Informações gerais
Boldo é uma árvore natural das montanhas dos Andes na América do Sul. De nome científico Peumus boldus Molina, é uma planta medicinal muito utilizada em tratamentos caseiros, principalmente nos problemas relacionados à digestão.
==> Veja Também: Clique Aqui <==
Usado para leves distúrbios gastrointestinal (GI), espasmos, cálculos biliares, dores nas articulações (reumatismo), infecções da bexiga, doença hepática e gonorreia. É também utilizado para aumentar o fluxo de urina para eliminar o excesso de fluidos corporal, reduzir a ansiedade, aumentar o fluxo biliar e matar bactérias.
Como funciona?
Boldo contém produtos químicos que podem aumentar a produção de urina, combater o crescimento de bactérias na urina e estimular o estômago.
Provas suficientes de sua eficácia para:
- Cálculos biliares;
- Dores nas articulações (reumatismo);
- Infecções da bexiga;
- Doença hepática;
- Ansiedade;
- Gonorreia;
- Retenção de fluidos;
- Auxílio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
- Espasmos estomacais e intestinais leve;
- Diminui os efeitos das bebidas alcoólicas.
Efeitos colaterais e segurança
Pode ser inseguro quando utilizados para fins medicinais. Intoxicação por ascaridole, um produto químico natural do boldo, tem ocorrido em pessoas que o tomam.
=====> Veja Também: Clique Aqui < =====
Também pode causar danos ao fígado, quando tomadas por via oral. Se você tomar boldo, utilize exclusivamente preparações livre de ascaridole. Quando aplicado à pele, pode causar irritação.
Precauções e advertências especiais
Gravidez e amamentação: Boldo pode ser inseguro quando usado por via oral em quantidades maiores. Ascaridole, um produto químico do boldo, pode danificar o fígado.
Bloqueio do ducto biliar: Boldo parece ser capaz de aumentar o fluxo da bílis, um líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. A bílis passa através de pequenos canais (condutas) no intestino, onde desempenha um papel importante na digestão de gorduras. Estas condutas podem ficar bloqueadas. Há uma preocupação de que o fluxo biliar adicional causada por boldo pode ser prejudicial em pessoas com ductos biliares bloqueados.
Doença hepática: Há alguma preocupação de que boldo pode danificar o fígado, especialmente em pessoas que têm doença hepática. Não use boldo se você tem problemas de fígado.
Cirurgia: Boldo pode retardar a coagulação do sangue, há uma preocupação de que possa aumentar a chance de sangramento durante e após uma cirurgia. Suspenda o uso de boldo, pelo menos, duas semanas antes de uma cirurgia programada.
Interações
Boldo pode ter um efeito diurético. Isto poderia aumentar a quantidade de lítio no corpo e resultar em efeitos secundários graves. Converse com seu médico antes de usar este produto se você está tomando lítio. A sua dose de lítio pode precisar ser alterado.
Medicamentos que podem prejudicar o fígado (drogas hepatotóxicas)
Toma-lo juntamente com medicação pode prejudicar o fígado podendo aumentar o risco de danos. Não tome boldo se estiver tomando algum desses medicamentos.
Alguns medicamentos que podem prejudicar o fígado incluem:
Paracetamol (Tylenol e outros), amiodarona (Cordarone), carbamazepina (Tegretol), isoniazida (INH), metotrexato (Rheumatrex), metildopa (Aldomet), fluconazol (Diflucan), itraconazol (Sporanox), eritromicina (Erythrocin, Ilosone, outros), fenitoína (Dilantin), lovastatina (Mevacor), pravastatina (Pravachol), sinvastatina (Zocor), e muitos outros.
Medicamentos anticoagulantes ou medicamentos antiplaquetários.
Boldo pode retardar a coagulação do sangue. Tomá-lo juntamente com medicamentos anticoagulantes pode aumentar as chances de hematomas e sangramento.
==> Veja Também: Clique Aqui <==
Alguns medicamentos anticoagulantes incluem:
Aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenac (Voltaren, Cataflam, outros), o ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn, outros), a dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox) , heparina, varfarina (cumarina), e outros.
Dosagem
A dose apropriada para tratamento depende de vários fatores tais como a idade do paciente, saúde, e várias outras condições. Neste momento não há informação científica suficiente para determinar uma gama adequada de doses. Tenha em mente que os produtos naturais nem sempre são seguros e a dosagens pode ser importante. Certifique-se de seguir as instruções pertinentes nos rótulos dos produtos e consulte o seu farmacêutico ou o médico ou outro profissional de saúde antes de usar.
>>>>>>>Links Úteis<<<<<<<<