Queda de Cabelo Feminino, Causas e Tratamento
Hormonal
A diminuição do hormônio diidrotestosterona (DHT) causa queda de cabelo feminino, um derivado do hormônio masculino testosterona é o inimigo dos folículos pilosos. Esta ação simples é a causa de muitos tipos de perda de cabelo.
Alopecia androgenética, comumente chamado de calvície, masculino ou feminino, foi apenas parcialmente compreendida até as últimas décadas. Por muitos anos, os cientistas pensavam que a alopecia androgenética era causada pela predominância do hormônio sexual masculino, a testosterona, que as mulheres também têm em quantidades vestigiais em condições normais. Enquanto a testosterona está no cerne do processo de calvície, e não o DHT como se pensava ser o principal culpado.
O processo hormonal de testosterona em DHT de conversão, o qual, em seguida, prejudica os folículos pilosos, ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Em condições normais, as mulheres têm uma fração diminuta do nível de testosterona em relação aos homens, mas mesmo um nível menor pode desencadear a perda de cabelo em mulheres.
Os níveis podem subir ao normal e ainda ser um problema se você tem o tipo de química do corpo que é excessivamente sensível a seus níveis regulares de produtos químicos, incluindo hormônios.
Hormônios são cíclicas. Os níveis de testosterona em alguns homens caem 10 % a cada década após os trinta anos. Níveis hormonais femininos diminuem com a aproximação da menopausa e cai acentuadamente durante a menopausa e além.
A seguir estão as causas mais comuns de perda de cabelo das mulheres:
Alopecia androgênica
A maioria das mulheres com alopecia androgênica difusa tem desbaste em todas as áreas do couro cabeludo. Homens, por outro lado, raramente têm afinamento difuso, mas em vez disso têm padrões mais distintos de calvície.
Algumas mulheres podem ter uma combinação de dois tipos de padrão. Alopecia androgênica nas mulheres é devido à ação dos androgênios, hormonas masculinas que se encontram tipicamente presentes em apenas pequenas quantidades.
Alopecia androgenética pode ser causada por uma variedade de fatores vinculados às ações de hormônios, incluindo, cistos ovarianos, a tomada de alta andrógena, pílulas anticoncepcionais, gravidez e menopausa.
Assim como nos homens o hormônio DHT parece ser, pelo menos parcialmente, o culpado na miniaturização dos folículos pilosos em mulheres que sofrem com a calvície feminina. A hereditariedade desempenha um fator importante na doença.
Eflúvio telógeno
Quando seu corpo passa por um trauma, como o nascimento de um filho, desnutrição, uma infecção grave, cirurgia de grande porte, ou estresse extremo, muitos dos 90% ou mais do cabelo na fase anágena (crescimento) ou fase catágena (repouso) pode mudar tudo de uma só vez para a fase (telógeno) queda.
Cerca de 6 semanas a três meses após o evento estressante é geralmente quando o fenômeno chamado eflúvio telógeno pode começar. É possível perder punhados de cabelo nesse período ao desabrochar o eflúvio telógeno.
Para algumas mulheres, no entanto, eflúvio telógeno é uma doença crônica misteriosa e pode persistir por meses ou mesmo anos, sem qualquer acontecimento de quaisquer fatores desencadeantes ou estressores.
Eflúvio Anágeno
Eflúvio anágeno ocorre após qualquer insulto ao folículo piloso que prejudica sua mitótica ou atividade metabólica. Esta perda de cabelo é comumente associada à quimioterapia.
A quimioterapia tem como alvo as células cancerosas que se reproduzem rapidamente no seu corpo, porem os folículos pilosos na fase de crescimento (anágena), também são afetados. Logo após a quimioterapia, aproximadamente 90% ou mais cabelos podem cair.
O achado característico no eflúvio anágena é a fratura crônica dos fios de cabelo. A haste do cabelo se estreita, como resultado de danos para a matriz. Eventualmente, o eixo de fraturas no local de estreitamento é que provoca a perda de cabelo.
A alopecia por tração
Esta condição é causada por trauma localizado nos folículos pilosos de penteados apertados que puxam o cabelo ao longo do tempo. Se a condição for detectada precocemente, o cabelo vai crescer. Tranças, rabos de cavalo apertados, e as extensões são as causas mais comuns.