A dieta dos alimentos de calorias negativas se baseia no fato de que alguns alimentos adicionam ao corpo menos calorias do que as calorias necessárias para serem digeridos.
Assim sendo, esses alimentos possuem calorias, porém seu efeito calórico no organismo é negativo.
O emagrecimento é uma questão matemática, além de nutricional. Os alimentos possuem valor nutricional e valor calórico que devem estar bem equilibrados para um emagrecimento saudável e permanente.
Lista de alimentos de calorias negativas:
Rúcula
Esta delicada, verde e apimentada folha é incrivelmente de baixas calorias, gordura e colesterol. Riquíssima em fibra, vitaminas A, C e K entre outros nutrientes, incluindo potássio.
Perfeita para ser usada em saladas, sopa ou em qualquer prato que você usaria folhas verdes, rúcula pode até melhorar sua vida sexual. Pesquisa sugere que os minerais e antioxidantes compostos em folhas verdes escuras são essenciais para a nossa saúde sexual porque ajudam a bloquear a absorção de toxinas que inibem a libido.
Aspargo
Aspargos é tradicionalmente conhecido como um alimento desintoxicante, porque contém altos níveis de um aminoácido que age como diurético, elimina excesso de fluido do seu organismo. Também ajuda a acelerar o metabolismo do álcool e outras toxinas (é um remédio surpreendente para ressaca).
Aspargos é também uma potência de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, C, E e K, B6, folato, ferro, cobre, e ainda proteína. É consumido na forma natural, crua em saladas ou cozido no vapor.
Brócolis
Brócolis é surpreendentemente baixo em calorias, ele sempre faz parte da lista dos principais super alimento por uma razão. Não só é rico em fibra, vitaminas e minerais, também contém antioxidantes poderosos que podem melhorar suas chances de sobrevivência ao câncer de mama e reduzir o risco de câncer de cólon.
O produto químico no brócolis responsável pelo efeito protetor é chamado sulforafano, o qual dá ao brócolis seu sabor ligeiramente amargo.
Caldos
Caldos de carne, frango, missô, frutos do mar ou caldo de legumes é a arma secreta de uma dieta, nutritivo e sacia seu corpo com quase zero calorias, especialmente se você adicionar mais verduras e carne magra. Caldo é alimento de baixo volume, que significa que você pode comer grandes quantidades e poucas calorias e se sentir saciado.
Couve de bruxelas
Couve de Bruxelas são super baixas em calorias, mas ricas em fitonutrientes fibras de prevenção de câncer. Estes vegetais, às vezes chamados de pequenos repolhos, podem ser preparados ao seu gosto, um molho doce ou picante.
Repolho roxo
Crocante, doce, e acessível! Como pode um alimento que é tão humilde, com tão poucas calorias, serem tão incrivelmente bom para saúde! Repolho possui vitaminas, minerais, fibras e vários fitos nutrientes sugeridos para prevenir o câncer. Glucosinolatos é um desintoxicante metabólico e sulforafano é um potente anticancerígeno. Repolho roxo também contém antocianinas e outras substâncias químicas naturais que aumentam a reparação celular e crescimento de células cancerígenas.
Alface
Você pode literalmente comer toneladas de qualquer variedade de alface e nunca ganhar uma caloria. Alface romana por si só é uma grande fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico e manganês, que ajuda a regular o açúcar no sangue e é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Escolha outras variedades verdes escuras ou roxas, como folha verde ou vermelha que possui a maioria dos nutrientes, misture com um vinagrete caseiro picante.
Beterrabas
Beterrabas são doces, mas têm muito poucas calorias, pode comer algo doce sem a culpa. Também são ricas em antioxidantes que combatem o câncer.
Além de ser uma delícia, é também uma potência nutricional. Rica em ferro, fibras, folato e potássio, que são uma excelente maneira de aumentar a nutrição em uma salada ou prato de massa. Obtêm a sua linda cor de betanina, um potente antioxidante.
Couve-flor
Como outros vegetais crucíferos, couve-flor é rico de fito nutrientes que combatem o câncer e é uma grande fonte de vitamina C e ácido fólico. Comer florzinhas cruas ou levemente cozidas no vapor para maximizar o poder nutricional. Couve-flor é um dos principais superalimento que pode melhorar suas chances de sobrevivência de câncer de mama.
Café
Café preto é uma das bebidas de mais baixa caloria e é um grande aliado na perda de peso. Café altera os níveis de peptídeos do intestino, os hormônios naturalmente liberado para controlar a fome. Bebedores de café podem estar em menor risco de câncer de fígado e cólon, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson, e pode ajudá-lo a viver mais tempo: Um estudo de 2008 descobriu que as mulheres que bebiam café regularmente, até seis xícaras por dia, eram menos propensas a morrer de várias causas durante o estudo do que as pessoas que não bebiam café. E mais, a cafeína no café pode acelerar o metabolismo e queimar gordura o que ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e obesidade.
Toranja
Estudos revelam que, em média, as mulheres que consumiram qualquer quantidade de toranja ou sumo de toranja pesava cerca de 10 quilos a menos e teve um índice de 6 % mais baixo de massa corporal (IMC) do que as pessoas que não consumiam toranjas.
Uma potência para a saúde do coração, toranja contém vitamina C, ácido fólico, potássio e pectina, uma fibra solúvel que pode ser um forte aliado contra aterosclerose. Rosa e vermelhas, e outras variedades também têm vitamina A e licopeno, um fito químico que protege paredes arteriais dos danos oxidativos.
