Perda Auditiva Pode Estar Ligada ao Declínio Mental
Problemas de audição
Perda de audição representa mais do que apenas dificuldade em ouvir sons. Ela pode levar ao isolamento social e depressão. Um novo estudo sugere que a perda auditiva pode também ser ligada à perda de memória e habilidades de pensamento.
Em um estudo descobriram que declínios em habilidades de pensamento aconteceram mais rápidos durante um período de seis anos entre as pessoas com perda auditiva do que entre aqueles sem perda.
Entre os quase 2.000 voluntários, todos acima dos 70 anos, aqueles com perda de audição também estão propensas a desenvolver “déficit cognitivo”, definida como uma redução substancial na pontuação em um teste chave chamado Exame do Estado Mini-Mental Modificado.
Os pesquisadores estimaram que fosse necessário um deficiente auditivo idoso pouco menos de oito anos, em média, para desenvolver transtorno cognitivo em comparação com 11 anos para aqueles com audição normal.
Esta não é a primeira vez que os pesquisadores têm explorado possíveis conexões entre perda auditiva e função do cérebro. Alguns concluíram que enquanto outros não encontraram nenhuma ligação entre perda auditiva e habilidades de pensamento. Os pontos fortes deste estudo em comparação com os anteriores são:
- Incluir os idosos que tiveram testes normais de memória e pensamento no início.
- Todos os voluntários tiveram testes auditivos padronizados realizados por profissionais.
- foram usados os mesmos métodos para testes de audição e função do cérebro ao longo do estudo.
Tenha em mente que este novo estudo mostra uma associação. Isso não prova que a perda auditiva provoca um declínio na habilidade de pensamento.
O trabalho também levanta uma questão enorme: perda auditiva pode prevenir ou retardar o tratamento de um declínio relativo à idade na função cerebral?
Qual é a conexão?
Se as habilidades auditivas e de pensamento são verdadeiramente conectado, há várias razões plausíveis que poderiam ser assim.
A perda auditiva pode levar a um maior isolamento social, algo que as pessoas mais velhas já são propensas, e isolamento social é um fator de risco definido para o prejuízo cognitivo e demência.
Como a deficiência visual, audição diminuída pode levar a uma menor estimulação do cérebro, outro fator de risco para um declínio nas habilidades de pensamento.
Verifique a sua audição
Até dois terços dos adultos com mais de 70 têm alguma perda auditiva. Os médicos não costumam buscar por esse problema, por isso pode ser que você tenha que pesquisar para identificá-lo. Mesmo porque, muitas vezes vem devagar, você pode não estar consciente que você está tendo um problema.
Uma resposta “sim” a três ou mais das perguntas abaixo, do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação, sugere que é uma boa ideia para falar com seu médico. Ele poderá encaminhá-lo para um teste de audição formal.
- Você tem problema de audição para falar ao telefone?
- Você tem dificuldade para entender a conversa quando duas ou mais pessoas estão falando ao mesmo tempo?
- As pessoas queixam-se que você aumenta o volume do rádio ou da televisão?
- Você tem que se esforçar para entender uma conversa?
- Você tem dificuldade de entendimento quando há um fundo ruidoso?
- Você pede às pessoas para repetir o que lhe foi dito?
- Muitas pessoas com quem você fala parecem murmurar ou não falar claramente?
- Você não compreende o que os outros estão dizendo e responde de forma inadequada?
- Você tem dificuldade para entender a fala de mulheres e crianças?
- Será que as pessoas ficam irritadas por você não entender o que eles disseram?