Será que isso já aconteceu ou está acontecendo com você? Todos nós sabemos o básico para perder peso – comer menos alimentos processados, comer mais saudável, natural e fazer atividades físicas. Então, por que é tão difícil ficar com hábitos saudáveis?
Ás vezes a vida fica muito corrida e, talvez você trabalhe fora e fique sem tempo para preparar uma alimentação saudável. Isso acontece com muitos de nós, mas aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter o foco em seus objetivos:
1 – Seja clara sobre os seus motivos
Defina claramente por que você quer se tornar mais saudável, considerando tudo o que precisa mudar em sua vida. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Como me sinto atualmente?
- Como estão meus relacionamentos?
- Como está meu trabalho?
- Como me sinto sobre minha aparência e o que gostaria de mudar em minha vida?
- Como está minha saúde?
Defina claramente o que e por que você quer mudar e escreva em algum lugar e pense sobre isso todas as manhãs. Quando por algum motivo desanimar e bater aquela vontade de desistir de tudo, relembre os motivos que a levou querer essa mudança e volte às suas metas ainda mais forte e com suas energias recarregadas.
2 – Comer de forma intuitiva
Creio que todos nós podemos concordar que todos os alimentos saudáveis oferecem muito mais valor nutricional para o nosso corpo do que qualquer lata de comida processada. Minha dica importantíssima é: se concentre em não consumir alimentos processados ou o mínimo possível.
Mais importante, porém, é entrar em sintonia com o que o seu corpo está tentando lhe dizer e comer de uma forma que se sinta bem consigo mesmo. Que te faça sentir energizado, leve, e como a melhor versão mais saudável de você. Isso não inclui uma tigela de batatas fritas e um hambúrguer. Coma o que te faz se sentir bem e parar quando se sentir saciado.
3 – Mude seu foco de PESO para SAÚDE
Comer bem é um estilo de vida que deixa o seu corpo com saúde vibrante e bem-estar. Comer bem e fazer exercícios têm enormes benefícios que vão muito além de diminuir o tamanho do seu manequim. Concentre-se em melhorar seu humor, energia, autoconfiança, positividade, criatividade e uma conexão mais profunda e mais forte com você mesmo (seu EU).
4 – Participar um grupo saudável
Estudos mostram que aqueles que fomentarem fortes conexões sociais com outros têm maior taxa de sucesso em conseguir seus objetivos de saúde.
Criar um grupo de apoio, isso irá fazer com que as pessoas motivem umas as outras que estão passando pelo mesmo processo.
Fazerem juntos algum treino ou mesmo caminhadas, registrar e publicar suas conquistas em uma rede social, isso fará com que receba mais apoio de amigos e familiares, pois verão que está levando isso a sério e o quanto é importante para você.
5 – Encontre outras maneiras de se cuidar
Inconscientemente, ao longo da vida, muitos de nós formamos uma forte ligação emocional com a comida. Quando estamos estressados, ansiosos, felizes, com raiva ou triste, muitas vezes apelamos pelo alimento.
Aqui estão algumas alternativas para confortar-nos quando estivermos em um momento ruim:
- Tomar um banho morno.
- Assistir um bom filme.
- Obter um novo corte de cabelo.
- Faça uma longa caminhada na natureza.
- Delicie-se com um hobby criativo.
Se essas não combinam com você, crie sua própria lista. Quando por algum motivo acabar numa cervejeira, situação que normalmente te obrigará a comer volte para a sua lista e considere outra forma da qual poderia cuidar-se melhor para não cair em tentação.
6 – Sem pressão
Faça escolhas conscientes, esteja sempre atento à escolha dos alimentos a cada dia e em cada refeição. É isso aí. Quando você come algo que está fora de seus próprios objetivos, lembre-se que é apenas uma refeição, e se comprometa a fazer a próxima refeição mais saudável.
Autoaperfeiçoamento é uma viagem. Nenhum de nós é perfeito. Estamos todos trabalhando para a criação de melhores hábitos em nossas vidas, por isso não desanime pelos solavancos do caminho. Basta manter o olhar atento.
Muitas vezes é apenas uma questão de relaxar, não se sentir pressionado pelos resultados que pretende alcançar, a autocobrança pode te prejudicar tanto fisicamente quanto emocionalmente.