo e a protege ao mesmo tempo da ação nociva dos raios UV e radicais livres, evitando assim a perda de elasticidade e prevenindo o envelhecimento prematuro e o aparecimento das temidas rugas e linhas de expressão.
A produção de melanina pode ativar-se de forma externa através da exposição solar. Tomar sol aumenta os níveis de melanina no corpo. Além disso, é essencial evitar expor-se aos raios solares durante as horas mais intensas (entre 12:00 às 16:00 h) e usar um protetor solar de fator elevado para evitar queimaduras solares.
Prepare sua pele para tomar sol e se não o fizer de forma segura, ele pode se tornar seu pior inimigo acelerando o envelhecimento e o aparecimento de manchas cutâneas.
Outra forma de aumentar o nível de produção de melanina no corpo é através da alimentação. Os seus melhores aliados podem ser os alimentos ricos em vitamina A, e especialmente os que contêm betacaroteno como a cenoura, abóbora, espinafre, agrião, mamão papaia, tomate, pimenta vermelha e melão.
Todos eles favorecem a produção de melanina, o correto funcionamento das células que formam a pele e participam na formação e manutenção de um bronzeado muito mais duradouro e saudável.
Não é só a vitamina A que é útil nesta tarefa, pois todos aqueles alimentos ricos em vitamina E também estimulam a produção de melanina. Além disso, estes estão repletos de antioxidantes e são incríveis para combater os radicais livres na pele prevenindo assim o seu envelhecimento e mantendo-a muito mais saudável e bonita.
Alimentos que contém importante quantidade deste nutriente são: óleos vegetais (gérmen trigo, girassol, soja, oliva, milho), vegetais de folha verde e frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões, amendoins), gema do ovo e frutas como o kiwi, manga, abacate, uvas e ameixas.
Outras vitaminas especiais para o aumento da melanina são as vitaminas B e D, que, além disso, proporcionam à pele a proteção que precisa perante a ação dos raios UV. Podemos encontrar a vitamina B em produtos lácteos, vegetais verdes, legumes, ovos, frango e levedura de cerveja. Os peixes também são incríveis fontes de vitamina D.
Também podemos recorrer ao consumo de suplementos das vitaminas citadas anteriormente, assim como o gingko biloba e L-Tirosina, pois são boas opções para manter os níveis de melanina no corpo. Antes de iniciar qualquer tratamento é imprescindível que consulte o seu médico para se assessorar sobre qual é a melhor opção para você e que não seja prejudicial para à saúde.
A indústria cosmética criou muitos cremes e loções que ajudam a ativar a melanina e conseguir um tom bronzeado mais rápido. Estão disponíveis em vários formatos, porém, é aconselhável que antes de usá-los consulte o seu dermatologista para saber se esse tipo de produtos é bom para a sua pele.