Óleo de Chia – Benefícios Para Saúde e Uso Culinário
Óleo de semente de Chia possui um sabor suave e oferece uma infinidade de benefícios para a saúde, razão pela qual quem se preocupa com a saúde está usando cada vez mais, tanto em cápsulas quanto na cozinha. Aqui estão algumas dicas e ideias sobre como usar este maravilhoso óleo nutriente, bem como uma visão geral dos benefícios mais importantes para saúde.
Óleo de chia na culinária
Óleo de Chia é um ingrediente ideal para molhos e saladas saudáveis. Aqui está uma receita básica baseada em salada de chia/vinagrete: coloque 1/4 xícara de vinagre de vinho branco, 3/4 xícara de óleo de chia, 2 colheres de chá de mostarda, 2 colheres de sopa de ervas frescas picadas, 1/4 colher de chá de sal e 1 colher de chá de pimenta do reino moída em um frasco de conservas.
Em seguida, coloque a tampa e agitar o frasco para misturar os ingredientes. E o vinagrete chia está pronto para ser usado sobre sua salada favorita.
Este maravilhoso óleo é uma excelente adição de saúde para todos os tipos de vitaminas, incluindo vitaminas de frutas e vitaminas verdes. Ele também tem benefícios para a saúde e ajuda a tornar as vitaminas mais lipossolúveis para seu corpo.
Muitas receitas de vitaminas usam ingredientes que contêm betacaroteno (como damascos) e vitamina K contida em legumes (como espinafre), mas nenhum betacaroteno nem vitamina K podem ser absorvidos sem gordura.
Como óleo de semente de chia possui um sabor neutro, ele pode ser utilizado em praticamente qualquer receita sem alterar o sabor do prato. Então, experimente! Tente adicionar na aveia, iogurte, ou sopas frias. Ele contém ácidos graxos que são sensíveis ao calor, e, portanto, não é adequado para cozinhar em panela.
Os benefícios do óleo de chia para saúde
Como todos os óleos vegetais, ele é altamente calórico (120 calorias em uma colher de sopa) e pode, portanto, contribuir para o ganho de peso quando consumidos em excesso.
No entanto, quando consumido com moderação, pode oferecer muitos benefícios de saúde graças ao seu perfil de nutrientes atraente: óleo de chia não contém colesterol nem sódio, e apenas traços de gorduras trans.
A maioria das gorduras que contém são ácidos gordos poli-insaturados (PUFA), e a sua PUFA dominante é o ácido alfa-linolênico. Alfa-linolênico, ALA ou, é um tipo de ômega-3 de ácido gordo que tem sido mostrado exercer numerosos efeitos positivos para a saúde.
O ácido graxo ômega-3 é essencial para boa saúde. Eles são altamente concentrados no cérebro e são particularmente importantes para a função cognitiva e comportamento.
As deficiências desses ácidos graxos essenciais podem aparecer como memória fraca, depressão, aumento da fadiga, má circulação, ou a pele seca e escamosa. As pessoas que não comem peixe (como pessoas que seguem uma dieta vegetariana) têm um risco maior de ter deficiência em ômega-3, e poderia, portanto, poderia ter bons benefícios com a adição de óleo de semente de chia em sua dieta.
Grandes evidências sugere que o ácido graxo ômega-3 pode fornecer proteção contra doenças cardiovasculares. Estes efeitos cardioprotetores têm sido associados, entre outras coisas, à capacidade de ômega-3 em prevenir a formação de coágulos de sangue e para reduzir a inflamação nas paredes das artérias.
Note, no entanto, que o óleo de semente de chia pode não ser adequado para as pessoas que estão tomando medicamentos para problemas cardiovasculares, por isso não deixe de conversar com seu médico antes de adicionar este óleo em sua dieta diária, se você estiver tomando qualquer medicação.
Devido às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, óleo de semente de chia está se tornando um suplemento nutricional cada vez mais popular entre as pessoas com problemas nas articulações. O ácido gordo ômega-3 responsável por estas propriedades anti-inflamatórias têm demonstrado redução na dor articular e melhora da mobilidade das articulações em doentes com artrite reumatoide.
Óleo de Chia vs. Sementes de Chia
Um dos principais benefícios do óleo de chia e sementes inteiras de chia é a palatabilidade. Você pode usá-los em praticamente qualquer prato, e seu paladar não vai mudar. Ele contém mais gorduras ômega-3 do que sementes inteiras.
Por outro lado, é rico em calorias e, como qualquer óleo, pode causar ganho de peso se consumidos em excesso. Também não fornece qualquer fibra ou hidratos de carbono e seu perfil de nutrientes é mais limitado do que o perfil de nutrientes de sementes inteiras de chia.
Assim, por uma questão de ter uma dieta equilibrada, melhor usar sementes inteiras. O sabor puro e textura única de sementes inteiras de chia não vai alterar o sabor de qualquer prato.