Na primavera quando as árvores começam a florescer e os nossos olhos começam a coçar, começamos a espirrar e tossir, tudo fica ruim. Mas conhecimento é poder, e entender suas alergias pode ajudá-lo a se defender. Aqui estão algumas perguntas e respostas que vão te ajudar.
1. Qual a diferença entre alergias de resfriado comum?
Um resfriado é causado por um vírus que ataca o corpo, sentimos partes congestionadas, febre baixa e às vezes uma tosse produtiva e expectoração amarela ou verde.
Uma alergia acomete nossa garganta, cabeça, orelhas, nariz e olhos; sentimos o restante de nosso corpo normal. O vírus ataca as nossas células brancas do sangue e nos faz sentir cansados e irritadiços, além de coceira e espirros com coriza no nariz e nos olhos.
2. E se nós nunca tivemos alergias antes?
As alergias podem começar em qualquer idade, por isso não se espante só porque você nunca teve alergias sazonais antes.
3. Então, qual melhor tratamento para essas alergias?
A rinite alérgica (o nome fantasia para alergias de primavera) é causada por pólen – flor de pólen, pólen de gramíneas, pólen de árvores, etc. A maneira mais eficaz para tratar este tipo de alergia é com medicamentos de farmácias anti-histamínicos.
Lembre-se que o pólen pode viver em sua pele, suas roupas e seus animais de estimação, por isso certifique-se de mudar suas roupas após passar uma tarde no parque. Se você está espirrando e seus olhos coçando, um chuveiro vai te ajudar. Se não melhorar a solução é uma pílula anti-histamínica e terá melhora acentuada.
Se você sofre de rinite alérgica sazonal, pode precisar de maior tempo de tratamento, fazer uso diário de medicamento, todas as manhãs durante a temporada.
4. Existe uma maneira de evitar que isso aconteça?
Há maneiras simples e eficazes, como usar um spray nasal pelo menos 3 meses antes do início da temporada. Esses sprays nasais com prescrição do seu médico. Os sprays nasais impedem que o pólen absorva na sua pele e diminui os sintomas. Para algumas pessoas isso é o suficiente, mas a maioria das pessoas vai exigir tratamentos frequentes.
5. E sendo mais sérias as alergias há risco de vida?
Todo mundo pergunta por que alergias do amendoim estão em ascensão. Existem muitas teorias em torno, mas nenhuma resposta exata. São as restrições que colocamos em mulheres grávidas? É a dieta de recém-nascidos? É o meio ambiente? Não existe resposta exata, mas sabemos que as alergias alimentares existem e sempre existirão e precisamos levá-las a sério.
Estas recomendações também são válidas para pessoas com alergias a animais, alergias graves com picada de abelha, etc.
Em termos de animais de estimação, existem várias raças de cães e gatos que são recomendados para pessoas severamente alérgicas. Verifique com seu veterinário.
6. Como são as reações alérgicas graves?
Quando o nosso corpo percebe um alergeno potencial, como uma picada de abelha, o nosso sistema imunológico cria uma defesa. Quando o corpo contatar o alergeno novamente, na maioria das vezes nosso sistema imunitário combate o alergeno eficazmente. No pequeno subconjunto de pessoas que têm reações alérgicas que ameaçam a vida, os seus sistemas imunitários liberam uma grande quantidade de histamina, que pode inchar as vias respiratórias de uma pessoa e parar a sua respiração.
Esteja seguro e preparado! As alergias estão em toda parte e vão permanecer. Assim, na próxima primavera, quando você sair de casa e começar a espirrar, saiba que é um reflexo do seu sistema imunológico saudável!