A couve é um vegetal de baixa caloria e alto teor nutricional. É uma rica fonte de vitamina C, potássio e vitamina K, além de ter componentes que combatem o câncer e com propriedades anti-inflamatórias extremamente benéficas para dores nas articulações.
Ela tem sido tradicionalmente usada para tratar inchaço e machucado da pele por meio de compressas. Já foi constatado que a adição de folhas de couve para o tratamento de pacientes com artrite proporciona um grande alívio. Quando cozidas no vapor e aplicadas de hora em hora como um cataplasma quente, produzem excelentes resultados.
Além disso, contém ingredientes naturais que agem no tratamento da úlcera. Estudos revelam que cerca de 1,1 litro de suco de couve fresca por dia ajuda a aliviar a dor e trata o estômago de úlceras, sendo mais bem sucedido do que muitas terapias. De fato, o seu consumo reforça a resistência da mucosa do estômago contra o ataque dos ácidos.
Numa pesquisa, as imagens microscópicas de células mostraram grandes mudanças, provando que o suco dessa hortaliça acelera a atividade do muco que reconstrói as células danificadas, levando à recuperação total.
Devido às suas propriedades antibióticas, experimentos de laboratório provaram que foram destruídas uma variedade de bactérias, incluindo a H. Pylori, que é considerada a principal causa de úlcera do estômago.
Para melhores resultados, evite os alimentos e os hábitos que mais acidificam o organismo, tais como: Lácteos, Açúcares, Frituras, Refinados, Confeitaria industrial, Tabaco e Álcool.
Também é bom evitar as plantas e temperos que potencializam os sucos gástricos, ainda que possam apresentar outras propriedades, mas que contribuem para uma hiperacidez como Café, Canela, Cravo, Gengibre, Mate e Pimenta.
Então, para aliviar o desconforto das úlceras e auxiliar na sua cicatrização, nada melhor do que, todos os dias pela manhã, em jejum, tomar 1 copo de leite batido com uma folha de couve.