Paralisia do sono pode ser sintoma de um problema grave?
Os pesquisadores do sono concluíram que, na maioria dos casos, paralisia do sono é simplesmente um sinal de que seu corpo não está se movendo suavemente através dos estágios do sono. Raramente esta condição está ligada a graves problemas psiquiátricos subjacentes.
Ao longo dos séculos, os sintomas da paralisia do sono têm sido descritas de várias maneiras e muitas vezes atribuída a uma presença “mal”: demônios noturnos invisíveis, nos tempos antigos, a velha bruxa em Romeu e Julieta, de Shakespeare, e abdutores alienígenas.
Quase todas as culturas ao longo do tempo tiveram histórias de criaturas sombrias do mal que aterrorizam os seres humanos indefesos durante a noite. As pessoas têm buscado há tempos explicações para a paralisia do sono misterioso e os sentimentos de terror que acompanham.
O que é paralisia do sono?
A paralisia do sono é uma sensação de estar consciente, mas incapaz de se mover. Ela ocorre quando uma pessoa passa entre fases de vigília e sono. Durante estas transições, você pode ser incapaz de se mover ou falar por alguns segundos ou minutos. Algumas pessoas também podem sentir uma pressão ou sensação de asfixia.
A paralisia pode acompanhar outros distúrbios do sono como a narcolepsia. A narcolepsia é uma necessidade incontrolável de sono causado por um problema com a capacidade do cérebro para regular o sono.
Geralmente quando ocorre a paralisia do sono?
Geralmente ocorre em duas formas. Se ocorrer quando você estiver caindo no sono, é chamado de paralisia do sono hipnótico ou predormital. Se acontecer quando você está acordando, é chamado de paralisia do sono hipnopômpico ou posdormital.
O que acontece na paralisia do sono hipnótica?
Como você caiu no sono, seu corpo relaxa lentamente. Normalmente, você vai se tornando menos consciente para não notar a mudança. No entanto, se você permanecer ou tornar-se consciente ao adormecer, pode perceber que não pode se mover ou falar.
O que acontece na paralisia do sono hipnopômpica?
Durante o sono, seus suplentes corporais entre REM (movimento rápido dos olhos) e sono NREM (movimento ocular não rápido). Um ciclo de sono REM e NREM dura cerca de 90 minutos. NREM ocorre primeiro e leva até 75% do seu tempo total de sono. Durante o sono NREM, seu corpo relaxa e restaura-se. No final de NREM, o seu sono se desloca para REM. Os seus olhos se movem rapidamente e os sonhos ocorrem, mas o resto do seu corpo permanece muito descontraído. Seus músculos são “desligados” durante o sono REM. Se tomar conhecimento antes do ciclo REM terminar, você pode perceber que você não pode se mover ou falar.
Qual a probabilidade que temos em desenvolve paralisia do sono?
Até quatro em cada 10 pessoas pode ter paralisia do sono. Esta condição comum é muitas vezes notada pela primeira vez na adolescência. Mas os homens e mulheres de qualquer idade podem tê-lo. A paralisia do sono pode ser de ordem familiar.
Outros fatores que podem estar ligados à paralisia do sono incluem:
- A falta de sono.
- Mudanças no horário de sono.
- Condições mentais, como estresse ou transtorno bipolar.
- Dormir de costas.
- Outros problemas do sono, como narcolepsia ou cãibras noturnas nas pernas.
- O uso de certos medicamentos, tais como aqueles para ADHD.
- Abuso de substâncias.
Como é paralisia do sono diagnosticada?
Se você encontrar-se incapaz de se mover ou falar por alguns segundos ou minutos, quando adormecer ou acordar, então é provável que tenha a paralisia do sono recorrente. Muitas vezes não há necessidade de tratar esta condição.
Conte ao seu médico se você tem alguma destas preocupações:
- Sintomas de ansiedade.
- Sente-se muito cansado durante o dia.
- Dificuldade para relaxar e adormecer.
O seu médico pode solicitar-lhe exames para obter mais informações sobre a sua saúde do sono.
Qualquer um dos seguintes exames:
- Pedir-lhe para descrever seus sintomas e manter um diário de sono por algumas semanas.
- Discutir o seu histórico de saúde, incluindo os distúrbios do sono conhecidos ou qualquer história familiar de distúrbios do sono.
- Encaminhá-lo para um especialista do sono para posterior avaliação.
- Realizar estudos do sono durante a noite ou estudos de cochilos durante o dia para se certificar de que você não tem outro distúrbio do sono.
Como a paralisia do sono é tratada?
A maioria das pessoas não precisa de tratamento para a paralisia do sono. Tratar quaisquer condições subjacentes, como a narcolepsia pode ajudar se você estiver ansioso ou incapaz de dormir bem.
Estes tratamentos podem incluir o seguinte:
- Melhorar hábitos de sono – como ter certeza de dormir por seis a oito horas de sono por noite.
- Uso de medicação antidepressiva, se ele for prescrito para ajudar a regular os ciclos de sono.
- Tratar quaisquer problemas de saúde mental que podem contribuir para a paralisia do sono.
- Tratar quaisquer outros distúrbios do sono, tais como a narcolepsia ou cãibras nas pernas.
O que posso fazer sobre paralisia do sono?
Não há necessidade de temer os demônios noturnos ou sequestradores alienígenas. Se você tem paralisia do sono ocasional, você pode tomar medidas em casa para controlar esta desordem. Comece por ter certeza que você durma o suficiente. Faça o que puder para aliviar o stress em sua vida – especialmente antes de dormir. Experimente novas posições de dormir, se você dorme de costas. E não deixe de consultar um médico se a paralisia do sono se tornar rotineira e o impedir de obter uma boa noite de sono.
>>>> Veja Também <<<<
- Fim do ronco! O sonho de quem sofre de apneia do sono.
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!