O que é Paralisia Facial?
A paralisia facial é a perda do movimento facial por problemas nos nervos da face. Seus músculos faciais incham ou enfraquecem. Isso geralmente acontece em apenas um lado da face e as principais causas são:
- Infecção ou inflamação do nervo facial.
- Traumatismo craniano.
- Tumor na cabeça ou no pescoço.
- Acidente vascular cerebral.
Paralisia facial pode surgir repentinamente (no caso de paralisia de Bell, por exemplo) ou pode ocorrer gradualmente em longo período de meses (no caso de um tumor na cabeça ou pescoço). Dependendo da causa, a paralisia pode durar curto ou longo período.
O que causa paralisia facial?
Paralisia de Bell
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas, paralisia de Bell é a mais comum de acontecer. Todos os anos, 40.000 americanos sofrem paralisia facial súbita devido à paralisia de Bell. Esta condição faz com que os músculos de um lado da face paralise sensivelmente.
Ninguém sabe exatamente por que a paralisia de Bell ocorre. Pode estar relacionada com uma infecção viral do nervo facial. A boa notícia é que a maioria dos pacientes com paralisia de Bell se recupera completamente em cerca de seis meses.
Outras Causas
Outras causas de paralisia facial ou fraqueza incluem:
- Fratura de crânio ou lesão no rosto.
- Tumor na cabeça ou no pescoço.
- Acidente vascular encefálico.
- Infecção crônica do ouvido médio ou outras doenças dos ouvidos.
- Pressão alta.
- Doença de Lyme, uma doença bacteriana transmitida aos seres humanos por uma picada de carrapato.
- Síndrome de Ramsay-Hunt, uma infecção viral do nervo facial.
- Doenças auto-imunes tais como a esclerose múltipla, que afeta o cérebro e medula espinal, e síndrome de Guillain-Barre, que afeta o sistema nervoso
- Alguns bebês podem ter paralisia facial temporária ao nascer. No entanto, 90 % dos bebês com este tipo de lesão recuperam-se completamente sem tratamento. Qualquer um pode ter paralisia facial no nascimento devido a certas síndromes congênitas, como a síndrome de Moebius e síndrome de Melkersson-Rosenthal.
Quais são os sintomas de paralisia facial?
Paralisia facial causa grande impacto na qualidade de vida da pessoa. A mesma pode ter baixa auto-estima e se sentir constrangida. Além disso, paralisia facial pode causar:
- Dor facial.
- Dores de cabeça ou tonturas.
- Dores de ouvido, em um ou ambos os ouvidos e sensibilidade ao som.
- Dificuldade em falar.
- Incapacidade de expressar emoções.
- Dificuldade em comer ou beber.
- Excesso de saliva (babar).
- Espasmos musculares.
- Lacrimejamento do olho.
- Secura dos olhos e da boca.
Os pacientes afetados que não são capazes de fechar o olho terá de tomar cuidado extra para ajudar a prevenir danos duradouros ao olho.
Como paralisia facial é diagnosticada?
Conte todos os seus sintomas ao seu médico, e compartilhe informações sobre quaisquer outras condições ou doenças que você pode ter.
Seu médico também pode pedir-lhe para tentar movimentar seus músculos faciais, levantando a sobrancelha, fechando seus olhos, sorrindo e franzindo a testa. Testes como eletromiografia (que verifica a integridade dos músculos e os nervos que os controlam), exames de imagem e exames de sangue pode ajudar o médico descobrir a causa da sua paralisia.
Como Paralisia Facial é tratada?
Paralisia de Bell
A American Academy of Otolaryngology estima que cerca de 85 % das pessoas com paralisia de Bell se recuperarão por conta própria, com ou sem tratamento. No entanto, estudos têm mostrado que tomar esteróides orais (como a prednisona) e medicamentos antivirais imediatamente pode ajudar a aumentar suas chances de recuperação completa. A fisioterapia também pode ajudar a fortalecer os músculos e evitar danos permanentes.
Para aqueles pacientes que não se recuperarem completamente, a cirurgia estética pode ajudar corrigir as pálpebras para fechar totalmente livrando-se de ter o sorriso torto.
Outras Paralisias Faciais
Paralisia facial devido a outras causas pode ser resolvida com cirurgia para reparar ou substituir nervos ou músculos danificados, ou para remover tumores. Pequenos pesos também podem ser colocados cirurgicamente dentro da pálpebra superior para ajudá-la fechar.
Alguns pacientes podem apresentar movimentos musculares descontrolados, além da paralisia. As injeções de Botox que congelam os músculos, bem como fisioterapia, podem ajudar.
Cuidados com os olhos
O maior perigo da paralisia facial é a possibilidade de causar danos aos olhos. Muitas vezes impede uma ou ambas as pálpebras de fechar totalmente. Quando o olho não pode piscar normalmente, a córnea pode secar, e partículas podem entrar e danificar o olho.
Os pacientes com paralisia facial devem usar lágrimas artificiais ao longo do dia e aplicar um lubrificante durante a noite. Eles também podem precisar usar uma câmara especial úmida para manter o olho úmido e protegido.
Quais são as perspectivas para quem teve a condição?
Embora possa demorar seis meses ou mais para se recuperar da paralisia de Bell, a maioria das pessoas vai se recuperar completamente, com ou sem tratamento.
Infelizmente, mesmo com cirurgia, alguns casos nunca desaparecem completamente. Para esses pacientes, fisioterapia e cuidados com os olhos podem ajudar a evitar mais danos e melhorar a qualidade de vida.