Considerada a grande vilã da estética feminina, toda mulher quer ter um corpo livre de celulite. Para alcançar esse objetivo, fazem um grande esforço, gastam dinheiro em cremes e procedimentos e, muitas vezes, ficam decepcionadas quando os resultados são invisíveis. Esse é um problema que atinge todos os biótipos, inclusive as magrinhas.
A boa notícia é que, atualmente, o mercado dispõe de excelentes soluções capazes de ao menos amenizar o aspecto indesejável dos “furinhos” no corpo. Uma excelente opção é a drenagem linfática que é uma técnica muito procurada nos centros de tratamento que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada.
Trata-se de uma espécie de massagem que melhora a circulação em geral, relaxa o corpo e atua no combate à gordura localizada. O procedimento deve ser feito sobre o trajeto dos vasos linfáticos e em direção aos gânglios. Pode ser manobrado com ajuda de aparelhos que possuem mecanismos de vácuo e rolamento ou de forma manual com movimentos leves e pressão moderada, diferentemente da massagem modeladora.
Visando melhores resultados, é importante que seja realizada por um profissional habilitado, como fisioterapeutas e massoterapeutas.
Para que a técnica seja aplicada corretamente, os movimentos devem ser suaves com as pontas dos dedos ou a palma das mãos, deslizando sobre a região a ser tratada, levando os líquidos em direção aos gânglios linfáticos para que sejam realmente eliminados.
Se o foco é melhorar o aspecto da celulite, deve ser feita nas pernas e nos glúteos, no mínimo 3 vezes por semana, durante cerca de 40 a 60 minutos. Vai eliminar o líquido em excesso e as toxinas que se acumulam entre as células adiposas, o que diminui muito a aparência da celulite e a gordura localizada.
No entanto, é contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo; pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada; e pacientes que estejam usando remédios específicos para o tratamento de quimioterapia.
Embora não exista nenhum tratamento que seja totalmente eficaz para combater a celulite definitivamente, a drenagem linfática quando aliada a uma alimentação balanceada com pouco sal, ingestão de muito líquido e prática de exercícios físicos, alcança excelentes resultados. Quanto a perder peso, não se engane, a drenagem linfática, por si só, não emagrece!