Kiwi – Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde
O kiwi é nativo do norte da China, foi levado e cultivado na Nova Zelândia, na virada do século 20 e foi então que ficou conhecido como a groselha chinesa.
Quando chegou o momento de exportar a fruta, para evitar os altos impostos cobrados por bagas, o nome foi mudado para kiwi por causa das características comuns da fruta com símbolo nacional da Nova Zelândia, o pássaro kiwi, que também é pequeno, marrom e coberto por uma pelugem.
Kiwi é um alimento denso e nutritivo, ou seja, eles são ricos em nutrientes e pobres em calorias. Os possíveis benefícios de saúde do kiwi incluem a manutenção de uma pele saudável em tom e textura, redução da pressão arterial e prevenção de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Possíveis benefícios para saúde ao consumir kiwis
Consumir frutas e legumes de todos os tipos tem sido associado com um risco reduzido de doenças cardíacas, diabetes, câncer entre outras. Muitos estudos têm demonstrado que o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, como kiwi diminui o risco de obesidade e mortalidade global.
Uma seleção de benefícios do kiwi
É rico em vitamina C.
Pele Linda: Colágeno, o sistema de apoio da pele é dependente de vitamina C como um nutriente essencial que funciona em nossos corpos como um antioxidante para ajudar a prevenir danos causados pelo sol, poluição e fumaça, suavizar rugas e melhorar a textura geral da pele.
Melhor Sono: De acordo com um estudo sobre os efeitos do consumo de kiwi sobre a qualidade do sono em adultos com problemas de insônia, verificou-se que o consumo de kiwi pode melhorar o início do sono, duração e eficiência em adultos com distúrbios do sono.
Saúde do Coração: A fibra e potássio em kiwis promovem a saúde do coração. Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular.
Em um estudo, aqueles que consumiram 4069 mg de potássio por dia tiveram 49% menor risco de morte por doenças isquêmicas do coração em comparação com aqueles que consumiam menos potássio (cerca de 1000 mg por dia).
Consumos elevados de potássio também estão associados com um risco reduzido de acidente vascular cerebral, a proteção contra a perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e a redução na formação de pedras nos rins.
Redução da Pressão Arterial: Por causa de seu alto teor de potássio, kiwis podem ajudar a anular os efeitos do sódio no corpo. É possível que uma baixa ingestão de potássio aumente o fator de risco no desenvolvimento de pressão alta como uma alta ingestão de sódio.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, menos de 2% dos adultos norte-americanos atendem a quantidade de potássio diária recomendada de 4700 mg.
Prevenção de Constipação: Numerosos estudos relataram que o kiwi pode ter um efeito laxante suave e pode ser utilizado como um suplemento dietético, especialmente para as pessoas idosas que sofrem constipação.
Distribuição nutricional do kiwi
Um fruto médio de kiwi contém:
Calorias: 42
Proteína: 0,8 gramas
Gordura total: 0,4 gramas
Fibra: 2,1 gramas
Vitamina C: 64 miligramas
Vitamina A: 3 microgramas
Ferro: 0,2 miligramas
Potássio: 252 miligramas
Folato: 17 microgramas.
O kiwi batido também contém nutrientes vitais; vitamina E, cobre, vitamina K, colina, magnésio e fósforo.
Os kiwis tem mais vitamina C do que a maioria outras frutas.
Incorpore mais kiwis em sua dieta.
Aqui estão algumas dicas úteis para incorporar mais kiwis em sua dieta:
- Kiwi em vitaminas.
- Corte um kiwi maduro ao meio, deixando a pele em cada metade e comer com uma colher, usando a pele como a sua própria vasilha natural.
- Faça seu próprio coquetel de frutas frescas tropicais e inclua kiwis, abacaxi, manga e morangos.
- Adicione uma pequena quantidade de mel em cima da mistura de frutas para um deleite extra doce.
- Fazer um suco verde com kiwi, espinafre, maçã e peras.
- Congelar fatias de kiwi e comê-los como um lanche ou sobremesa em um dia quente.
- Cortar kiwi e usar como cobertura de saladas de verão, sobre uma cama de espinafres, nozes, cranberries secas, maçã em cubos, queijo feta e molho vinagrete.
Riscos e precauções para os kiwis
Os betabloqueadores, um tipo de medicação mais comumente prescrito para a doença do coração, pode causar aumento dos níveis de potássio no sangue. Alimentos ricos em potássio, como kiwis devem ser consumidos com moderação ao tomar betabloqueadores.
Consumir muito potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não estão totalmente funcionais. Se os seus rins não são capazes de remover o excesso de potássio no sangue, pode ser fatal.