Proveniente das ilhas Molucas, na Indonésia, o cravo é uma árvore que atualmente é cultivada em diversas regiões do mundo. Também conhecido como cravo, girofleiro e craveiro-da-índia, é muito utilizado na culinária e como planta medicinal. As partes que são usadas são os botões florais e seu óleo essencial. Seu botão é consumido seco e seu uso como remédio e especiaria é aplicado há muito tempo.
Propriedades
Seu uso na medicina alternativa é muito difundido por conter propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, analgésicas e anti-inflamatórias. De nome científico Syzygium aromaticum, ele pode ser facilmente encontrado para comprar em lojas de produtos naturais e mercados.
O seu uso é maior ainda como um complemento ao tratamento de bronquite, tosse, síndromes gripais, gases intestinais, inflamações da boca e faringe, além de cáries dentárias e otites.
O cravo e o emagrecimento
Componente de muitas dietas, o cravo-da-índia ajuda a controlar o colesterol ruim, além de agir como um melhorador do funcionamento da tireoide. Seu chá possui propriedades antioxidantes, liberando hidrogênio, reduzindo a peroxidação lipídica. Além disso, acelera o metabolismo, proporcionando o aumento da saliva e líquidos responsáveis pela digestão, promovendo uma rápida queima de gordura.
Chá seca barriga
Em algumas dietas, é usado o chá chapa barriga, que promete ajudar na eliminação de gorduras localizadas. Para prepará-lo, você vai precisar de um punhado de cravo-da-índia, três pedaços pequenos de canela em pau, três colheres de sopa de gengibre ralado e um litro de água. Em um recipiente, coloque a água, o cravo e a canela e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe no fogo por mais aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida. Coloque o gengibre ralado, tampe e deixe descansar por cerca de cinco minutos, coando em seguida. O chá pode ser consumido ao longo do dia, quente ou gelado, mas sem açúcar.
Chá de cravo-da-índia
É feito com a proporção de 1,5g de cravo para cada xícara de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, adicione o cravo e desligue o fogo. Deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coe e consuma. O indicado é consumir no máximo três xícaras ao dia.
Precauções e contraindicações
O consumo de cravo-da-índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Ele pode ocasionar irritação na mucosa da boca e o uso excessivo do óleo pode causar irritação na pele.