O que é o como tratar a labirintite?
Labirintite é o inchaço e inflamação do labirinto, parte interna do ouvido que ajuda a controlar o equilíbrio.
A inflamação pode causar tonturas, como se estivesse girando ou caindo. Labirintite também pode causar perda auditiva temporária ou zumbido nos ouvidos, e também pode fazer você se sentir indisposto.
Labirintite pode acontecer depois de uma infecção viral ou, mais raramente, depois de uma infecção causada por bactérias.
Labirintite geralmente desaparece por si só após 3 a 8 semanas. Às vezes os efeitos são mais grave e mais duradouro, tornando a pessoa debilitada.
O que causa a labirintite?
O labirinto se localiza na parte profunda do ouvido onde se junta ao crânio. Compreende a cóclea pela audição e o sistema vestibular cheio de fluido para o equilíbrio.
A inflamação no labirinto pode ser contraída por vírus de resfriado ou gripe que se espalham para o ouvido.
Sarampo, caxumba e febre glandular são infecções virais menos comuns, mas que podem resultar em labirintite.
Mais raramente, uma infecção bacteriana pode ser o culpado, por vezes, a partir de uma infecção no ouvido médio.
Se o sistema vestibular afetar apenas um ouvido, os sinais que o cérebro usa para o equilíbrio são interrompidos.
Labirintite é uma das principais causas de vertigem e é uma condição comum em adultos. Labirintite viral afeta mais frequentemente as mulheres do que os homens.
Sintomas e diagnóstico de labirintite?
Além dos sintomas como tontura, vertigem e falta de audição, labirintite pode causar dor nos ouvidos, náuseas, febre, problemas de visão e dor de garganta. Também pode haver fluido ou pus que escoa para fora da orelha.
Um médico irá diagnosticar labirintite com base nos sintomas que uma pessoa descreve, um exame físico ou outros exames.
Um teste para problemas auditivos podem ajudar no diagnóstico, assim como outras pistas como intermitência dos olhos causada pelo sistema de equilíbrio estar fora dos eixos.
Nenhum teste de confiança está disponível para verificar se a labirintite é devido a uma infecção viral ou bacteriana.
Consultar um médico se outros sintomas aparecerem, tais como confusão, visão dupla, dormência em uma parte do corpo ou dificuldade para caminhar.
Tratamento para labirintite
Uma combinação de médicos e de autoajuda ou de autoatendimento é geralmente recomendada para o tratamento de labirintite.
Se labirintite é causada por um vírus, como um resfriado, os antibióticos não serão eficazes. Se houver suspeita de uma infecção bacteriana, os antibióticos podem ser prescritos.
Para sintomas graves, o médico pode prescrever um medicamento de benzodiazepínico que reduz a atividade do sistema nervoso central. Isso deve proteger o cérebro a partir dos sinais enganosos ou anormais que estão ocorrendo no sistema vestibular. Estes medicamentos não são adequados para utilização em longo prazo.
Medicamentos antieméticos podem ser prescritos para náuseas, vômitos e sintomas de vertigem.
Para evitar ferimentos causados por quedas com problemas de equilíbrio, permaneça deitado durante uma crise e mantenha-se hidratado bebendo muita água. Fazer repouso pode ajudar.
Os sintomas de tontura e vertigem podem ser agravados pelo consumo de chocolate, café, álcool, fumo, luzes fortes e ruídos. Evite ou reduza esses gatilhos.
Pesquisas dizem que se os sintomas não passarem, após oito semanas, é possível que tenha ocorrido algum dano permanente ao labirinto. No entanto, o cérebro e o sistema nervoso central tem “uma capacidade incrível” de se adaptar e compensar uma lesão.
Pessoas com problemas de longo prazo podem ser ajudado por terapia de reabilitação vestibular (VRT). Este tratamento é feito por um fisioterapeuta, treinar o cérebro para lidar com os sinais de alteração do sistema vestibular.
Exercícios de reabilitação vestibular envolvem os movimentos dos olhos, cabeça e corpo. Eles são feitos sob supervisão, com os olhos abertos ou fechados às vezes. Por exemplo, uma pessoa pode ser convidada a olhar para objetos estáveis ou algo como uma bola em movimento em superfícies diferentes e em situações diferentes.