A depressão, considerada o “mal do século”, é um distúrbio mental que tem efeitos sobre a saúde física e mental. Apesar de ser caracterizada pela perda ou diminuição do interesse e prazer pela vida, esta doença tem cura e pode ser tratada de forma natural com os seguintes alimentos:
1 – Mirtilos
Possuem potentes propriedades antioxidantes que reduzem o estresse oxidativo, que é a principal característica desta doença. Eles também suportam o crescimento de novas células, o que é também uma forma de tratar a depressão.
2 – Bananas
São ricas em triptofano, aminoácido que melhora o humor e proporciona sensação de bem-estar porque ajuda na formação de serotonina (hormônio do prazer). Além disso, as bananas são ricas em potássio e magnésio.
3 – Amêndoas
100 gramas de amêndoas contém 268 mg de magnésio que é um milagroso remédio no tratamento de enxaqueca e depressão. Isso foi confirmado por um estudo que mostrou que os níveis adequados de magnésio melhoram a enxaqueca, irritabilidade e depressão.
Você deve comer um punhado de amêndoas diariamente. Estima-se que mulheres e homens com idade entre 19 a 30 anos precisam de 310 mg e 400 mg de magnésio, respectivamente, enquanto que os homens acima de 31 anos precisam de 420 mg e as mulheres de 320 mg.
4 – Abacate
Ricos em potássio, este mineral tem servido para tratar o estresse e a depressão.
5 – Espargos
Ricos em ácido fólico e vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a saúde mental através da conversão de triptofano em serotonina.
6 – Chocolate
Chocolate escuro, ou especificamente, o cacau, aumenta os níveis de serotonina e dopamina no cérebro e diminui os níveis de cortisol, o neurotransmissor do estresse. Coma 40 gramas de chocolate escuro diariamente.
7 – Espinafre
Espinafre contém mais ácido fólico do que todas as outras verduras de folhas escuras. O ácido fólico também aumenta os níveis de dopamina e serotonina no cérebro. O espinafre é rico em magnésio que tem eficácia antidepressiva.
8 – Salmão
Salmão contém ácidos gordos ômega-3 que suavizam as membranas das células e ajudam a serotonina chegar ao cérebro. Um peixe inteiro contém 1 grama de ômega-3.
9 – Chá Verde
O chá verde tem sido usado no tratamento da depressão por milênios. Ele contém polifenóis que estimulam o cérebro no fornecimento de dopamina e aumento da sensibilidade à insulina, o que garante um suprimento constante de glicose. Estudos têm mostrado inúmeros benefícios do chá verde e quanto mais você beber se sentirá menos deprimido.