Estrias – Causas, Diagnóstico, Tratamentos e Prevenções
As estrias, ou estrias gravídicas, geralmente aparecem como bandas de linhas paralelas em sua pele. Essas linhas têm cor e textura diferente de sua pele normal, que varia do roxo ao rosa brilhante para cinza claro. Quando você as toca com os dedos, você pode sentir um leve cume ou recuo em sua pele. Às vezes, sente-se coceira nelas.
Estas linhas comumente aparecem durante ou após a gravidez ou após uma mudança repentina em seu peso. Elas não são perigosas, e muitas vezes desaparecem com o tempo.
Onde elas aparecem?
Você pode tê-las em qualquer lugar, mas são mais comuns em sua barriga, seios, braços, coxas e nádegas.
Quem corre risco de desenvolver estrias?
A seguir, uma lista iniciando por maior risco de desenvolvê-las:
Ser mulher.
Sendo Europeu (pele clara).
Tendo uma história familiar.
Estar grávida.
Ter um histórico gerar bebês grandes.
Estar acima do peso.
Tendo drástica perda ou ganho de peso.
Uso de medicamentos corticosteroides.
O que causa estrias?
Elas parecem ser causadas por um alongamento da pele e um aumento da cortisona no seu corpo. A cortisona é um hormônio produzido naturalmente por suas glândulas suprarrenais. No entanto, muito desse hormônio pode fazer sua pele perder elasticidade.
As estrias são comuns:
Durante a gravidez: Ocorrem normalmente entre o sexto e sétimo mês de gravidez. Durante a gravidez, a pele é esticada em inúmeras maneiras para acomodar o bebê em desenvolvimento. A pele sendo puxada e alongada continuamente pode causá-las.
Depois de ganhar ou perder peso: Aparecem às vezes quando você ganha ou perde peso rapidamente. Os adolescentes também podem notá-las após um surto de crescimento súbito.
Ao usar medicamentos esteroides: Os cremes de corticosteroides, loções e pílulas podem causá-las, diminuindo a capacidade da pele para esticar.
Se você tem certas doenças: síndrome de Cushing, síndrome de Marfan, síndrome de Ehlers-Danlos, e outros distúrbios das glândulas suprarrenais podem causar estrias, aumentando a quantidade de cortisona em seu corpo.
Como estrias são diagnosticadas?
O seu médico pode dizer se você tem estrias, basta olhar para a sua pele e revir a sua história médica. Se seu médico suspeitar que elas possam ser causadas por uma doença grave, exames de sangue, urina ou imagem podem ser solicitados.
Que tratamentos médicos estão disponíveis para estrias?
As linhas muitas vezes desaparecem com o tempo. Se você não quiser esperar, existem tratamentos que podem melhorar sua aparência. No entanto, nenhum tratamento pode fazê-las desaparecer completamente.
Os tratamentos para estrias incluem:
Creme de tretinoína (Retin-A): Este trabalha para reestabelecer o colágeno, uma proteína fibrosa que ajuda dar elasticidade a pele. Funciona melhor em estrias recentes que são vermelhas ou na cor rosa. Tretinoína creme não deve ser usado durante a gravidez, pode causar irritação na pele.
Terapia a laser pulsado corante: Esta terapia utiliza um laser para estimular o aumento de colágeno e elastina. É melhor em estrias mais recentes. Indivíduos de pele mais escura podem sofrer descoloração da pele.
Fototermólise Fração: Esta é semelhante à terapia com laser pulsado de corante em que um laser é usado. No entanto, ele funciona por segmentação em pequenas porções de sua pele, causando menos danos à pele.
Microdermoabrasão: Esta terapia é polir a pele com cristais minúsculos, revelando a nova pele sob as estrias que podem ser mais elástica. Isto pode melhorar a aparência das estrias mais velhas.
Excimer laser: Isso estimula a cor da pele (produção de melanina) de modo que as estrias melhor coincidirem com a pele circundante.
Procedimentos médicos e medicamentos para tratamento de estrias não são garantidos para curá-los, e eles podem ser caros.
O que posso fazer para tratar estrias?
Há muitos produtos e procedimentos que prometem removê-las, mas nenhum provou ser eficaz até agora.
Hidratação da pele pode ajudar a aliviar a coceira de estrias. Aplicando loção autobronzeadora é uma forma temporária para minimizar a diferença de cor entre a pele normal e suas estrias.
Como posso evitar estrias?
Não há nenhuma maneira de preveni-las, mesmo se você usar regularmente loções e cremes. No entanto, manter o seu peso em uma faixa saudável, comer bem e fazer exercícios regularmente pode ajudar a prevenir as estrias causadas pelo ganho de peso ou perda súbita.