Causas de pneumonia
Os vírus, bactérias, fungos, ou (em casos raros), parasitas ou outros organismos pode causar pneumonia.
Na maioria dos casos, o organismo específico (tais como bactérias ou vírus), não pode ser identificado mesmo com teste. Quando um organismo é identificado, é geralmente a bactéria Streptococcus pneumoniae.
Os vírus tais como influenza A (vírus da gripe) e vírus sincicial respiratório (RSV), podem ser causadores da doença.
Em pessoas que tenham distúrbios do sistema imunológico, a doença pode ser causada por outros organismos, incluindo algumas formas de fungos, como Pneumocystis jiroveci (anteriormente chamado Pneumocystis carinii). Este fungo provoca frequentemente pneumonia em pessoas que têm AIDS. Alguns médicos podem sugerir um teste de HIV, se eles acharem que o Pneumocystis jiroveci está causando a pneumonia.
Como se pega uma pneumonia?
- Levar partículas de ar infectado ao pulmão pele respiração.
- Inalar certas bactérias pelo nariz e garganta levando-o aos seus pulmões. Isto geralmente ocorre durante o sono.
- Durante ou após uma infecção respiratória superior viral, tal como um resfriado ou influenza (gripe).
- Uma complicação de uma doença viral, tais como sarampo ou varicela.
- Sucos gástricos ou vomito pode ir para os pulmões e causar pneumonia aspirativa. Isso pode acontecer quando uma pessoa estiver em uma condição médica que afeta sua capacidade de engolir, como um acidente vascular cerebral.
- Nariz e garganta de uma pessoa saudável, muitas vezes contêm bactérias ou vírus que causam pneumonia. Também pode se desenvolver quando estes organismos se espalharem para seus pulmões, enquanto seus pulmões são mais susceptíveis de serem infectados. Os exemplos de momentos em que isso pode acontecer são durante ou logo após um resfriado ou se você tiver uma doença crônica, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
- Você pode contrair pneumonia em sua vida diária, tais como na escola ou no trabalho (pneumonia associada à comunidade) ou quando você está em um hospital ou casa de repouso (pneumonia associada à assistência médica). O tratamento pode ser diferente em pneumonia associada aos cuidados de saúde, porque as bactérias causadoras da infecção nos hospitais podem ser diferentes daquelas contraída na comunidade. Este tópico se concentra em pneumonia associada à comunidade.
Tipos de Pneumonia:
Pneumonia bacteriana
Os sintomas da pneumonia causada por bactérias em pessoas saudáveis com idade inferior a 65 anos geralmente vêm de repente. Eles muitas vezes começam durante ou após uma infecção respiratória superior, como a gripe ou um resfriado.
Os sintomas podem incluir:
- Tosse, produzindo frequente muco, também chamados de expectoração. Muco pode ser oxidado, verde ou sanguinolento
- Febre, o que pode ser menos comum em adultos mais velhos
- Calafrios
- Respiração rápida, muitas vezes superficial, e a sensação de estar com falta de ar
- Dor torácica que é muitas vezes agravada pela tosse ou respiração
- Batimento cardíaco rápido
- Sentindo-se muito cansado ou fraco
- Náusea e vomito
- Diarreia
Pneumonia Não Bacteriana
Os sintomas da pneumonia não causada por bactérias podem surgir de forma gradual e muitas vezes não são tão ruim ou tão óbvio como os sintomas da pneumonia bacteriana. Muitas pessoas não sabem que têm pneumonia não bacteriana, porque não sentem nenhum sintoma.
Os sintomas podem incluir:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar
- Pouco muco ao tossir
Em adultos mais velhos e crianças
Os adultos mais velhos podem ter diferentes, menos, ou mais sintomas leves, tais como não ter febre ou ter uma tosse sem muco (a tosse seca ou não produtiva). O principal sinal de pneumonia em adultos mais velhos pode ser uma mudança na forma como eles pensam claramente (confusão ou delírio) ou quando uma doença pulmonar que eles já têm piora.
Nas crianças, os sintomas podem depender da idade:
Em crianças menores de 1 mês de idade, os sintomas podem incluir ter pouca ou nenhuma energia (letargia), má alimentação, grunhidos ou febre.
Em crianças maiores, os sintomas de pneumonia são muitas vezes o mesmo que em adultos. O seu médico irá procurar por sinais como tosse e uma frequência respiratória mais de 60 respirações por minuto.
Algumas condições com sintomas semelhantes aos da pneumonia incluem bronquite, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e tuberculose.
