Como é a dieta das sementes?
Que as sementes como: chia, arroz selvagem abóbora, romã, quinoa, linhaça, girassol e gergelim fazem bem para a saúde, todo mundo já sabe. Porém, o que poucos sabem é o efeito emagrecedor que algumas delas possuem, elas têm propriedades que ajudam o corpo a eliminar a gordura excedente, ajudando-o a perder os quilinhos indesejados. Sendo assim, conheça a dieta das sementes e consiga o corpo perfeito ganhando muita saúde.
Como as sementes são ricas em fibras, formam uma massa ao chegarem ao estômago. Por isso, tomam boa parte do espaço estomacal, deixando-o com a sensação de saciedade por mais tempo. Desse modo, sentimos menos fome e, consequentemente emagrecemos.
Além disso, as sementes ajudam o intestino a funcionar melhor, eliminando as toxinas e as gorduras com mais frequência. Com isso, o organismo funciona melhor e tudo o que é ruim é mandado para fora dele com eficácia.
Para tanto, é necessário ingerir, no máximo, 2 colheres de sopa de sementes, já que o excesso pode causar sintomas adversos como diarreia ou prisão de ventre. Entretanto, esse último sintoma acontece somente se a pessoa não ingerir a quantidade de água necessária, ou seja, 2 litros ao dia.
Sementes de chia
Chia já percorreu um longo caminho desde que a primeira brotou numa cerâmica em comerciais de TV. Hoje, essas sementes são mais conhecidas como um super alimento, e com razão. Apenas 1 – 2 colheres de sopa têm cerca de 10 gramas de fibra. Sementes de chia fazem a cobertura crocante perfeita para iogurte ou legumes. Quando você mergulha-as em um líquido, como suco ou leite de amêndoa, elas ficam moles e gelatinosas.
Arroz selvagem
Surpresa! Arroz selvagem também conhecido como zizania é uma semente riquíssima. Tem mais proteínas do que outros grãos integrais e tem 30 vezes mais antioxidante do que o arroz branco. Ele também fornece folato, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B6 e niacina. O arroz cozido pode ser uma adição saudável para saladas verdes.
Sementes de abóbora
Se você já assou sementes de abóbora, já sabe que é um ótimo e saudável lanche. As sementes de abóbora são ricas em magnésio, um mineral importante que aumenta a sua saúde do coração, ajuda o corpo a produzir energia e dá poderes aos seus músculos. Consumi-las sempre em sopas ou saladas, com cereais ou mistura para qualquer prato caseiro.
Sementes da romã
Estas são as contas de doces tiradas de dentro da fruta. Elas são ricas em vitamina C e antioxidantes. Um copo de sementes de romã tem menos de 150 calorias, um bom e leve lanche. Adicionar em uma salada ou um prato de grãos inteiros tem suculento sabor e cor ao seu prato.
Quinoa
Se você está procurando fontes saudáveis de proteína, quinoa é a escolha certa. Possui 8 gramas de proteína por copo. Cozinha-se como o arroz e pode ser adicionada em massas e outros grãos em muitos dos seus pratos favoritos. Você também pode usá-lo como um empanado sem glúten para pratos como frango. Consumir no café da manhã em vez de farinha de aveia vai começar o dia com mais proteínas, fibras e ferro.
Sementes de linhaça
Os seres humanos têm consumido linhaça para uma boa saúde, desde 9.000 aC. Se você não comer peixe suficiente, acrescentando linhaça a sua dieta pode ajudar você a obter o ácido graxo ômega-3, as gorduras saudáveis que são boas para o coração. É a melhor fonte vegetal desse nutriente importante, e contém uma boa dose de fibra também. Quando as sementes são moídas tornando farinha de linhaça, podem ajudar a baixar a pressão arterial. Linho tem um sabor agradável de noz. Adicione uma colher de farinha de linhaça a sua massa de panqueca ou saladas.
Sementes de cânhamo
Possui suave sabor de noz, cai bem com pratos salgados. Elas também têm muita proteína: 2 colheres de sopa tem 10 gramas, ainda mais do que a linhaça ou chia. O cânhamo é também uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3. Você pode utilizar as sementes polvilhando em saladas ou pratos de grãos inteiros, ou consumir o leite de cânhamo para substituir o seu leite habitual.
Sementes de girassol
Estas sementes são tão boas quanto saborosos. Uma porção de 1 colher tem cerca de metade do valor diário de vitamina E que devemos consumir. Elas também são ricas em gorduras saudáveis. Adicione-as no seu próximo hambúrguer vegetariano para obter sabor extra e nutrição. Sementes de girassol também podem ser usadas no café da manhã.
Sementes de gergelim
Esses pequenos pontos brancos sobre o seu pão de hambúrguer não estão lá apenas para decoração. A semente de gergelim é um dos ingredientes mais versáteis. Óleo de gergelim, uma escolha inteligente para molho de salada, é rico em um tipo de ácido graxo que pode diminuir o mau colesterol. As sementes integrais são ricas em fibras e proteínas. Elas acrescentam sabor aos pratos cozidos ou crus, quentes ou frios.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!