O que é spirulina?
Spirulina é uma alga azul-verde mais conhecida como um suplemento dietético popular. Ela é cultivada comercialmente e podem ser encontrado em forma de pílula, pó e de comprimidos.
É incrivelmente bom para a saúde em geral e contém nutrientes que podem ter efeitos poderosos sobre nosso corpo e cérebro.
Spirulina para que serve?
Aqui estão 10 benefícios de saúde baseadas em estudos.
1 – É extremamente rica em muitos nutrientes
Essa alga cresce tanto em água doce como em salgada. É um tipo de bactéria chamada cianobactéria, também conhecida como algas verde-azuladas.
Assim como as plantas, as cianobactérias podem produzir energia a partir da luz solar, através do processo chamado fotossíntese.
Spirulina já era consumida pelos astecas na antiguidade, mas voltou a ser popular quando a Nasa propôs que a mesma poderia ser cultivada no espaço e usado pelos astronautas.
Uma dose padrão diária de Spirulina é de 1 a 3 gramas, mas tem sido usadas doses de até 10 gramas por dia com eficácia.
É muito impressionante seu valor nutritivo, uma única colher de sopa (7 gramas) de pó seco contém:
– Proteína: 4 gramas.
– Vitamina B1 (Tiamina): 11% do RDA.
– Vitamina B2 (Riboflavina): 15% do RDA.
– Vitamina B3 (niacina): 4% da RDA.
– Cobre: 21% do RDA.
– Ferro: 11% do RDA.
Contém também grandes quantidades de magnésio, potássio e manganês, e pequenas quantidades de quase todos os outros nutrientes que precisamos.
Isso tudo com apenas 20 calorias e 1,7 gramas de carboidratos de fácil digestão. Grama por grama, isso significa que a spirulina pode ser literalmente o alimento mais nutritivo do planeta.
Uma colher de sopa de spirulina contém uma pequena quantidade de gordura (cerca de 1 grama), incluindo ambos os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3.
A qualidade de proteína é considerada excelente, comparável aos ovos. E também contém todos os aminoácidos essenciais que precisamos. Afirma-se frequentemente que a spirulina contém vitamina B12, mas isso é falso. Ela contém pseudovitamina B12, que não é considerado eficaz em humanos.
2 – Poderoso antioxidante e propriedades anti-inflamatórias
O dano oxidativo pode prejudicar o nosso DNA e células. Este dano pode conduzir a inflamação crônica, o que contribui para o câncer e outras doenças.
Spirulina é uma fantástica fonte de antioxidantes, que podem proteger contra danos oxidativos. O principal componente ativo é chamado ficocianina. Esta substância antioxidante é que dá a spirulina sua cor azul-verde original.
Ficocianina pode combater radical livre e inibir a produção de moléculas inflamatórias, proporcionando antioxidante impressionante e efeitos anti-inflamatórios.
3 – Pode diminuir os níveis de LDL e triglicerídeos
Doenças cardíacas são atualmente os maiores assassinos do mundo. Sabe-se que muitos fatores mensuráveis, denominados fatores de risco, estão ligados ao aumento do risco de doença cardíaca.
Como se constata, spirulina tem efeitos benéficos sobre muitos deles. Por exemplo, pode reduzir o colesterol total, colesterol LDL e triglicérides e aumentar o HDL (o “bom”) colesterol.
Num estudo com 25 pessoas com diabetes do tipo 2, 2 gramas por dia de Spirulina melhorou significativamente os marcadores.
Outro estudo em pessoas com níveis elevados de colesterol, um grama de Spirulina por dia baixou de 16,3% para 10,1 % seus níveis de triglicérides por LDL.
Vários outros estudos demonstraram efeitos favoráveis, mas com doses mais elevadas de 4,5 a 8 gramas por dia.
4 – Protege o colesterol LDL de se tornar oxidado
Estruturas gordas no organismo são susceptíveis ao dano oxidativo. Isto é conhecido como a peroxidação lipídica, o que é conhecido por ser um motor essencial de muitas doenças graves.
Por exemplo, um dos passos chave na via para a doença do coração é lipoproteína LDL é a oxidação no sangue.
Curiosamente, os antioxidantes da Spirulina parecem ser particularmente eficaz na redução da peroxidação lipídica. Isto tem sido demonstrado inúmeras vezes em ambos os estudos em seres humanos e animais.
