O que é melatonina?
A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, uma pequena glândula no cérebro. A melatonina ajuda a controlar seus ciclos de sono e vigília. Quantidades muito pequenas da mesma são encontradas em alimentos como carnes, grãos, frutas e legumes. Você também pode comprá-lo como um suplemento.
Que benefícios a melatonina traz ao corpo?
Seu corpo tem seu próprio relógio interno que controla o seu ciclo natural de sono e hora de acordar. Em parte, o seu relógio biológico controla a quantidade de melatonina que seu corpo produz. Normalmente, os níveis de melatonina começam a subir em meados da tarde e a noite, permanecem elevados durante a maior parte da noite, e depois cai nas primeiras horas da manhã.
Luz afeta a quantidade de melatonina que seu corpo produz. Durante os dias mais curtos como os meses de inverno, o seu organismo pode produzir mais melatonina, quer cedo ou tarde durante o dia mais do que o habitual. Esta mudança pode levar a sintomas de desordem afetiva sazonal (SAD), ou a depressão de inverno.
Os níveis naturais da mesma caem lentamente com a idade. Alguns adultos mais velhos produzem muito pequenas quantidades da mesma ou nenhuma quantidade.
Por que a melatonina é utilizada como um suplemento dietético?
Suplementos de melatonina são por vezes utilizados para tratar jet lag ou problemas de sono (insônia). Os cientistas também estão pesquisando outras finalidades para o uso do suplemento, tais como:
- Tratamento de transtorno afetivo sazonal (SAD).
- Ajudar a controlar os padrões de sono para as pessoas que trabalham no período noturno.
- Prevenir ou reduzir os problemas com o sono e confusão após a cirurgia.
- Reduzir dores de cabeça cluster crônicas.
Tomar um suplemento de melatonina é seguro?
Na maioria dos casos, os suplementos de melatonina são seguros em doses baixas de utilização em curto e em longo prazo. Mas não se esqueça de conversar com seu médico antes de tomá-los.
Crianças e mulheres grávidas ou amamentando não devem tomar o suplemento sem falar com um médico primeiro.
A mesma tem efeitos colaterais. Mas que desaparecem quando você parar de tomar o suplemento.
Os efeitos secundários podem incluir:
- Sonolência.
- Baixa temperatura do corpo.
- Sonhos vívidos.
- Sensação de embriagues pela manhã.
- Pequenas alterações na pressão arterial.
Se o suplemento o faz se sentir sonolento, não dirija ou opere máquinas enquanto estiver tomando.
Durante exames de saúde, informe ao seu médico se estiver tomando o suplemento. E informe também ao seu médico se estiver tendo problemas para dormir (insônia), porque ela pode estar relacionada a um problema de saúde.
Em adultos, a dose tomada é de 0,2 mg a 20,0 mg, com base na razão para a sua utilização. A dose certa varia muito de uma pessoa para outra. Fale com o seu médico para saber a dosagem certa e para descobrir se vai ser bom para você.
Onde você pode encontrar suplemento de melatonina?
Você pode comprar o suplemento sem receita médica em lojas de alimentos naturais, farmácias e online. A melatonina só deve ser tomada em sua forma artificial. A forma natural que é extraída de secreção da glândula pineal de animais de grande porte é raramente utilizada.
Alguns alimentos que aumentam a produção de melatonina:
- Abacaxi
- Banana
- Laranja
- Aveia
- Milho Doce
- Arroz
- Tomate
- Cevada
Pesquisadores descobriram que o abacaxi, banana e laranja são capazes de aumentar a presença do suplemento de modo significativo. Abacaxis aumentaram a presença de aMT6s em mais de 266% enquanto as bananas aumentaram os níveis em mais de 180%. Laranjas aumentaram os níveis da mesma por cerca de 47%.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!