Como Saber se Tenho Intolerância ao Glúten?
Há mais de 55 doenças associada ao glúten, a proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Estima-se que 99% das pessoas que têm intolerância ao glúten ou doença celíaca não são diagnosticados.
Estima-se também que, tanto quanto 15% da população brasileira são intolerantes ao glúten. Você pode ser um deles!
Se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas pode ser um sinal de que você tenha intolerância ao glúten:
- Problemas digestivos, como gases, flatulência, diarreia e até mesmo prisão de ventre. Particularmente constipação em crianças após a ingestão de glúten.
- Queratose pilar, (também conhecido como “pele de galinha” na parte traseira de seus braços). Isto tende ser como um resultado de uma deficiência de ácido graxo e de vitamina A, deficiência secundária de má absorção de gordura causada pelo glúten danifica o intestino.
- A fadiga, confusão mental ou sentir-se cansado depois de comer uma refeição que contenha glúten.
- Diagnóstico de uma doença autoimune, tais como tireoidite de Hashimoto, artrite reumatoide, colite ulcerativa, lúpus, psoríase, esclerodermia ou esclerose múltipla.
- Os sintomas neurológicos como tonturas ou sensação de estar fora de equilíbrio.
- Desequilíbrios hormonais, tais como SPM (Síndrome Pré-Menstrual), SOP (Síndrome de Ovário Policístico) ou infertilidade inexplicada.
- As enxaquecas.
- O diagnóstico de fadiga crônica ou fibromialgia. Estes diagnósticos simplesmente indicam que seu médico convencional não pode apontar ao certo a causa de seu cansaço ou dor.
- Inflamação, inchaço ou dor nas articulações, como dedos, joelhos ou quadris.
Como se faz o teste para intolerância ao glúten?
A melhor maneira de detectar se você tem um problema com glúten é fazer uma dieta de eliminação, tirar de sua dieta todos os alimentos que contenha glúten por pelo menos 2 a 3 semanas e depois reintroduzi-los. Note que o glúten é uma proteína muito alta e pode levar meses para limpar seu organismo, porém quanto maior for o tempo sem usar glúten o resultado será mais correto.
O melhor conselho é que se sentir significativamente melhor fora de glúten ou sentir-se pior quando reintroduzir o glúten é provável que tenha uma intolerância ao glúten. A fim de obter resultados precisos deste método de teste você deve eliminar 100% do glúten de sua dieta.
Como tratar a intolerância ao glúten?
Eliminar o glúten 100% de sua dieta significa 100%. Mesmo pequenas quantidades de glúten de contaminação cruzada ou medicamentos ou suplementos pode ser suficiente para causar uma reação imunológica em seu corpo.
A regra 80/20 ou “não comê-lo em casa, apenas quando estiver fora” é um equívoco completo. Um artigo publicado em 2001, afirma que para aqueles com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten comer glúten apenas uma vez por mês aumentou o risco relativo de morte em 600%.