Você está pronto para largar o vício?
Existem diferentes maneiras de parar de fumar. Algumas funcionam melhor que outras. Mas o melhor plano é você quem deve escolher. Considere analisar em qual plano você se adaptaria melhor:
- Sozinho (sem ajuda externa). Cerca de 90% das pessoas que tentam parar de fumar fazem sem apoio externo – sem ajudas, terapia ou medicamento. A maioria das pessoas tenta seguir deste modo, embora não seja o método mais eficaz e bem sucedido. Apenas entre 4% e 7% é capaz de parar sozinho.
- Com terapia comportamental. Você vai precisar de um conselheiro para encontrar maneiras de não fumar. Juntos, você vai descobrir seus gatilhos (como as emoções ou situações que fazem você querer fumar) e fazer um plano para resistir os desejos.
- Terapia de reposição de nicotina. Goma de nicotina, inaladores, adesivos, sprays e pastilhas substituem a nicotina. Eles trabalham fornecendo-lhe nicotina sem o uso de tabaco. Você pode ter maior chance de parar de fumar se usar esta terapia de reposição. Se for menor de 18 anos, precisa obter a permissão do seu médico para usá-los. Este plano funciona melhor quando faz junto a terapia comportamental e recebe apoio de amigos e familiares.
- Algumas drogas, incluindo Zyban e Chantix, destinam-se a ajudar as pessoas a parar de fumar. O seu médico deve prescrever esses medicamentos.
- Tratamentos de combinação. Usando uma combinação de métodos de tratamento pode aumentar suas chances de parar de fumar. Por exemplo, usando um adesivo de nicotina e goma pode ser melhor do que um remedio sozinho. Outros métodos comprovados incluem a terapia comportamental e terapia de reposição de nicotina, medicamentos de prescrição com um adesivo de nicotina e adesivo e spray de nicotina. Ainda não foi aprovado usar dois tipos de terapia de reposição de nicotina, ao mesmo tempo, por isso converse com seu médico para saber se este é o caminho certo para você.
Algumas regras básicas de como parar de fumar
- Conheça os seus gatilhos e evite-os. Tente ficar longe de situações que normalmente fazem você sentir vontade de fumar, especialmente durante os primeiros 3 meses. Isto é, quando é mais provável que tenha uma recaída e volte a fumar.
- Saiba que os primeiros dias são os mais difíceis. Especialmente se você está parando por conta própria, o primeiro dia será o pior. Provavelmente vai se sentir irritado, deprimido, lento e cansado. Depois de passar os primeiros dias, você vai começar a sentir-se normal (mas ainda terá ânsias pelo cigarro).
- Não se entregue ao seu desejo de fumar. Toda vez que não fumar quando tiver desejo, suas chances de ter sucesso aumentarão.
- Tente um novo hobby com amigos que não fumam. Isto provavelmente o ajudará ter mais sucesso.
Quando já não for mais um fumante, vai mudar a forma de pensar e se ver. Por mais que você deseja parar de fumar, poderá se surpreender ao se sentir triste pela falta do cigarro. Isso é normal. Cuide-se, pois, se sentir triste geralmente lhe dará vontade de fumar.
Quão difícil será parar de fumar?
É diferente de uma pessoa para outra, e essa dificuldade depende de varias coisas, tais como:
- O número de cigarros que fuma diariamente.
- O número de pessoas fumantes que convivem com você (pais, amigos, colegas de trabalho).
- As razões pelas quais você fuma (como para controlar o seu peso, para se ajustar, ou durante certas situações sociais).
Foco nos benefícios ao parar de fumar
Poucas horas depois de fumar seu último cigarro, seu corpo começa a se recuperar dos efeitos da nicotina e aditivos.
Sua pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura corporal – todos os quais são mais elevados do que deveriam ser por causa da nicotina – retornam a níveis mais saudáveis.
Você poderá respirar melhor.
Começará eliminar monóxido de carbono venenoso do seu sangue, para que possa transportar mais oxigênio.
Nenhuma dúvida sobre isso: Parar de fumar ajuda seu corpo inteiro. E ainda ajuda na sua aparência, será menos propenso a ter rugas ainda que jovem. E vai economizar dinheiro, também.
Por que é tão viciante Fumar?
A culpa é da nicotina, a principal droga no tabaco, que causa o vício de fumar. Seu cérebro se adapta rapidamente a ele e anseia por mais e mais para se sentir do jeito que você costumava sentir com apenas um cigarro.
Com o tempo, o cérebro aprende a prever quando você está tentando parar de fumar. Vai se sentir para baixo e cansado, então você pensa: “Preciso de um cigarro”, e o ciclo começa novamente.
Não é apenas sobre a química do cérebro. Outras situações fazem você querer fumar.
Os gatilhos são diferentes entre uma pessoa e outra. O seu pode incluir o cheiro da fumaça do cigarro, um cinzeiro ao seu lado, ver uma caixa de cigarros na loja, determinados alimentos ou bebidas, após uma refeição, ou falar com alguém que está fumando. Às vezes, apenas a forma como você se sente (triste ou feliz) é um gatilho. Uma das maiores chaves para parar de fumar está nos gatilhos que fazem você querer fumar, então tente evitá-los.
Recaídas acontece com muita gente antes de largar o vício para sempre. É normal em fortes vícios como fumar. Se você teve uma recaída, tente diminuir aos poucos a quantidade de cigarros por dia até que você esteja pronto para parar novamente. Parar definitivamente é um processo que pode levar algum tempo. Mas vale a pena!