Cogumelos
Uma proteína que pode até substituir a carne, incrivelmente com baixa caloria, cogumelos são também extremamente diversificado. Botão branco, Portobello, shiitake e maitake são apenas algumas das variedades que você vai encontrar nos supermercados. Felizmente, quase todos os cogumelos contêm algum tipo de antioxidantes, potássio, vitaminas do complexo B e fibras.
Shiitakes, por exemplo, contém lentina, um nutriente que é indicado por ter propriedades anticancerígenas. Todos os cogumelos são boas fontes de vitamina D, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, ácido pantatênico, fósforo, potássio, cobre e selênio.
Tomates
Tomates contêm licopeno, um antioxidante raramente encontrado em outros alimentos. Estudos sugerem que ele poderia proteger a pele contra os raios UV prejudiciais, prevenir certos tipos de câncer e diminuir o colesterol. Além disso, os tomates contêm grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C.
nabos
Nabos é uma grande fonte de fibra e vitamina C, e têm uma baixa carga glicêmica. Pode ser usado em sopas ou refogados ou crus (possui gosto surpreendentemente leve e crocante!).
Agrião
Um vegetal crucífero usado em saladas verdes e suas poderosas propriedades de combater ao câncer assim como couves de Bruxelas e brócolis, agrião contêm sulforafano e outros compostos relacionados para diminuir os riscos de doenças. Estudos sugerem que as pessoas que comem regularmente esses vegetais também podem ser protegidas de câncer de pulmão.
Abobrinha
Abobrinha é o melhor alimento de alto volume, ou seja, você pode comer bastante e poucas calorias. É fácil de produzir, especialmente no verão, rica em vitamina A, e é tão simples de preparar cru ou cozinhar como você preferir comê-la o ano todo.
Espinafre
Suave e saboroso, este frondoso vegetal é rico em ferro, ácido fólico e vitamina K. Também contém propriedades de combate a doenças, possui antioxidantes, beta-caroteno e vitamina C, bem como a luteína fotoquímica, que protege os olhos contra degeneração macular relacionados à idade.
Use como um substituto da alface na salada ou refogue levemente com cenoura ralada, cogumelos fatiados e alho para um recheio de omelete salgado.
Limões e limas
As frutas cítricas são carregadas com vitamina C e, se consumi-la inteira, é uma grande fonte de fibra. Estudos mostram que a rica quantidade em vitamina C das frutas cítricas pode reduzir a duração de doenças como gripes e resfriados.
Couve
Couve é possivelmente o mais saudável superalimento riquíssima de uma grande variedade de fito nutriente que pode prevenir o câncer, incluindo câncer de mama. Couve também é uma grande fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico e manganês, que ajuda a regular o açúcar no sangue.
Alho
Alho protege contra resfriados, câncer, e pode até mesmo evitar infecções do trato urinário, graças as suas propriedades antimicrobianas naturais do bulbo.
Para obter o máximo de benefícios de saúde deste bulbo fedorento, deixar o alho picado ou esmagado descansar por 10 minutos antes do aquecimento. Este método ajuda a reter um terço a mais de seus compostos de enxofre de combate ao câncer do que se fossem cozidos imediatamente.
Pimentas
Picante ou leve, pimentas possuem grande quantidade de fibra e vitamina C e suas calorias são insignificantes. O calor em pimentas quentes sinaliza a presença de capsaicina, um composto que, juntamente com capsiate, pode impulsionar o corpo para queimar um extra de 50 a 100 calorias após uma refeição picante.
Cebolas
Cebolas vão do doce ao acentuado no sabor, os sulfetos alélicos, compostos que têm sido indicados para proteger contra o câncer endometrial em estudos de laboratório.
Abóbora
Esta polpa de baixa caloria é rica em potássio e carregada com beta-caroteno (um poderoso antioxidante), e sua doçura natural traz sabor agradável. É uma grande fonte de vitaminas A, C e E, e potássio (ótimo para redução da pressão arterial) e cobre.
Comer abóbora pode até ser bom para diabetes; estudos encontraram dois compostos deste vegetal, trigonelina e ácido nicotínico, melhorou a tolerância à glicose em ratos.
Chás
Quando falamos de chá como um super alimento, queremos dizer preto, verde, branco ou outro qualquer.
Todos os chás “reais” são ricos em polifenóis, um antioxidante que protege células de danos ao DNA que podem causar câncer e outras doenças. O chá também regular o mau colesterol, evitar a osteoporose, aumentar seu poder cerebral e mantê-lo magro.
Funcho
Funcho é delicioso, vegetal com sabor de alcaçuz incrivelmente crocante, refresca a respiração, alivia a tosse no inverno e até mesmo seca sua barriga. É também uma boa fonte de fibra e contém várias vitaminas e minerais.
Aipo
Crocante, um pouco salgado, rico em fibra e um alimento extremamente de alto volume (ou seja, você pode comer bastante de algo com poucas calorias), aipo é a arma secreta de um cozinheiro chefe. Tem quase zero caloria, também contém vitamina A, vitamina C e ácido fólico, crucial para uma gravidez saudável.
Frutas de polpa
Mirtilos, framboesas, morangos, qualquer que seja berry que você mais gosta estão cheios de anti-inflamatórios, que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer.
Estas potências antioxidantes são impulsionadores da imunidade, especialmente quando eles crescem em lugares selvagens. Em 2007, cientistas descobriram que amoras silvestres continham os antioxidantes mais ativos de qualquer fruta fresca, graças aos seus altos níveis de antocianinas, um dos antioxidantes mais potentes.
Cenouras
Cenouras são muito baixas em gordura saturada e colesterol. É também uma boa fonte de tiamina, niacina, vitamina B6, folato e manganês, e uma boa fonte de fibra dietética, vitamina A, vitamina C, vitamina K e potássio.