Tratamentos:
A pneumonia bacteriana
Os médicos usam antibióticos para tratar pneumonia causada por bactérias, a causa mais comum da doença. Os antibióticos têm uma alta taxa de cura para pneumonia.
O seu médico irá escolher o seu antibiótico com base em uma série de coisas, incluindo sua idade, seus sintomas e gravidade, e se você precisa ir para o hospital. O número de dias que deve tomar antibióticos depende do seu estado geral de saúde, a gravidade da pneumonia e do tipo de antibiótico que está tomando.
A maioria das pessoas sente alguma melhora dos sintomas em 2 a 3 dias. A menos que você piore durante este tempo, o seu médico normalmente não irá alterar o seu tratamento por pelo menos 3 dias.
Iniciar com antibióticos logo após contrair pneumonia pode ajudar a recuperar mais rapidamente.
Se não houver melhora ou se os sintomas se agravarem, você pode precisar de exame de cultura e um teste de sensibilidade. Estes testes ajudam a identificar a bactéria que está causando os sintomas. Estes testes também ajudam o médico a descobrir se a bactéria é resistente ao antibiótico que está usando.
Provavelmente você não terá que ir para o hospital, a menos que:
- Tenha mais de 65 anos.
- Tenha outros problemas de saúde, tais como DPOC, insuficiência cardíaca, asma, diabetes, insuficiência de longa duração (crônica) renal, ou doença hepática crônica.
- Não possa cuidar de si mesmo ou não ser capaz de dizer a ninguém se os seus sintomas pioraram.
- Ter doença grave que reduz a quantidade de oxigênio em seus tecidos.
- Alguma dor no peito causada pela inflamação do revestimento do pulmão (pleurisia) e não ser capaz de tossir de forma eficaz para limpar o muco de seus pulmões.
- Estar sendo tratado fora de um hospital e não estar melhorando (como se a falta de ar não melhorar).
- Se não for capaz de engolir os medicamentos então você precisa toma-los através de uma veia (intravenosa).
Há uma série de passos que você pode tomar para ajudar a evitar contrair pneumonia.
- Pare de fumar. É mais provável contrair pneumonia se você for um fumante.
- Evite contato com pessoas infectadas.
- Fique longe de pessoas que têm constipações, gripe, ou outras infecções do trato respiratório.
- Se você ainda não teve sarampo ou varicela, ou se você não tomou vacinas contra essas doenças, evite contatos com pessoas que estão infectadas.
- Lave as mãos frequentemente. Isto ajuda a impedir a propagação de vírus e bactérias causadores da doença.
Vacinação
Crianças recebem a vacina pneumocócica conjugada (PCV) como uma vacinação de rotina. Os adultos mais velhos (65 anos ou mais de idade), as pessoas que fumam, e as pessoas que têm alguma doença (crônica) também precisam da vacina pneumocócica. Dependendo da idade e outras coisas, os adultos podem obter PCV ou a vacina polissacarídica pneumocócica (PPSV). Alguns adultos precisam de ambos os tipos.
A vacina pneumocócica pode não prevenir a pneumonia. Mas ela pode impedir algumas complicações graves de pneumonia, como infecção na corrente sanguínea (bacteremia) ou em todo o corpo (septicemia), em adultos jovens e aqueles com mais de 55 anos de idade que têm um sistema imunológico saudável.
Outras vacinas podem prevenir doenças comuns que levam, por vezes, a pneumonia, tais como:
Sarampo. A vacinação em crianças contra o sarampo pode evitar a maioria dos casos de sarampo. Adultos podem precisar ser vacinados contra o sarampo, caso não tenham tido a doença ou não foram vacinados durante a infância.
Influenza. A vacina contra a gripe anual pode mantê-lo imune de contrair a gripe. A gripe pode muitas vezes levar a pneumonia, especialmente em idosos ou em pessoas com outras doenças crônicas. Você pode obter a vacina contra a gripe, ao mesmo tempo em que a vacina pneumocócica.
Catapora. A dose contra varicela (varicela-zoster) pode prevenir a maioria dos casos de pneumonia causada pelo vírus que causa a varicela. Considere tomar uma dose se você estiver com mais de 13 anos e não teve catapora.
Obs.: Artigo meramente informativo. Qualquer dúvida, consulte um médico.
>>>>Links Úteis<<<<
- Remédios naturais que ajudarão curar sinusite.
- Causas, sintomas e tratamentos para bronquite.
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.