A calêndula é uma flor que tem sido muito utilizada por suas diversas propriedades medicinais. Cultivada originalmente na Ásia e na Europa Oriental, cresce em lugares selvagens e muito raros.
Esta planta medicinal, também é conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, muito utilizada no tratamento de problemas de pele, como psoríase e queimaduras.
Ela é uma planta comestível. As folhas podem ser adicionadas em saladas e sopas. As flores também são usadas na cozinha, come-se apenas a parte de coloração amarela.
Para que serve calêndula
A Calêndula ajuda no tratamento de acnes, dermatite, aftas, psoríase, verrugas, alergias na pele, assaduras, feridas, queimaduras do sol, brotoeja, feridas, clarear manchas, gastrite, úlceras, digestão, vômito, cólicas menstruais e cadedíase.
Há muitas teorias sobre seu nome. A explicação mais lógica é que calêndula significa pequeno relógio ou calendário. Ela fecha a sua flor quando fica escuro e muitas vezes ela floresce no início do período da lua nova.
Chamada de flora mágica, por ser uma erva medicinal desde tempos imemoriais. Na história os egípcios usavam o mal-me-quer como propriedades rejuvenescedoras. Na Grécia antiga, esta planta era um símbolo de gratidão e memórias amorosas.
Na Guerra Civil Americana 1861-1865, foi muito usado por soldados para curar suas feridas cutâneas. O efeito terapêutico é por aplicação sobre a pele ferida.
Nutrientes
Calêndula não é apenas uma planta ornamental para enfeitar o jardim, ela tem muitas propriedades medicinais e contém uma variedade de fito-nutrientes.
Existem vários glicosídeos flavonóides que contém o carotenóide licopeno, caroteno, calenduline, violaxantine e flavoxantine. Ela também contém mucilagem, taninos, flavonóides, substâncias amargas, esteróis, ácidos orgânicos e 16 tipos diferentes de óleos essenciais.
As folhas comestíveis fornecem vitaminas e minerais. Malmequeres picadas podem ser usados para colorir o arroz de amarelo em vez de açafrão.
Propriedades da calêndula
As propriedades incluem sua ação adstringente, analgésica, antiabortiva, antiinflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida, usada contra todos os tipos de feridas: Feridas superficiais, abrasões, lacerações, feridas mal curada, feridas purulentas, feridas com sangramento, úlceras de pressão, úlceras varicosas.
Picadas de insetos, queimaduras solares, queimaduras leves, pele ressecada, mamilos rachados, fissuras anais, eczema, psoríase, dermatite, prurido, boca e garganta.
Calêndula promove a formação de novos vasos sanguíneos, e é especialmente necessário para recuperar o tecido inflamado que precisa se refazer.
Quando uma ferida se espalhada sobre a superfície das células epiteliais; que é chamado epitelização. Este processo ocorre na pele, na boca e na garganta quando existe uma infecção.
Indicações na boca e garganta são para: inflamação da mucosa bucal, aftas, gengivite ou doença gengival, inflamação de garganta, dor de garganta ou amigdalite.
Como usar calêndula
Podem ser usados suas folhas, flores e caules para fazer chá, infusão, banhos, pomada, cataplasma e tinturas.
Preparo por infusão: colocar 2 colheres de sopa de flores em 1 xícara de chá com água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Depois coar e beber 1/2 xícara de manhã e meia xícara à noite.
Como preparar uma cataplasma: Amassar folhas e flores da calêndula em um pano limpo e coloque em cima da ferida ou acne, deixe agir por 30 minutos.
Efeitos colaterais da calêndula
Não foram encontrados efeitos colaterais da calêndula.
Contraindicações da calêndula
Não é seguro usar calêndula durante a gravidez.
>>>>Links Úteis<<<<
- Conheça os benefícios da salsa para a saúde.
- Chá branco emagrece mesmo? Conheça todos os seus benefícios.