Erros Comuns Que Podem Acabar Com Qualquer Relacionamento
É uma triste verdade que a nossa cultura proporciona muito pouca educação precisa que ajudaria as pessoas a seguir o caminho complicado dos relacionamentos. Tal como o sexo, estamos ansiosos para saltar para a arena de amor íntimo, o lugar que se esconde todas as nossas sombras, fantasias, demônios e medos mais do que qualquer outra coisa, e não sabemos o que estamos fazendo.
Ninguém sabe o que está fazendo. Se você tiver sorte, você cresceu testemunhando o papel-modelo positivo do casamento de seus pais, mas isso é raro. Se você é como a maioria das pessoas, você armou-se com mensagens disfuncionais absorvidas da cultura convencional e está apenas achando que está seguro para seguir a “viagem”.
A seguir estão os cinco pensamentos errados mais comuns, erros que, por vezes, custam a sua relação e, certamente, a sua capacidade de prosperar. O que todos nós precisávamos era de uma matéria na escola sobre relacionamentos íntimos, ou mesmo apenas algumas informações precisas que podem ajudá-lo a se aprofundar com mais coragem e entendimento numa relação, por vezes traiçoeira da vida humana:
1. Acreditar que sua felicidade é responsabilidade de seu parceiro
A nossa cultura, que é baseada na fantasia do amor romântico, postula que uma vez que você encontrar “O Único” verdadeiro amor, você estará fora de sua tristeza ou tédio e exaltada em um estado de felicidade perpétuo. Então, é fácil acreditar que é a função do seu parceiro fazer você se sentir alegre e feliz.
É claro que um relacionamento saudável lhe trará alegria, mas não é o trabalho de seu parceiro preencher as suas lacunas vazias. Esse é seu trabalho, e seu sozinho, e até que você não aceite a responsabilidade por seu vazio, dor ou tédio, os problemas irão inevitavelmente refletir no seu relacionamento.
2. Acreditar que as relações são fáceis
Não há nada fácil sobre estar em um relacionamento de longo prazo. Alguns relacionamentos são mais fáceis do que outros e certamente haverá momentos onde você navegara em águas calmas e até mesmo apreciara o estado repousante de um redemoinho, mas, inevitavelmente, as águas vão incendiar-se de novo e você vai encontrar-se na agitação catódica das corredeiras.
Se você sabe disso, será muito mais fácil de aceitar. Resistindo aos tempos difíceis e vê-los como evidência de que algo está “errado” ou que você está com a pessoa “errada” é a única trincheira para as dificuldades. Por outro lado, sentira vontade de ver os desafios como uma oportunidade de aprender irá dar-lhe a energia e força que você precisa para continuar a avançar e crescer no seu relacionamento.
3. Não aceitar que segredos são mentiras
A confiança é a base de um relacionamento, e quando a confiança é quebrada é preciso tempo e vontade por parte de ambos os parceiros para repará-lo. Com demasiada frequência, se ouvi alguém dizer algo como: “Eu não disse a ele, mas eu não menti sobre isso, também.”
Esta declaração é uma contradição, como omissões são mentiras. Se você está encobrindo seus rastros de qualquer forma, é apenas uma questão de tempo antes que a verdade seja revelada e a confiança no relacionamento quebrada.
4. Não entender que a confiança quebrada pode ser reparada
Quando a confiança é quebrada, o que acontece em quase todos os relacionamentos de longo prazo, em algum momento, é essencial compreender que ela pode ser reparada, desde que ambas as pessoas estejam dispostas a fazer o trabalho duro de auto crescimento.
Na verdade, é neste momento, que a pessoa sente como o sólido alicerce de seu relacionamento se desintegrou como areia, mas que pode ser dada uma oportunidade para lançar os padrões e dinâmicas para reconstruí-lo.
É um trabalho e um momento doloroso, e o impulso será o de sair fora, especialmente se você acredita que a confiança quebrada não pode ser reparada. Mas se você entender que há certos níveis de confiança em ascensão e queda ao longo da vida, você vai ser mais propenso a encontrar forças para aguentar e aguentar firme.
5. Não reservar um tempo só para vocês
Relacionamentos são como qualquer outra entidade viva: eles exigem tempo dedicado a fim de prosperar. É fácil permitir que a vida assuma, especialmente quando você tem filhos pequenos, trabalho e um corpo que precisa de alimentos nutritivos e exercícios.
Mas seu relacionamento é um corpo também, e se não for regado com tempo de qualidade, ele vai começar a murchar.
Reserve um tempo a cada semana para se concentrar apenas em si, e tempo todos os dias, mesmo que seja apenas alguns minutos de interação de qualidade com o seu parceiro.