A elevada ingestão de sal pode estar ligada à maior chance de desenvolver obesidade, independente de quantas calorias é consumida, segundo especialistas britânicos.
Uma nova análise constatou que um extra de 1 g por dia de sal está associado a um risco extra de 28% de excesso de peso ou obesidade entre crianças e um aumento de 26% em adultos.
Quanto sal pode comer por dia?
Os adultos devem limitar sua ingestão de sal a não mais do que 6 g por dia, com taxas mais baixas recomendadas para crianças, dependendo da sua idade.
==>Veja Também: Clique Aqui <==
As últimas estatísticas mostram que os adultos estão comendo uma média de dia 8.1g de sal ao dia.
Doenças cardiovasculares causadas pelo sal
Uma dieta rica em sal é um importante fator de risco para a hipertensão arterial e, se não tratada, pode levar a acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
Estudos recentes também associaram uma dieta rica em sal a um aumento do risco de obesidade, principalmente através de seu efeito sobre a sede, o que pode encorajar as pessoas a usar mais açúcar em bebidas.
Este novo estudo destaca ainda mais a ligação entre o sal e a obesidade. As conclusões são baseadas em uma análise de dados envolvendo 458 crianças e 785 adultos inscritos em um estudo do Reino Unido em dieta e nutrição.
Pesquisadores dizem que as razões para as suas conclusões ainda não são claras, mas podem estar relacionadas a mudanças no metabolismo de gordura corporal. Eles dizem que mais pesquisas devem ser realizadas.
Sal na indústria alimentícia
A comida que comemos é agora a maior causa de problemas de saúde através de seu alto teor de sal, gordura e açúcar adicionado pela indústria alimentar.
Hipertensão arterial e obesidade levam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca, que são as causas mais comuns de morte e incapacidade.
A obesidade também predispõe ao diabetes tipo 2, o que aumenta ainda mais os riscos de doença cardiovascular e pode levar a complicações graves. Essa epidemia irá inviabilizar o sistema de saúde se o aumento dessas questões relacionadas com a alimentação não for interrompido imediatamente.
==> Veja Também: Clique Aqui < ==
A indústria alimentar tem feito esforços para reduzir os níveis de sal. A redução de sal nos nossos produtos alimentares tem sido alvo por parte da indústria com considerável sucesso e os fabricantes se comprometeram a esforçar-se para diminuírem mais 30% em 2017.
Sal causa obesidade?
Susan Jebb, professor de dieta e saúde na Universidade de Oxford, disse: “Em geral, uma maior ingestão de sal, muitas vezes ocorre com maior consumo de calorias e assim seria esperada uma associação com um maior risco de obesidade.” Pesquisadores afirmam que o efeito é independente da ingestão de calorias.
Professor Jebb diz: “Eu não gostaria de ver o público enganado pela publicidade em torno deste papel em pensar que o corte de sal por si só irá reduzir o seu risco de obesidade ou ajudá-los a perder peso”.
Reduzir quantidade de sal
Deveríamos reduzir a quantidade de sal que comemos para ajudar a evitar a hipertensão, fator de risco para doença cardiovascular; e a relação entre ingestão de sal e obesidade identificada nesta pesquisa pode ser outra razão para fazer isso.
==> Veja Também: Clique Aqui < ==
Embora a quantidade de sal que estamos comendo tenha sido reduzida nos últimos anos, como resultados da reformulação dos alimentos fabricados ainda estão consumindo quantidade superior ao máximo recomendado.
A maior parte do sal que comemos já está nos alimentos prontos que compramos, razão pela qual devemos verificar as informações nutricionais nas embalagens para se certificar de que estamos fazendo a escolha mais saudável, é importante limitar a quantidade de sal que estão comendo.
>>>>Links Úteis<<<<
- Nova Descoberta – Sal Verde, Extraído da Planta Sarcocornia Ambigua.
- Alimentos Termogênicos Ajudam a Queimar Calorias.