Todo mundo sabe que deve cortar ou eliminar certos alimentos uma vez que foi diagnosticado com diabetes tipo 2.
Mas também existem alimentos que podem ajudar no seu controle, quer fornecendo nutrientes ou ajudando acabar com o fluxo e refluxo de seus níveis de açúcar no sangue.
Superalimentos que ajudam a controlar o diabetes são alimentos de baixo teor de gordura e rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras.
Tornar esses alimentos parte de uma dieta para diabéticos pode fazer grande diferença melhorando a qualidade de vida.
Superalimentos Que Ajudam a Controlar o Diabetes Tipo 2
Feijões são ricos em fibras
Incrivelmente ricos em fibras e proteínas, apenas meia xícara de qualquer tipo de feijão irá fornecer cerca de um terço de sua necessidade diária de fibras e proteína quanto uma porção de carne.
Por isso, os feijões são maravilhosos para equilibrar os níveis de glicose no sangue, fornecendo nutrientes e deixando a digestão mais lenta, ajudando assim a controlar o aumento do açúcar no sangue após as refeições, também são excelentes fontes de magnésio e potássio.
Peixes fonte de ácidos graxos
Salmão, atum, cavala, linguado e arenque são ricos em ácidos graxos ômega-3 que são saudáveis para o coração, desde que não sejam preparados à milanesa e frito.
Um estudo também sugere que comer peixe pelo menos duas vezes por semana pode proteger as pessoas diabéticas contra problemas renais.
Nozes – Gordura Saudável
Nozes contêm altos níveis de gorduras insaturadas, do tipo que contribui para colesterol “bom”. Algumas nozes e sementes como de linhaça contêm ácidos graxos ômega-3, também são ricas em fibras e magnésio.
Bagas (berries) são antioxidantes
Todas as bagas contêm bons níveis de antioxidantes. São saudáveis para o coração, prevenção do câncer e livre de gordura.
Em comparação com outras frutas, elas fornecem baixa quantidade de calorias e carboidratos, também contêm vitaminas e fibras.
Brócolis são ricos em vitaminas
Ricos em vitaminas A e C, brócolis é mais um superalimento de baixo carboidrato, baixo teor calórico, rico em fibras e possui propriedades antioxidantes e anticâncer.
Brócolis também proporcionam grande vantagem para as pessoas que precisam perder peso. Tente comer um prato de salada de brócolis cozido, ele vai saciar-te e fornecer-lhe 75 calorias, no máximo.
Batata doce rica em fibras
Muitas pessoas com diabetes tipo 2 amam batata doce, mas não suportam o amido. As batatas doces são uma ótima alternativa e também são ricas em vitaminas A e C.
Verduras de folhas verdes escuras
Espinafre e couve principalmente possuem altos níveis de nutrientes como as vitaminas A e C e cálcio, e são baixos em calorias e carboidratos. Outras ótimas opções neste grupo incluem chicória e mostarda.
Cereais integrais para controlar a glicemia
Toda vez que sentir vontade de comer pão, massas, ou cereais, você precisa ter certeza de que é feito com grãos integrais.
O germe e farelo contido em cereais integrais têm grandes quantidades de nutrientes como magnésio, cromo, ácidos graxos, ômega-3 e ácido fólico; estes são retirados do trigo quando ele é transformado em produtos de farinha branca. Alimentos de grãos integrais também contêm muita fibra.
Tomates contêm Licopeno
Aqui está outro vegetal colorido que contém grandes quantidades de nutrientes como ferro e vitaminas C e E. Os tomates são muito versáteis e pode ser usado em muitas receitas diferentes. Receitas com tomate cozido como o ketchup também possuem o licopeno, importante nutriente, que dá aos tomates a cor vermelha e tem propriedades antioxidantes.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!