Quando se trata de tratamentos para fibromialgia, existem drogas, remédios alternativos e hábitos de vida que podem ajudar a diminuir a dor e melhorar o sono. O seu médico pode prescrever medicação para dor ou antidepressivos para dor, fadiga, depressão e ansiedade que acompanham a doença. Além disso, o médico pode recomendar terapia física, hidroginástica em água quente, exercício aeróbico regular, relaxamento e redução do estresse para ajudá-lo a auto-administrar seus sintomas.
Não há uma “pílula” que trata ou cura fibromialgia. Uma abordagem multidisciplinar que usa tanto estratégias alternativas ou de estilo de vida e medicação parece funcionar melhor para tratar os sintomas da fibromialgia.
A dor da fibromialgia é semelhante à dor da artrite?
Sim, pode causar sintomas semelhantes à artrite, bursite e tendinite. A dor associada com estas outras condições normalmente é localizada a uma única área, enquanto a dor e rigidez da fibromialgia são muito difundidos e consistem em dor profunda muscular, rigidez matinal, e pontos sensíveis dolorosas, dificultando se exercer ou ser fisicamente ativo.
Como a fadiga da fibromialgia é tratada?
Junto com dor muscular profunda e outros pontos dolorosos, a fadiga é um sintoma chave da fibromialgia e pode ser debilitante. O paciente se sente exausto e fraco, repouso parece não ajudar. Muitas pessoas com esta condição relatam dormir oito a dez horas durante a noite e sentir como se na tivesse dormido.
Alguns medicamentos podem ajudar a aliviar a fadiga associada à doença. Além disso, o exercício aeróbico pode ajudar a aliviar a fadiga, minimizar a dor, melhorar a qualidade do sono e melhorar o humor.
Como o exercício físico ajuda nos sintomas da fibromialgia?
Numerosos estudos mostram que o exercício é um dos tratamentos mais importantes para esta condição. Muitas pessoas com fibromialgia não está fisicamente apto a praticar atividade física, evitam o exercício porque temem aumento da dor. No entanto, o exercício aeróbico ou condicionamento pode ajudar a aliviar a dor e a depressão.
O exercício regular aumenta a produção de endorfinas no corpo, analgésicos naturais que também melhora o humor. Começando lentamente e aumentando gradualmente a duração e intensidade do exercício pode obter benefícios diminuindo a dor.
Como a Fisioterapia ajuda na fibromialgia?
A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez da fibromialgia. Visitas regulares a um fisioterapeuta pode aumentar a confiança com o exercício, ajuda a relaxar os músculos tensos e aprender mais sobre seu corpo e movimento. Além disso, a terapia física ajuda nas mudanças com “nova” memória muscular e neuroendócrina de uma forma positiva para ajudar os músculos se recuperarem.
Seu fisioterapeuta irá mostrar-lhe a maneira correta de alongar os músculos dolorosos para obter alívio ideal. Além disso, utilizando hidroterapia (bolsas quentes ou geladas), juntamente com a fisioterapia pode aliviar a dor ainda mais.
A fisioterapia pode permitir-lhe recuperar o controle de sua doença. Isso porque você pode se concentrar em mudanças de estilo de vida, em vez de na disfunção crônica. A postura correta, que o seu fisioterapeuta irá orientá-lo, permite a função muscular eficiente. Dessa forma, você pode evitar a fadiga excessiva e dor.
Que drogas são usadas para tratar os sintomas da fibromialgia?
De acordo com as diretrizes da American Pain Society, os antidepressivos são recomendados como drogas iniciais para tratar os sintomas da fibromialgia. Estes medicamentos podem diminuir vários sintomas – dor, fadiga, humor deprimido e distúrbios do sono.
A pregabalina (anticonvulsivante) foi aprovada pela FDA para uso de paciente com a fibromialgia, reduz a dor e melhora as funções diárias para algumas pessoas. Os efeitos colaterais mais comuns da droga incluem leve tontura e sonolência moderada. Pregabalina também pode causar inchaço e ganho de peso. A FDA aconselha os pacientes a conversar com seu médico sobre se a utilização da droga pode prejudicar a sua capacidade de dirigir. Outros anticonvulsivantes são por vezes utilizados para tratar a fibromialgia.
Medicamentos que aumentam o sono podem ajudar a tratar os sintomas da fibromialgia. Estas drogas incluem baixas doses de medicação antidepressiva, como a amitriptilina tomada antes de dormir. Outros tipos de pílulas para dormir muitas vezes não são muito úteis para pessoas que têm fibromialgia.
Os anti-inflamatórios – incluindo o ibuprofeno e naproxeno – não são particularmente úteis uma vez que há pouca ou nenhuma inflamação na fibromialgia. No entanto, eles podem ajudar a impulsionar o alívio da dor juntamente com outros medicamentos. Os anti-inflamatórios têm muitos efeitos colaterais, como sangramento estomacal e pode aumentar a pressão arterial.
