A vasectomia é um método de esterilização masculina, onde são cortados dois canos do interior do escroto, de modo que sua parceira não poderá mais engravidar.
O procedimento, que pode ser feito em um consultório médico sem precisar de anestesia geral, por um médico urologista, dura em torno de 30 minutos e não é necessário internação.
Vasectomia é um procedimento eficaz?
É quase 100% eficaz. Mesmo depois de confirmada a ausência de espermatozoides no espermograma o risco de gravidez é de 1 em 2000.
Tenha em mente que ainda pode haver espermatozoides logo após uma vasectomia. Então não se esqueça de fazer um teste que verifica a existência de espermatozoides para saber quando você pode parar de usar outro método de controle de natalidade para o caso.
Como é feito uma vasectomia?
O cirurgião faz um pequeno corte na parte superior do escroto, sob o pênis, em seguida, corta laços ou bloqueia o canal deferente. Você vai ter seus cortes cirúrgicos costurados e voltar para casa imediatamente.
Alguns médicos fazem a vasectomia sem bisturi, usa apenas pequenos buracos em vez de cortes que não requer pontos.
Quais cuidados devem ser tomados após uma vasectomia?
Provavelmente vai sentir dor por alguns dias. Você deve descansar por pelo menos 1 dia. Mas só vais se recuperar completamente em 5 dias. Muitos homens passam pelo procedimento em uma sexta-feira e volta ao trabalho na segunda-feira.
Quanto tempo depois de realizar de realizar o procedimento pode ter relações sexuais?
Uma semana, e usar o controle de natalidade até obter um teste que mostra total ausência de espermatozoides. Você pode fazer este teste depois de ter 10-20 ejaculações após a vasectomia.
Se os resultados mostrarem que ainda há espermatozoides em seu sêmen, o médico irá marcar uma nova data para voltar e fazer o teste novamente. Essa é a única maneira para saber se você está seguro.
Casa haja arrependimento é possível reverter a vasectomia?
Em alguns casos é possível. Mas inverter uma vasectomia não é fácil e nem sempre funciona. Por isso, é necessário pensar muito bem antes de fazer a vasectomia, pois é um método definitivo de esterilização.
Existem alguns efeitos colaterais?
O procedimento é muito seguro. As complicações não são comuns, mas se acontecer, eles podem incluir inchaço, nódoas negras, inflamação e infecção. Estes quase nunca são graves, mas informe o seu médico se tiver sintomas.
O procedimento não irá afetar seu nível de testosterona, ereções, libido, desejo sexual ou qualquer outra parte da sua vida sexual.
Será que uma vasectomia aumentará o risco de câncer da próstata?
A pesquisa sobre isso é mista. Estudos sugerem que homens que fazem esse procedimento podem ser ligeiramente mais propensos do que outros homens a obter o câncer de próstata, mas outros estudos não encontraram tal ligação.
Os resultados mais recentes mostram que a vasectomia não aumenta o risco de um homem contrair câncer da próstata, e que essa preocupação não deve ser uma razão para não realizar o procedimento.
A vasectomia pode proteger contra as DSTs?
Não. Você ainda vai precisar usar preservativos para a melhor proteção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!