A canela é uma especiaria que vem da casca de árvores silvestres que pertencem ao gênero “Cinnamomum” – nativas do Caribe, América do Sul e Sudeste da Ásia.
Existem dois tipos principais:
Canela do Ceilão (Cinnamomum verum), muitas vezes consideradas como a “verdadeira canela”.
Canela Cassia ou canela Chinês (Cinnamomum aromaticum), que se origina do sul da China, é geralmente menos caro do que canela do Ceilão.
==> Veja Também: Clique Aqui <==
Devido ao fato de que a do Ceilão é muito caro, a maioria dos alimentos nos EUA e na Europa Ocidental, incluindo bolos, pães e outros produtos usa-se a Cassia que é mais barato. Atualmente a especiaria é considerada o segundo tempero mais popular, ao lado da pimenta preta.
Essa especiaria tem sido consumido desde 2000 aC no antigo Egito, onde foi muito valorizado (quase considerado uma panaceia). Nos tempos medievais médicos usavam-a para tratar doenças como a tosse, artrite e dores de garganta.
Possíveis benefícios da canela para a saúde
De acordo com as pesquisas, a mesma pode ser usada para ajudar a tratar espasmos musculares, vômitos, diarreia, infecções, resfriado comum, perda de apetite e de disfunção erétil (DE).
Reduz o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2. No entanto, ainda faltam pesquisas de alta qualidade que sustente essas afirmações.
Infecções fúngicas
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, cinamaldeído – uma substância química encontrada na canela Cassia – poderia ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas.
Diabetes
Pode ajudar a melhorar níveis de glicose e lipídios em pacientes com diabetes tipo 2, de acordo com estudos.
Os autores do estudo concluíram que o consumo de até 6 gramas de canela por dia “reduz a glicemia, triglicérides, colesterol LDL e colesterol total” e que “a inclusão de canela na dieta de pessoas com diabetes tipo 2 irá reduzir fatores de risco associados com diabetes e doenças cardiovasculares.”
Doença de Alzheimer
Pesquisadores Universitários descobriram que a canela pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. De acordo com o Prof. Michael Ovadia, do Departamento de Zoologia da Universidade de Tel Aviv, um extrato encontrado em sua casca, chamado CEppt, contém propriedades que podem inibir o desenvolvimento da doença.
HIV
Um estudo de plantas medicinais Indiana revelou que a canela pode ser potencialmente eficaz contra HIV. De acordo com os autores do estudo, “os extratos mais eficazes contra o HIV-1 e HIV-2 são, respectivamente, Cinnamomum cassia (casca) e Cardiospermum helicacabum (frutas)”.
Esclerose múltipla
Pode ajudar a frear o processo destrutivo da esclerose múltipla, de acordo com um cientista neurológico no Rush University Medical Center. Também pode ajudar a eliminar a necessidade de tomar alguns medicamentos caros e desagradáveis.
Reduz os efeitos negativos de refeições gordurosas
Pesquisadores revelaram que as dietas ricas em canela podem ajudar a reduzir as respostas negativas do corpo ao comer refeições com alto teor de gordura.
Tratamento e cura de feridas crônicas
Pesquisa publicada sugere que os cientistas descobriram uma maneira de embalar compostos antimicrobianos de hortelã-pimenta e canela em pequenas cápsulas que tanto pode matar biofilmes como promover ativamente a cura.
Perfil nutricional
De acordo com Departamento de Agricultura, dez gramas de canela em pó contêm:
Energia: 24,7 kcal
Gordura: 0,12 g
Carboidratos: 8.06 g
Proteína: 0,4 g.
Riscos e precauções
Algumas pessoas que são sensíveis à canela podem ter risco aumentado de lesão hepática após o consumo de alimentos, bebidas e suplementos alimentares com sua adição.
Isto é provavelmente devido ao fato de canela conter cumarina, uma substância aromatizante de ocorrência natural, que tem sido associada a danos no fígado.
==> Veja Também: Clique Aqui <==
Canela Cassia em pó contém mais cumarina do que a do Ceilão. Um estudo alemão de 2010 descobriu que, em média, a Cassia tem até 63 vezes mais cumarina em comparação a do Ceilão em pó, enquanto a Cassia em pau continha 18 vezes mais cumarina do que a do Ceilão.
Qual é a medida que pode ser consumido por dia
Um estudo realizado na Noruega e publicado na revista Food and Chemical Toxicology em 2012 sugeriu estabelecer uma dose diária tolerável para a cumarina de 0.07mg por quilo de peso corporal por dia.
Os pesquisadores comentaram que por aspersão usá-la em mingau de aveia ou beber o chá regularmente, adultos e crianças podem facilmente exceder esse quantidade.
==> Veja Também: Clique Aqui < ==
Com base na conclusão deste estudo, se o peso médio de um homem for 86 kg, isso significa uma dose diária tolerável máxima de 6 mg de cumarina. Para uma mulher com peso médio de 72 kg, isso significa um máximo de 5 mg de cumarina por dia.
Em um documento publicado em 2006, o Instituto Federal Alemão de Avaliação dos Riscos (BFR) sugeriu que 1kg de de canela cássia em pó contém entre 2,1 e 4,4 g de coumarin.
Se você estimar que em pó a canela cassia pesa cerca de 0,56 g / cm3, um quilo de canela cassia em pó seria igual a 362.29 colheres de chá.
Isto sugere que uma única colher de chá de pó da cássia pode conter entre 5,8 e 12.1mg de cumarina, que pode ser superior à ingestão diária tolerável para um indivíduo.
Notícias recentes
Revisão sistemática:
Pode ser benéfica para pacientes diabéticos, mas a dosagem é incerta.
O consumo em jejum está associado com uma diminuição estatisticamente significativa nos níveis de glicose no plasma, níveis de triglicerídeos e colesterol.
Cientistas descobriram capacidade potencial de compostos de canela para prevenir a doença de Alzheimer.
Pode ser a chave para retardar o aparecimento – ou afastar – os efeitos da doença de Alzheimer.
>>>>Links Úteis<<<<