O que é calvície masculina padrão?
Calvície masculina, também chamada alopecia androgenética, é o tipo mais comum de perda de cabelo nos homens. Em algum momento de suas vidas, até 50% de todos os homens serão afetados pela calvície de padrão masculino.
Causas
O que provoca calvície masculina padrão?
Calvície masculina pode ser genética, e ou associada com os hormônios sexuais masculinos chamados andrógenos. Os androgênios têm muitas funções, uma delas é a de regular o crescimento do cabelo.
Cada fio de cabelo cresce a partir de um pequeno buraco em sua pele chamada de folículo. Normalmente, uma vertente individual de cabelo cresce por dois a seis anos, passa por uma fase de repouso durante vários meses, cai, e é substituído por um novo fio de cabelo. Com a calvície de padrão masculino, o folículo piloso torna-se menor. Ela cresce fios mais curtos e mais finos, e, eventualmente, o cabelo para de crescer completamente.
A causa comum de calvície masculina – hereditariedade -geralmente é inofensiva. No entanto, por vezes, tem causas mais graves, tais como certos tipos de câncer, medicamentos, condições da tireoide, e esteroides anabolizantes. Consulte o seu médico se a perda de cabelo ocorrer depois de tomar novos medicamentos ou quando é acompanhado por outros problemas de saúde.
Calvície masculina é diagnosticada pelo padrão de perda de cabelo. A história médica e exames podem ser realizados para descartar problemas de saúde, condições fúngicas do couro cabeludo, ou distúrbios nutricionais que podem ser responsáveis.
São suspeitos por condições de saúde quando a perda de cabelo é acompanhada por uma erupção cutânea, vermelhidão, dor, descamação do couro cabeludo, ruptura do cabelo, perda de cabelo, ou um padrão incomum de queda de cabelo. Uma biópsia da pele e testes de sangue também pode ser utilizada para diagnosticar desordens responsáveis pela perda de cabelo.
Fatores de Risco
Quem está em risco?
Calvície masculina pode começar na adolescência, ocorre mais comumente em homens adultos com probabilidade crescente com a idade. A genética desempenha um grande papel. Homens que têm parentes próximos, particularmente no lado materno com calvície de padrão masculino estão em um risco mais elevado.
Sinais
Estou perdendo meu cabelo?
Calvície de padrão masculino é identificada pelo padrão de perda de cabelo. A perda de cabelo normalmente começa nas têmporas ou coroa da cabeça. Alguns homens terão um único ponto calvo, enquanto para outros o seu couro cabeludo vai recuar e formar um “M”. Em alguns homens, os fios vão continuar a diminuir até que todos ou a maior parte do cabelo caia.
Enfrentar a perda de cabelo
Técnicas para abordar a perda de cabelo
Não é necessário tratamento médico se outras condições de saúde forem excluídas. No entanto, para os homens que estão descontentes com o problema de calvície, opções de tratamento estão disponíveis.
Opções de tratamento mais comuns:
- Técnicas de disfarce.
- Penteados.
- Perucas.
Medicamentos
Minoxidil
Minoxidil é uma medicação tópica aplicada ao couro cabeludo. Em alguns homens, minoxidil retarda a perda de cabelo e estimula os folículos pilosos para crescer cabelo novo. Minoxidil leva quatro meses a um ano para começar a funcionar. A perda de cabelo pode ocorrer novamente quando você parar de tomar a medicação.
Os possíveis efeitos secundários associados com minoxidil incluem: secura, irritação, ardor e descamação do couro cabeludo.
Os efeitos secundários graves que justificam uma visita imediata ao médico incluem:
- Ganho de peso.
- Inchaço da face, mãos, tornozelos ou abdômen.
- Dificuldade para respirar quando está deitado.
- Batimento cardíaco rápido.
- Dor no peito.
- Respiração difícil.
Finasterida (Propecia, Proscar)
Finasterida é uma medicação oral que reduz a perda de cabelo em alguns homens. Ele age bloqueando a produção do hormônio masculino responsável pela perda de cabelo. Finasterida tem uma taxa de sucesso maior do que minoxidil. Quando o uso de finasterida é interrompido, sua perda de cabelo retorna.
Finasterida deve ser tomado durante três meses a um ano para que os resultados sejam vistos. Se não ocorrer crescimento do cabelo após um ano, a medicação deve ser interrompida.
Os efeitos colaterais de finasterida incluem:
- Depressão.
- Comichão.
- Erupções cutâneas.
- Urticária.
- Mastalgia.
- Crescimento da mama.
- Inchaço da face ou lábios.
- Ejaculação dolorosa.
- Dor nos testículos.
- Dificuldades em conseguir ereção.
Finasterida pode causar câncer de mama, embora seja raro, portanto, qualquer dor na mama ou nódulos deve ser avaliado imediatamente. Finasterida pode afetar resultados do antigen (PSA) testes prostático específico usado para triagem de câncer de próstata.
O medicamento reduz os níveis de PSA, o que causa diminuição das leituras normais. Qualquer aumento nos níveis de PSA quando tomar finasterida deve ser avaliado para o câncer de próstata.
Transplante Capilar
Um transplante de cabelo é o tratamento mais invasivo e caro para a perda de cabelo. Transplantes de cabelo funcionam através da remoção do cabelo das áreas que tem crescimento do cabelo ativo e transplantado em áreas de seu couro cabeludo que estão desbastada ou careca.
Vários tratamentos são muitas vezes necessários e o procedimento acarreta o risco de cicatrizes no couro cabeludo e infecções. As vantagens de um transplante de cabelo são de que ele parece mais natural e é permanente.
Aconselhamento
Ficar careca pode ser uma grande mudança. Você pode ter problemas em aceitar sua aparência. Você deve procurar aconselhamento se sofrer de ansiedade, baixa autoestima, depressão ou outros problemas emocionais por causa da calvície masculina.
Prevenção
Queda de cabelo pode ser prevenida?
Não há nenhuma maneira conhecida de impedir a calvície masculina. Uma teoria não comprovada é que o estresse pode causar queda de cabelo, aumentando os níveis de produção de hormônios sexuais no corpo. Você pode reduzir o estresse através da participação em atividades relaxantes, como caminhar, ouvir música calma, e viver mais tranquilo.