O acetaminofeno analgésico (como Tylenol) pode ser útil, e é mais fácil sobre o estômago e menos propensos a causar interações medicamentosas que as drogas anti-inflamatórias. No entanto, acetaminofeno só deve ser tomado como recomendado. O uso demasiado pode levar a problemas de fígado.
Relaxantes musculares como cyclobenzaprine (Flexeril), podem proporcionar algum alívio da dor muscular, especialmente quando tomado ao deitar.
Os esteróides (tais como prednisona) utilizados para tratar a inflamação associada com outras doenças reumáticas foram testados em pessoas com fibromialgia e não pareceu melhorar os sintomas. No entanto, uma injeção de esteroides diretamente em um espasmo muscular pode às vezes ser usado quando outros tratamentos falharam.
Além de medicação, outros tratamentos, como a terapia cognitivo-comportamental, podem ajudar a desenvolver um sentido de autocontrole. Terapia com psicólogo pode aprender novas estratégias de auto-gestão que podem impulsionar habilidades de enfrentamento de sintomas.
Tratamentos alternativos podem ajudar na fibromialgia?
A dor quando debilitante, você pode querer procurar outros tratamentos alternativos para aliviar o desconforto. Algumas pessoas com a dor crônica tentam encontrar alívio com tratamentos alternativos, incluindo o seguinte:
Acupuntura. Algumas descobertas mostram que a acupuntura pode alterar a química do cérebro e ajudar a aumentar a tolerância à dor.
Quiropraxia. Pode melhorar os níveis de dor, aliviar a dor lombar e aumentar o movimento de faixas cervical e lombar.
Massagem profunda. Pode estimular a circulação e liberar padrões crônicos de tensão muscular.
Massagem neuromuscular. Combina os princípios básicos de terapias orientais antigas, como acupuntura e shiatsu, com as mãos sobre os tecidos profundos específicos para ajudar a reduzir a dor muscular crônica ou miofascial (tecido mole).
Biofeedback. Usando eletrônicos para medir as respostas relacionadas com o estresse no corpo, biofeedback ajuda a algumas pessoas a controlar a resposta ao estresse e aliviar a dor crônica.
Meditação. Estudos mostram que a meditação produz ondas cerebrais compatíveis com serenidade e felicidade, que ajudam a aliviar a ansiedade.
Tai Chi e Qi Gong. Estas são duas práticas chinesas que foram encontrados para serem úteis em alguns sintomas da fibromialgia, incluindo dor, problemas de sono e depressão.
Remédios herbais. Embora existam poucos estudos sobre remédios de ervas e fibromialgia, alguns pacientes relatam melhora no sono ou mais energia com suplementos à base de plantas, como a equinácea, cohosh preto, alfazema, carda de leite e vitaminas do complexo B.
Suplementos alimentares naturais. Enquanto os estudos são limitados em suplementos alimentares naturais, alguns pacientes têm encontrado alívio com suplementos alimentares naturais sem receita, tais como 5-HTP, melatonina, erva de São João, L-carnitina, SAM-e, e probióticos. Muitas delas, incluindo hipericão, têm interações medicamentosas, por isso evite estes se você estiver usando medicamentos ou vários suplementos. Alguns podem não ser seguro se você tiver outros problemas médicos.
Tratamentos alternativos podem ajudar na fibromialgia?
A maconha medicinal não cura doenças como a fibromialgia, alguns especialistas em dor dizem que pode ajudar diminuir a dor, dormir melhor e melhorar o humor. Outros especialistas em dor não vêem nenhum papel para a maconha medicinal no tratamento da dor.
Converse com seu médico antes de tentar qualquer tratamento alternativo ou complementar.
Quais são as perspectivas de longo prazo para as pessoas com fibromialgia?
Tal como acontece com muitas condições, as pessoas com fibromialgia muitas vezes têm dias bons e ruins. Com o tratamento adequado, incluindo o exercício físico regular, a maioria das pessoas tem um bom alívio dos sintomas. No entanto, normalmente a dor vai voltar, especialmente quando se tem vida estressante. Com o tempo, você vai aprender o que piora estes episódios dolorosos e como evitá-los.
Há pessoas que continuam ativos socialmente, bem como fisicamente, apesar de sua dor e isso acaba sendo o melhor a fazer.
>>>> Veja Também <<<<
- Como levar uma vida normal mesmo sendo diabético. Programa diabetes controlada.
- Vencendo a calvície – É possível fazer nascer cabelos novos e evitar novas quedas de forma natural.
- Meditação Emocional – Como Fazer? Saiba Mais!