Osteoporose
O que é osteoporose?
A osteoporose, que significa “ossos porosos”, é uma condição que faz com que os ossos afinem gradualmente e enfraqueçam, deixando-os suscetíveis a fraturas. Cerca de 2 milhões de fraturas ocorrem a cada ano devido à osteoporose.
Apesar de que todos os ossos possam ser afetados pela doença, os ossos da coluna vertebral, quadril e braços são mais propensos a quebrar. Em pessoas idosas, fraturas do quadril podem ser particularmente perigosas porque a imobilidade prolongada necessária durante o processo de cura pode levar à formação de coágulos sanguíneos ou pneumonia, ambas as quais podem ter consequências fatais.
Dos cerca de 8,9 milhões de americanos afetados pela osteoporose, pelo menos, 80% são mulheres. Especialistas acreditam que as mulheres são mais suscetíveis porque seus ossos tendem a ser mais leves e menos densos e porque os corpos das mulheres passam mudanças hormonais após a menopausa que aceleram a perda de massa óssea.
O que causa a osteoporose?
Embora a causa exata da osteoporose seja desconhecido, o processo pelo qual o osso se torna poroso é bem compreendida. No início da vida, o osso é quebrado e substituído continuamente, um processo conhecido como remodelação óssea. A massa óssea geralmente começa a diminuir com a idade avançada, estilo de vida, alimentação, raça, sexo, etc.
A perda óssea começa geralmente em meados dos 30 anos. Os ossos começam a perder cálcio (o mineral que os tornam firmes) mais rápido do que possam se reconstruir. Menos remodelação óssea ocorre e os ossos começam a afinar.
Para as mulheres, a perda de densidade óssea acelera durante os primeiros cinco a sete anos após a menopausa e, em seguida, desacelera novamente. Os cientistas acreditam que este aumento rápido da perda óssea na pós-menopausa é causada por um declínio acentuado na produção de estrogênio no corpo.
Embora alguma perda de densidade óssea seja uma parte natural do envelhecimento, algumas mulheres estão em maior risco do desenvolvimento de ossos muito porosos e fraturas ósseas associadas à osteoporose.
Mulheres que são magras ou de pequena estrutura esquelética tem maior risco, assim como aqueles que fumam, bebem mais do que moderadamente ou tem estilo de vida sedentária.
Mulheres com histórico familiar de fratura de quadril e aquelas que tiveram seus ovários removidos, especialmente antes dos 40 anos, também são mais propensas à doença. Mulheres brancas asiáticas são mais frequentemente afetadas do que as mulheres afro-americanas e hispânicas.
Certas condições médicas aumentam a degradação do osso, tais como doença renal, síndrome de Cushing, tireoide ou paratireoide, também podem levar à osteoporose.
Os glicocorticoides, também conhecidos como esteroides aumentam a perda óssea. Os medicamentos anticonvulsivos e imobilidade prolongada devido à paralisia ou doença também pode causar perda óssea.