O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer no mundo. Em 2011, pouco menos de 50.000 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama invasivo. A maioria das mulheres que o obtiveram (8 em cada 10) tem mais de 50 anos. Homens, também podem ter este tipo de câncer.
Se for tratado precocemente, pode ser impedido de se espalhar para outras partes do corpo.
Anatomia das mamas
As mamas são feitas de tecido e milhares de pequenas glândulas chamadas lóbulos, que em conjunto produzem o leite. Quando uma mulher tem um bebê, o leite é levado ao mamilo através de tubos minúsculos chamados ductos, que permitem a amamentação.
O corpo é composto de bilhões de pequenas células, que geralmente crescem e se multiplicam de forma ordenada. Novas células são produzidas apenas quando e onde são necessárias. No câncer, esse processo ordenado dá errado e células começam a crescer e se multiplicar de forma incontrolável.
Quais são os sintomas do câncer de mama
Ele pode ter vários sintomas, mas o primeiro sintoma perceptível é geralmente um nódulo ou área de tecido da mama espessa.
A maioria dos nódulos de mama não são cancerígenos, mas é sempre melhor consultar um médico. Você também deve consultar o seu médico se você notar qualquer um dos seguintes sintomas:
– Alteração no tamanho ou na forma de um ou ambos os seios.
– Manchas em qualquer um dos mamilos (tipo mancha de sangue).
– Caroço ou inchaço nas suas axilas.
– Ondulações na pele de seus seios.
– Erupção no mamilo ou ao redor dele.
– Mudança na aparência do seu mamilo, tais como afundado no seio.
– Dor na mama não é normalmente um sintoma de câncer.
Depois de examinar os seus seios, seu médico pode encaminhá-la para uma clínica especializada neste tipo de câncer para mais testes. Isto pode incluir uma mamografia (rastreio da mama) ou uma biópsia.
Tipos de câncer de mama
Existem vários tipos diferentes de cancro da mama, que pode se desenvolver em diferentes partes da mama. Ele é frequentemente dividido em tipos não invasivos e invasivos.
Câncer de mama não invasivo
Câncer não invasivo é também conhecido como cancro ou carcinoma local. Este cancro é encontrado nos ductos da mama e não desenvolveu a capacidade de se espalhar para outras partes dos seios.
Este tipo de câncer raramente aparece como um nódulo na mama que pode ser sentido, e é normalmente encontrado em uma mamografia. O tipo mais comum de câncer não invasivo é o carcinoma ductal local.
Câncer da mama invasivo
Câncer invasivo tem a capacidade de se espalhar para os seios, embora isso não signifique necessariamente que ele se espalhou.
A forma mais comum é o câncer ductal invasivo, que se desenvolve nas células que revestem os ductos mamários. Câncer ductal invasivo representa cerca de 80% de todos os casos de câncer de mama e às vezes é chamado de “nenhum tipo especial”.
Outros tipos de câncer de mama
Outros tipos menos comuns incluem o câncer lobular invasivo, que se desenvolve nas células que revestem os lóbulos produtores de leite, câncer inflamatório e Doença de Paget da mama.
É possível o cancro da mama se espalhar para outras partes do corpo, geralmente através dos gânglios linfáticos (pequenas glândulas que filtram bactérias do corpo) ou a corrente sanguínea. Se isso acontecer, ele é conhecido como câncer “secundário” ou “metastático”.
Exames da mama
Cerca de uma em cada oito mulheres são diagnosticadas com esta modalidade de câncer durante sua vida. Há uma boa chance de recuperação se for detectada em seus estágios iniciais. Por esta razão, é vital que as mulheres verifiquem seus seios fazendo exames regularmente e observar qualquer mudança ou alteração.
O exame de mamografia é o melhor método disponível para detectar uma lesão precoce de mama. No entanto, você deve estar ciente de que a mamografia pode falhar na detecção de alguns cânceres. Ele também pode aumentar suas chances de ter testes e intervenções adicionais, incluindo a cirurgia.
Às mulheres com maior risco do que a média de desenvolvê-lo pode ser oferecido uma triagem e testes genéticos para a doença.
Como o risco deste câncer aumenta com a idade, todas as mulheres com idade de 50-70 anos são convidadas para o rastreio do cancro da mama a cada três anos.
Mulheres com mais de 70 também tem direito a triagem e pode agendar uma consulta através da sua unidade de exames local.
Tratamento do câncer de mama
Se o cancro for detectado numa fase inicial, ele pode ser tratado antes de se espalhar para partes vizinhas do corpo.
O cancro da mama é tratado com uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A cirurgia é geralmente o primeiro tipo de tratamento que você vai ter, seguida por quimioterapia ou radioterapia, em alguns casos, hormonal ou tratamentos biológicos.
O tipo de cirurgia e tratamento que você terá depois vai depender do tipo de câncer que você tem. O seu médico irá discutir o melhor plano de tratamento com você.
Em uma pequena proporção de mulheres, ele é descoberto só depois de ter se espalhado para outras partes do corpo (metástase). Cancro secundário, também chamado de câncer avançado ou metastático, não é curável, portanto, o objetivo do tratamento é atingir a remissão (alívio dos sintomas).
Prevenção do câncer de mama
Como as causas não são totalmente conhecidas, não é possível saber se pode ser completamente prevenido.
Se você tem maior risco de desenvolver a doença, alguns tratamentos estão disponíveis para reduzir o mesmo.
Estudos analisaram a relação entre câncer de mama e dieta e, apesar de não haver conclusões definitivas, as mulheres que mantêm um peso saudável, fazem exercícios regularmente e que têm uma baixa ingestão de gordura saturada e álcool tem menos chances de desenvolver a doença.
Tem sido sugerido que fazer exercícios regularmente pode reduzir o risco de câncer de mama em até um terço. Caso você tenha contraído câncer na menopausa, é particularmente importante não estar com sobrepeso ou obeso. Isto porque o excesso de peso ou obesidade produz mais estrogênio, o que pode aumentar o risco de câncer de mama.
Como conviver com a doença
Ser diagnosticado com câncer de mama pode afetar a vida diária de muitas maneiras, dependendo do estágio em que ele se encontra o tratamento e o que você está sentindo.
Como as mulheres lidam com o seu diagnóstico e tratamento varia de pessoa para pessoa. Você pode estar certo de que existem várias formas de apoio disponíveis. Por exemplo:
– Sua família e amigos pode ser um poderoso sistema de apoio.
– Você pode se comunicar com outras pessoas na mesma situação.
– Descobrir o máximo possível sobre sua doença.
– Não tente fazer esforços físicos.
– Ter um tempo para si mesmo.
>>>>Links Úteis<<<<