A dislexia é um tipo de dificuldade de aprendizagem. Antes do diagnóstico, muitas crianças com dislexia são mal compreendidas. A dislexia não tem nada a ver com a inteligência de uma pessoa, os pais de crianças com dislexia ficam muitas vezes perplexos quando seu filho vai mal na escola ou se esforça para ler um livro simples. A criança é preguiçosa? Desatento? Não! É tão esperto quanto outro!
Se o seu filho tem dislexia, provavelmente já fez a si mesmo estas perguntas vendo como seu filho se esforça para interagir com os colegas. Você também pode ter observado a frustração de seu filho para adquirir habilidades que são difíceis para as crianças com dislexia dominar. A boa notícia é que hoje sabemos mais do que nunca sobre a doença e sobre maneiras de ajudar crianças com dislexia. Você pode ter certeza que seu filho receberá ajuda necessária.
O que é dislexia?
Crianças com dislexia têm problemas de processamento da informação quando olha para uma palavra. Muitas vezes uma criança disléxica terá problemas para ligar o som de uma letra ou decifrar os sons de todas as letras juntas que formam uma palavra específica. Perante estes desafios, as crianças com dislexia muitas vezes também têm problemas com as competências básicas como a escrita, ortografia, fala e matemática.
Sinais e sintomas de dislexia em crianças
Crianças com dislexia pode ser leve a grave. Sinais da doença variam muito de pessoa para pessoa. Crianças com dislexia podem ter os seguintes sinais e sintomas:
- Iniciar a fala tarde.
- Problemas de pronúncia.
- Dificuldade com palavras que rimam.
- Prejudicada capacidade de aprender noções básicas como o alfabeto, cores e números.
- Problemas com a escrita e outras habilidades motoras.
- Letras confusas, como a “b” e “d” ou “p” e “q” ou as ordens de letras dentro de uma palavra.
- Dificuldade em aprender a conexão entre letras e seus sons.
- Estima-se que 25% das pessoas com dislexia também mostram sinais de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Em crianças mais velhas ou adultos com dislexia, podem apresentar os seguintes sinais:
- Problemas com leitura, escrita e ortografia.
- Problemas em curso escolar.
- Dificuldade em aprender uma língua estrangeira.
- Má caligrafia.
- Dificuldade de lembrar números.
- Dificuldade para seguir uma sequencia de direção trocando a esquerda pela direita e vice-versa.
Causas da dislexia
Pesquisadores descobriram que a dislexia é causada por uma diferença na maneira como o cérebro dos disléxicos processa a informação. Os especialistas não sabem exatamente porque acontece a dislexia, mas vários estudos recentes indicam que a genética desempenha um papel importante. Se você ou seu parceiro tem dislexia, são mais propensos a ter crianças com dislexia. Ao longo das próximas décadas, é provável que descubram muito mais sobre dislexia e como tratá-la.
Complicações da dislexia
Crianças com dislexia correm um sério risco de desenvolver problemas emocionais – não por causa da doença em si, mas por causa da frustração diária e sensação de fracasso que encontram no ambiente escolar. Um estudo de crianças com dislexia descobriu que a maioria das crianças observadas foi bem ajustada na pré-escola. Mas eles começaram a desenvolver problemas emocionais durante seus primeiros anos na escola, quando seus problemas de leitura começaram a vir à tona.
Se as crianças com dislexia não são identificados, eles são propensos a começar a falhar na escola, e como saída querer parar de tentar completamente. Professores e pais podem supor que essas crianças simplesmente não estão tentando e até puni-los. A criança pode começar a interiorizar a mensagem de que ele ou ela é estúpido ou ruim. Isso pode se tornar uma parte ruim de sua identidade, minando a autoconfiança. Não é de estranhar, então, que as crianças com dislexia tenham maior risco de problemas de comportamento e depressão.
Felizmente, a dislexia é agora muito mais fácil de ser identificada do que era no passado, quando a condição não era bem compreendida. Hoje, se uma criança tem problemas de leitura nas séries iniciais, pais e professores são susceptíveis de detectar o problema e fornecer ajuda para a criança. Há muitos recursos agora disponíveis para crianças com dislexia e outras dificuldades de aprendizagem.
Como ajudar crianças com dislexia
Não há cura para a dislexia. Mas a intervenção precoce pode dar às crianças com dislexia o incentivo e as ferramentas de que necessitam para orientar na escola e compensar sua deficiência. Se você suspeitar que seu filho tenha dislexia ou outra dificuldade de aprendizagem, fale com seu pediatra logo que possível. O seu médico pode descartar quaisquer problemas físicos – tais como problemas de visão – em seu filho. Eles podem encaminhá-lo para um especialista em aprendizagem, psicólogo educacional ou fonoaudiólogo. O primeiro passo será o de ter sua criança avaliada para que possa tomar as medidas adequadas na escola e em casa.
A maioria das crianças com dislexia pode aprender a ler, e muitos podem permanecer em uma sala de aula regular, mas eles vão precisar de ajuda para fazer isso. Normalmente, os especialistas em aprendizagem usam uma variedade de técnicas para trabalhar com crianças com dislexia em uma base contínua. De acordo com especialistas, crianças com dislexia tem permissão de acomodações especiais na sala de aula, como tempo adicional para testes e outros tipos de apoio.
Como pais, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar uma criança com dislexia:
- Eduque-se. Saiba tudo o que puder sobre tratamentos de dislexia, e mantenha-se atualizado com as últimas pesquisas.
- Procure outros pais de crianças com dislexia. Eles podem ser uma excelente fonte de informação e apoio.
- Verifique se o seu filho está recebendo a ajuda que ele precisa.
- Peça que o seu filho seja avaliado e que ele está recebendo o tipo certo de intervenção e acomodações na escola.
- Converse regularmente com professores e especialistas de aprendizagem do seu filho.
- Não hesite em intervir se o seu filho não parecer estar prosperando, ou parecer particularmente frustrado ou desencorajado.
- Leia para seu filho com frequência e incentive-o a ler para explorar sua capacidade.
- Ajude-o na lição de casa.
- Verifique se o seu filho tem um lugar calmo para estudar e quanto tempo ele tem para concluir a lição de casa.
- Tente ser paciente e criar um ambiente descontraído, livre de estresse na hora do dever de casa.
- Você pode obter ajuda através de agências comunitárias gratuitas ou de baixo custo. Se você puder pagar, aulas particulares também é uma opção.
- Incentive seu filho a desenvolver atividades que ele gosta. Arte, teatro, esportes e outras atividades não acadêmicas todas fornecem saídas positivas para as crianças com dislexia, bem como a oportunidade para se destacar.
- Incentive seu filho dando-lhe apoio positivo. Faça o que puder para identificar e louvar pontos fortes e realizações.
- Procure ajuda se o seu filho mostrar sinais de sofrimento emocional.
- Toda criança tem ocasionais pontos baixos, mas se o seu filho parece particularmente irritado, incomodado ou deprimido, procure ajuda profissional.
- Seu pediatra pode encaminhá-lo para um conselheiro ou terapeuta.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!