A novidade no mercado Europeu é a planta Schisandra Chinensis, de origem chinesa e russa, mais conhecida como a planta do 5 sabores, com propriedades muito parecidas com o ginseng.
Ela controla completamente a sua fome psicológica, ajuda aliviar o estresses, limpa e purifica rins e fígado e é uma planta usada há séculos na cultura milenar chinesa.
Informações Gerais
O fruto é usado como alimento e também para fazer medicina.
Schisandra é usado como um “adaptogen” para aumentar a resistência a doenças e estresse, aumentando a energia e resistência física.
Schisandra também é usado para prevenir o envelhecimento precoce e aumentando a vida útil; normalizar o açúcar no sangue e pressão arterial; estimular o sistema imunológico e acelerar a recuperação após uma cirurgia.
É também usado para o tratamento de doenças do fígado (hepatite). Os chineses têm desenvolvido um medicamento para proteger o fígado chamado DBD que é feita a partir schisandrin, um dos produtos químicos em schisandra.
Outros usos da schisandra incluem o tratamento de colesterol alto, tosse, asma, problemas de sono (insônia), dor no nervo ciático, síndrome pré-menstrual (TPM), diarreia, sudorese noturna, sudorese espontânea, descarga involuntária de sêmen, boca seca, disfunção erétil (ED), esgotamento físico, urinação excessiva, depressão, irritabilidade e perda de memória.
Algumas pessoas usam schisandra para melhorar a visão, proteção contra radiação, impedindo novas doenças, evitando infecções, aumentando a energia a nível celular, neutralizando os efeitos do açúcar, e melhorando a saúde das glândulas suprarrenais.
Como funciona?
Os produtos químicos de schisandra melhoram a função hepática, estimulando as enzimas (proteínas que aceleram reações bioquímicas) e o crescimento celular do fígado.
Possivelmente eficaz para:
- Desempenho mental. Tomando extrato da fruta schisandra por via oral, pura ou em combinação com rhodiola e ginseng siberiano, parece melhorar a concentração, atenção e velocidade do pensamento.
- Extratos de frutas Schisandra reduzem os níveis sanguíneos de uma enzima denominada transaminase glutâmicos pirúvicos (TGP) em pessoas com hepatite. Nível SGPT é um marcador de danos no fígado. O nível SGPT maior significa mais dano; um SGPT inferior significa menos danos.
Provas suficientes para:
Compulsão alimentar
Quando consumida diariamente, a schisandra depura o organismo, regenera células da glândula hepática e diminui o desejo por alimentos hipercalóricos, e é por isso que emagrecemos.
Desempenho físico
Tomando extrato da fruta schisandra por via oral parece melhorar a coordenação e a resistência física.
Desordem de febre herdada (febre familiar do Mediterrâneo)
As primeiras pesquisas sugerem que tomar um produto de combinação (nutricional inspirado) contendo ginseng siberiano, schisandra e alcaçuz, reduz a gravidade e frequência dos ataques de febre familiar do Mediterrâneo.
Miopia
As primeiras pesquisas sugerem que a aplicação de uma solução de schisandra durante 20-24 dias pode melhorar a visão em crianças com miopia. No entanto, schisandra não melhorar a visão em crianças com miopia progressiva.
Pneumonia
As primeiras pesquisas sugerem que tomar uma combinação de rhodiola, schisandra, e ginseng siberiano (Chisan) duas vezes ao dia por 10-15 dias reduz a necessidade de antibióticos e melhora a qualidade de vida em pessoas com pneumonia quando tomado juntamente com o tratamento padrão.
Previne o envelhecimento precoce.
Previne a doença de movimentos involuntários (Huntington).
Ajuda no controle do diabetes e pressão alta.
Promove a perda de peso.
Schisandra efeitos colaterais
Schisandra fruta é seguro quando tomado por via oral de forma adequada. Ela pode causar azia, dores de estômago, diminuição do apetite, erupção cutânea e prurido.
Precauções e advertências especiais
Gravidez e amamentação: Schisandra é possivelmente insegura para tomar durante a gravidez. Há alguma evidência de que possa fazer com que o útero se contraia, e isso pode levar ao aborto. Não use schisandra durante a gravidez. Não há informações confiáveis suficientes sobre a segurança de tomar schisandra durante a amamentação.
Epilepsia: Pelo menos um especialista adverte contra o uso de schisandra se você tem epilepsia. A razão para este aviso não é clara, mas pode ser devido a uma preocupação que schisandra poderia estimular o sistema nervoso central.
Doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) ou úlceras pépticas: Schisandra pode fazer essas condições piorarem, aumentando o ácido do estômago.
Hipertensão intracraniana: Há uma preocupação de que schisandra possa fazer esta condição piorar, porque ela poderia estimular o sistema nervoso central.
Schisandra interações. O que é isso?
Alguns medicamentos são alterados e discriminados pelo fígado.
Schisandra pode aumentar a rapidez com que o fígado decompõe alguns medicamentos. Tomando schisandra juntamente com medicamentos que são discriminados pelo fígado pode diminuir os efeitos destes medicamentos. Antes de tomar schisandra, fale com o seu médico se estiver tomando quaisquer medicamentos.
Schisandra dosagem
As doses seguintes foram estudadas em pesquisa científica:
Por via oral:
No caso da hepatite: extrato de Schisandra padronizado para 20 mg diariamente.
Para melhorar o desempenho físico e mental: 500 mg a 2 gramas de extrato de schisandra diariamente ou 5-6 gramas de schisandra bruto por dia. 5-15 gramas por dia de chá feito a partir de schisandra bruta também é usado. A dosagem apropriada pode variar dependendo do tipo de extrato e teor.
Você pode encontrar schisandra chinensis em lojas de produtos naturais.