Em um estudo com 37 indivíduos com diabetes tipo 2, 8 gramas de spirulina por dia reduziu significativamente os marcadores de dano oxidativo. Além do aumento dos níveis de enzimas antioxidantes no sangue.
5 – Contêm propriedades anticâncer
Algumas evidências sugerem que spirulina pode ter propriedades anticâncer, em especial câncer bucal. Por exemplo, alguns estudos em animais mostram que ela pode reduzir a ocorrência de câncer e o tamanho de tumores já existentes.
Estudados sobre câncer oral, analisou os efeitos da spirulina em 87 pessoas da Índia com lesões pré-cancerosas chamadas OSMF na boca.
Após usarem 1 grama por dia, durante um ano, 45% do grupo tiveram cura completa das lesões na boca, em comparação com apenas 7% do grupo de controlo. Quando pararam de tomar a spirulina, quase metades destas pessoas desenvolveram novamente as lesões no ano seguinte.
Em outro estudo com 40 pacientes com lesões pré-cancerosas OSMF, 1 grama de spirulina por dia levou a maior melhora dos sintomas do que o medicamento pentoxifilina.
6 – Reduz a pressão arterial
A pressão arterial elevada é um importante fator de muitas doenças mortais. Isso inclui ataques cardíacos, derrames e doenças renais crônica.
Só um grama de Spirulina é ineficaz, estudos mostram que uma dose de 4 a 5 gramas por dia reduz a pressão arterial em indivíduos com níveis normais de pressão arterial.
Isto ocorre pelo aumento da produção de óxido nítrico, uma molécula de sinalização que ajuda relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.
7 – Melhora os sintomas da rinite alérgica
A rinite alérgica é caracterizada por inflamação das vias nasais. É desencadeada por alérgenos ambientais, tais como o pólen, pêlos de animais e poeira.
Spirulina é um tratamento popular alternativa para os sintomas da rinite alérgica e há evidências de que pode ser eficaz. Em um estudo com 127 pessoas com rinite alérgica, 2 gramas por dia reduziu dramaticamente os sintomas como coriza nasal, espirros, congestão nasal e prurido.
8 – Eficaz contra anemia
Existem muitas formas diferentes de anemia. A mais comum é caracterizada por uma redução da hemoglobina ou células vermelhas no sangue. A anemia é bastante comum em idosos, levando a sentimentos prolongados de fraqueza e fadiga.
Num estudo com 40 pessoas idosas com histórias de anemia, a suplementação de Spirulina aumentou o nível de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. A função imunológica também melhorou.
No entanto, este é apenas um estudo, mais pesquisas são necessárias antes que quaisquer recomendações sejam feitas.
9 – Melhora a força e resistência muscular
Dano oxidativo induzido pelo exercício é um dos principais contribuintes para a fadiga muscular. Certos alimentos vegetais têm propriedades antioxidantes que podem ajudar os atletas e indivíduos fisicamente ativos minimizar esse dano.
Spirulina parece ser benéfica, alguns estudos mostraram melhora da força muscular e resistência física. Em dois estudos, mostrou aumento da resistência, aumentando significativamente o tempo que levou para que as pessoas voltassem a sentir fadiga.
Outro estudo com atletas universitários constatou que a suplementação de spirulina aumentou a força muscular, mas não teve qualquer efeito sobre a resistência.
10 – Ajudar a controlar o açúcar no sangue
Estudos em animais mostraram que a spirulina pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue. Em alguns casos, ela teve melhor desempenho que drogas populares para diabetes, incluindo metformina.
Há também alguma evidência de que a Spirulina pode ser eficaz em seres humanos. Em um estudo com 25 pacientes com diabetes tipo 2, 2 gramas de spirulina levaram a uma impressionante redução nos níveis de açúcar no sangue.
HbA1c, um marcador dos níveis de açúcar no sangue de longo prazo, a diminuição de 9% a 8%, o que é considerável. Estudos estimam que a redução de 1% no marcador pode diminuir o risco de morte relacionada com a diabetes em 21%.
No entanto, este estudo foi pequeno e durou apenas 2 meses, sendo assim, é preciso outras pesquisas com duração mais prolongadas.
11 – Outros
Spirulina também pode ter outros efeitos benéficos, tais como ajudar a “desintoxicar” o arsênio, metais pesados do corpo.
No final do dia, a Spirulina é extremamente saudável. É um dos poucos “SuperAlimentos” que são, na verdade, digno desse termo.