Com a correria do dia a dia, deixamos de nos preocupar com a alimentação e muitas vezes optamos pelo que é mais fácil e está ao nosso alcance. No entanto, uma vida saudável requer um pouco de esforço e disciplina. É prático frequentar fast foods e lanchonetes quando se tem que voltar rapidamente ao trabalho. Entretanto, esse não é um bom exemplo para nossas crianças.
Desde pequenos, o ideal é acostumar nossos filhos com um ritmo alimentar nutritivo para beneficiar seu crescimento e desenvolvimento. Assim, eles vão crescendo e se adaptando ao paladar das frutas e verduras que geralmente são os grandes vilões. Nada de doces e salgadinhos em excesso. Refrigerante e sucos em caixa? Nem pensar!
Seguem alguns super alimentos importantes para a nutrição dos pequenos:
CEREAIS: são simples e práticos, mantêm o nível de açúcar no sangue, reduzindo significativamente as chances de obesidade. Os grãos também têm sido associados com o prolongamento da vida, reduz o risco de desenvolvimento de tumores, diabetes e outras doenças crônicas.
NOZES: ricas em ácidos graxos e ômega 3 que são cruciais para o desenvolvimento do cérebro e melhora do sistema imunológico e cardiovascular, além de uma grande porcentagem de melatonina, que ajuda as crianças a ter um sono de qualidade.
MIRTILOS: uma grande quantidade contém polifenóis, com propriedades antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e reduzem a inflamação. Além disso, reduzem as tendências genéticas para o desenvolvimento de tumores.
ABACATE: ajuda na absorção de nutrientes, possui grande quantidade de antioxidantes, mantém o bom colesterol e fornece energia.
BRÓCOLIS: ajuda a combater inflamações, fortalecer os ossos, manter o sistema nervoso saudável e auxilia na digestão.
ESPINAFRE: contém uma grande porcentagem de antioxidantes que protegem a pele dos danos e têm impacto na melhoria da imunidade. Possui um índice elevado de vitamina K e magnésio, elementos relacionados diretamente à qualidade dos ossos.
CENOURA: rica em vitamina A, importante para saúde dos olhos e da pele. Para aproveitar o betacaroteno, sirva cozida e com azeite.
Sabemos que é difícil convencer os pimpolhos a seguir o cardápio ideal, principalmente aqueles que não são bons de garfo. Por isso, use a criatividade e seja o primeiro a dar o bom exemplo, servindo uma dieta balanceada e saudável para o bem-estar deles em todas as fases da vida.