O hábito de segurar a urina até encontrar um local adequado para expelir pode se tornar prejudicial à saúde. Seja no trânsito, no ônibus ou no trabalho, as pessoas costumam ficar “apertadas”. Em casos extremos, esse comportamento pode provocar infecção ou incontinência urinária e, inclusive, provocar a formação de pedra na bexiga.
Para que o corpo possa se manter devidamente hidratado, deve-se tomar 2 litros de água ou outros líquidos por dia. Assim, é natural ter necessidade de ir ao banheiro 6 a 7 vezes por dia, sendo recomendado ir sempre que sentir vontade ou pelo menos de 4 em 4 horas.
A bexiga normal de um adulto saudável pode armazenar cerca de meio litro de líquido antes de sentir a vontade de aliviar. Quando ela está cheia, receptores instalados nas paredes internas do órgão enviam mensagens ao cérebro dizendo que precisa ser esvaziada.
Felizmente, a maioria de nós consegue ter o controle pleno do funcionamento da bexiga. Então, depois de receber esses sinais, podemos ir ao banheiro imediatamente ou segurar a urina até o momento apropriado para isso.
Muitas pessoas pensam que não urinar quando elas precisam é inofensivo, mas este é um mau hábito que pode danificar significativamente a sua saúde em geral.
Aqui estão os problemas que podem surgir quando você segura a urina:
Infecções do trato urinário
A urina é cheia de toxinas e bactérias que precisam ser eliminadas, de modo que, segurando-a, você está expondo o trato urinário a um monte de bactérias que podem se multiplicar rapidamente e causar infecções. Ao segurar a urina, você irá aumentar a acidez na sua bexiga. Por isso, temos necessidade de fazer xixi de 6 a 7 vezes ao dia, pelo menos, a fim de eliminar substâncias tóxicas do corpo.
Para conseguir isso, é muito importante beber bastante água. A quantidade depende da sua idade, sexo e atividade física, mas recomenda-se beber pelo menos 8 copos de água durante o dia. Além disso, consumindo limão, abacaxi, maçã, melancia e pêra também irá prevenir infecções do trato urinário.
Incontinência urinária
É a perda involuntária da urina pela uretra, mais comum em mulheres, e faz com que não se tenha controle sobre a micção. A incontinência de esforço acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. A incidência aumenta progressivamente com a idade, sendo que um em cada três indivíduos idosos apresenta algum problema com o controle da bexiga.
Deformação na bexiga
Segurar a urina na bexiga por muito tempo pode deformar o órgão e afetar a sua função. Uma bexiga alargada vai tornar mais difícil para o corpo detectar quando é hora de urinar e a retenção de urina pode aumentar o risco de infecções.
Pielonefrite e cistite
Uma leve infecção do trato urinário pode progredir para algo muito mais perigoso. O Sistema Urinário é composto por dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
A cistite, mais comum nas mulheres, ocorre quando existe bactéria ou fungo na bexiga. É geralmente acompanhada por dor no abdômen inferior e área pélvica ao urinar e pode afetar a função renal, se não tratada. Se a infecção já atingiu os rins, ocorre a pielonefrite que pode levar à insuficiência renal e morte.
Para evitar estes problemas, certifique-se de beber mais água e urinar com frequência. Verifique as alterações de sua urina porque a cistite e pielonefrite podem alterar a textura e a cor da sua urina.
Pedra na bexiga
As pedras ou cálculos se desenvolvem quando a urina torna-se concentrada, fazendo com que os minerais se cristalizem. O hábito de prender o xixi aumenta o risco de formação de pedras, provocando dor quando forem eliminadas e, em alguns casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção.
Como você pode ver, a demora de ir ao banheiro não vai trazer nada de bom para a sua saúde. Para evitar estes problemas, fique alerta para os momentos em que bate aquela vontade de aliviar a bexiga. Para qualquer tipo de alteração na urina, não deixe de procurar um médico.